Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 25 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 3 meses atrás por David Siqueira.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 26 do total)
  • Autor
    jspaulonci
    Participante

Bom dia pessoal, estou recebendo o erro WARNING: inbound connection timed out (ORA-3136) algumas vezes ao dia, tenho ambiente em RAC com ASM em cima de Solaris 5.10, alguem já teve esse problema ? o que foi feito para resolver ?

Abraços
      Spaulonci

Participante

Ola Paulo, bom dia!

Já fez a pesquisa no site ORA-CODE?

Abaixo o que foi informado no site..

http://ora-3136.ora-code.com/

Abraços…

jspaulonci
        Participante

Realmente é a única saída , entrei no Metalink, vou fazer alterações no LISTENER.ORA e SQLNET.ORA no servidor, vamos ver o que vai acontecer

Se resolver depois eu posto

Abraços

Spaulonci

David Siqueira
          Participante

Cara recentemente um amigo meu com o mesmo ambiente que você porém em Linux teve esse problema, o Workarround é exatamente colocar uns parametros de timeout nos aquivos que você citou tem até uma receitinho de bolo no Metalink, porém em resposta a um tar o suporte oracle determinou que o idela seria migrar a versão do Database pra release mais atual, ou seja, esse “quebra-galho” pode não ser a melhor das opções, se você tiver suporte Oracle roda o RDA e manda pros caras avaliarem o resultado pra pelo menos você ter uma garantia a mais , porque se der maiores problemas você esta com respaldo do fabricante, não que seja lá grandes coisa, mais já dá uma outra conotação ao seu empenho e trabalho em resolver a questão.

att.

Abcs

jspaulonci
            Participante

Entaum…acabei fazendo o Workaround da Oracle mesmo…..ou seja setando os parametros no LISTENER.ORA e no SQLNET.ORA no lado do servidor, vamos aguardar, estou monitorando, espero que não afete outras coisas

Spaulonci

David Siqueira
              Participante

Já que você optou pelo WorkArround então deixa eu te precaver de uma coisa que pode vir a acontecer, em determinado momento, pode ocorrer do seu ambiente ficar indisponivel, porque em um determinado momento um dos NODES vai receber a mensagem de erro e ficara esperando muito tempo, esse erro vem sempre acompanhado de um erro de memória que não me lembro o numero agora, e o que pode ocorrer é um dos NÓDES travar e consequentemente as suas Instancias que compoem seu RAC ir a Shutdown pelo fato dos serviços internos do Rac e principalmente o arquivo de Votting não conseguirem mais se comunicarem, enfim espero que só esse quebra-galho resolva pra você e não lhe dê nenhuma dor de cabeça, mais se rolar você pelo menos já sabe o que ocorreu beleza???..
                Abração..Boa sorte!!!

jspaulonci
                Participante

Cara isso é sério , acho que vou tirar entaum

David Siqueira
                  Participante

É como eu te disse, é um quebr-galho, se vc abrir um RDA eles vão recomendar que voce faça upgrade da sua release, porém eles nao estimam e nem garantem por quanto tempo esse peliativo funciona, e se prejudica o ambiente, é isso que é ruim, de contra partida se vc tirar você ainda sim terá seu problema entende o fogo cruzado que é????

jspaulonci
                    Participante

Acabei de tirar e abri um chamado na Oracle, vamos ver o que eles vão dizer……

Spaulonci

David Siqueira
                      Participante

Beleza cara, é a melhor opção mesmo, na situação que eu te contei a base esta com os parametros de SQLNet e Listener, porém esta em constante monitoração porque não se sabe ao certo o que pode ocorrer uma vez que se usa esses parametros, até então não foi mais logado no alert dos nodes a mensagem de erro, porém fica sempre a dúvida, e outra coisa a solução que a Oracle deu de migrar o ambiente na hora em que questionamos se eles garantiam que com a nova realease funcionaria não obtivemos resposta ainda.

Att.

Marcio68Almeida
                        Participante

Quantos nós há no seu RAC ?
                          A rede é 10/100 ou GigaBit ???
                          Quantos clientes simultâneos conectam ao banco ???

jspaulonci
                          Participante

Das estações de trabalho até o banco é 10/100
                            Entre os bancos é Giga
                            Mais ou menos 10 sessões ativas simultaneamente

jspaulonci
                            Participante

Tem um detalhe, tenho 6 instâncias no mesmo listener

Marcio68Almeida
                              Participante

[quote=”jspaulonci”:3mcg7b1x]Tem um detalhe, tenho 6 instâncias no mesmo listener[/quote]
                                Ter seis instâncias não é o problema (pelo menos não deveria ser) você tem quantos bancos iniciados nesse servidor ?
                                Aliás, é RAC, não é ? Quantos nós ?

É muito pouca conecção para dar problemas de time out…
                                A rede já foi analisada ??? É aplicação WEB ? Não há nenhuma configuração de time out no apache ou qualquer outro gerenciador ?

vieri
                                Participante

Concordo com o Marcio,

não adianta ficar focando somente no banco
                                  se o problema pode está ocorrendo em outra camada.

Já passei por esse erro em uma base stand-alone,
                                  realmente esse woraround não resolve nada
                                  apenas avisa para o oracle para parar de escrever no log do listener
                                  esse tipo de erro… e aquele teória : oque os olhos do DBA não veêm
                                  o database não sente…

Neste caso eu segui o work around isso já faz alguns anos e nunca gerou problema.

Acredito 99% que o problema de time-out não ocorre por alguma falha dp
                                  interconnect ou serviços do GCS de entre os nós do RAC, e sim de processos cliente.

Caso tenha paciência abra o TAR com o relatório do RDA.
                                  Se o problema tiver no banco irá ter alguma posição significativa
                                  caso não esteja irá receber um pé na bunda(mude a versão).

abraços.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 26 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                                plugins premium WordPress