- This topic has 2 replies, 2 voices, and was last updated 9 years, 11 months ago by rman.
-
AuthorPosts
-
16 de dezembro de 2014 at 6:25 pm #107224DBA_LUCASParticipant
Bom dia !
Estou com o seguinte problema:
Criei um standby manual e deu tudo certo irei citar os passos abaixo ate chegar na duvida:
o standby esta funcionando cataloguei os primeiros 3 archivelos e dei recover:
o log arquivado para thread 1 com sequência 57 já está no disco como arquivo /home/oracle/o1_mf_1_57_b90l3w8l_.arc
o log arquivado para thread 1 com sequência 58 já está no disco como arquivo /home/oracle/o1_mf_1_58_b90l3xhb_.arc
o log arquivado para thread 1 com sequência 59 já está no disco como arquivo /home/oracle/o1_mf_1_59_b90l41vo_.arc
nome do arquivo de log arquivado=/home/oracle/o1_mf_1_57_b90l3w8l_.arc thread=1 sequência=57
nome do arquivo de log arquivado=/home/oracle/o1_mf_1_58_b90l3xhb_.arc thread=1 sequência=58
nome do arquivo de log arquivado=/home/oracle/o1_mf_1_59_b90l41vo_.arc thread=1 sequência=59
não foi possível encontrar log arquivado
thread de log arquivado=1 sequência=60
RMAN-00571: ===========================================================
RMAN-00569: =============== ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===============
RMAN-03002: falha do comando recover em 12/16/2014 11:56:52
RMAN-06054: recuperação de mídia solicitando log arquivado desconhecido para thread 1 com sequência 60 scn de início de 2332169
Beleza deu certo e ele continua pedindo o proximo como dever ser, porem apos eu aplicar o comando:
sql 'alter database open read only' ;
shutdown immediate;
startup;
Ele da o erro:
RMAN> startup
conectado ao banco de dados de destino (não iniciado)
instância Oracle iniciada
banco de dados montado
RMAN-00569: =============== ERROR MESSAGE STACK FOLLOWS ===============
RMAN-03002: falha do comando startup em 12/16/2014 12:01:09
ORA-01589: use a opção RESETLOGS ou NORESETLOGS para o banco de dados abertoAi eu aplico o comando abaixo e o banco abre e posso mexer normalmente inclusive todas as alterações geradas pelo archivelog deram certo.
RMAN> alter database open resetlogs ;
Instrução processada
porem apor eu abrir o banco quero voltar ele em estado standby eu do um shutdown immediate e depois um startup mount ai catalogo e do um recover mas parece que os archives gerados nao sao processados segue abaixo:
Lista de Arquivos Catalogados
=======================
Nome do Arquivo: /home/oracle/o1_mf_1_60_b90lo91d_.arc
Nome do Arquivo: /home/oracle/o1_mf_1_62_b90lofq3_.arc
Nome do Arquivo: /home/oracle/o1_mf_1_61_b90lobds_.arcLista de Arquivos Que Não Foram Catalogados
=======================================
Nome do Arquivo: /home/oracle/.viminfo
RMAN-07517: Motivo: O cabeçalho do arquivo foi danificado
Nome do Arquivo: /home/oracle/.bash_logout
Nome do Arquivo: /home/oracle/.bash_profile
Nome do Arquivo: /home/oracle/.bashrc
Nome do Arquivo: /home/oracle/.Xauthority
Nome do Arquivo: /home/oracle/.bash_history
RMAN-07517: Motivo: O cabeçalho do arquivo foi danificadoRMAN> recover database ;
Iniciando recover em 16/12/14
canal alocado: ORA_DISK_1
canal ORA_DISK_1: SID=11 tipo de dispositivo=DISKiniciar recuperação de mídia
recuperação da mídia concluída, tempo decorrido: 00:00:01Finalizado recover em 16/12/14
alguma ideia de o que pode estar acontecendo ?
16 de dezembro de 2014 at 6:47 pm #107225DBA_LUCASParticipant@rman fiz todo o processo conforme o video enviado e esta dando certo, enquando meu banco esta em modo standby ele caraloga e processa todos os archivelogs e as alterações sao feitas com êxito, mas apartir da que eu do um shutdown no banco , executo um alter database base open resetlogs ele comeca a funcionar normalmente mas se eu tento puxar mais archivelogs ele cataloga mas não processa os archivelogs. Ja tentei coloca em estado mount e não deu certo e aberto tambem nao da porque ele acusa que a tablespace system esta em uso.
16 de dezembro de 2014 at 8:57 pm #107228rmanParticipant@DBA_LUCAS
A estratégia de atualização do STANBY de seguir os seguintes passos:
- Copia do archivelog (Eu prefiro trabalhar com o backup de archivelog do RMAN) para máquina do STANDBY.
- O archivelog deve ser catalogado
- RECOVER DATABASE (O banco deve estar em MOUNT)
- Você pode abrir o banco em READ ONLY apenas para consulta
Quando você abriu o banco com ALTER DATABASE OPEN RESETLOGS você criou uma nova encarnação do banco, logo você não irá conseguir aplicar mais o archivelog.
O banco deve ser aberto apenas no caso de desastre do servidor de produção. Caso contrario manter os passos de atualização.
Agora no seu caso que você já abriu e quer continuar atualizando o STANDBY o jeito é recriar e começar de novo.
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.