Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 8 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108637
    Avatar de airoospairoosp
    Participante

      Boa tarde pessoal,

      Gostaria de saber de vocês quais são as vantagens e desvantagens em utilizar o banco de dados 11g em máquina virtual com SO Windows 2012.
      A base atual é 10g com 300GB em máquina física. Estou levantando informações para migrar para 11g, não poderá ser para 12c devido ao sistema ERP não estar homologação para o 12c.

      Obrigado.

      Airton

      #108639
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Tudo jóia ? Primeiro, antes de mais nada, não sei se vc está Ciente que o banco 11gR2 não tem mais o Suporte Premier/normal de Produção, e (como https://blogs.oracle.com/UPGRADE/entry/no_extra_fee_for_extended nos mostra) o prazo para vc obter Suporte extendido ** sem ** pagar uma taxa beeeeem alta é Maio de 2017 – SIM, coisa de 3 meses…. Assim sendo, eu ** RECOMENDO ** que vc pressione os folgados desse seu ERP pra que saia o quanto antes essa homologação para 12c, pois senão vc corre o Risco de ficar SEM SUPORTE TÉCNICO da Oracle ou ter que pagar uma larga taxa – NENHUMA dessas opções é lá muito boa pra vc e pra sua Empresa…. Sim, sei que o fornecedor do ERP tá se lixando pros seus custos e seus riscos mas ele ** tem ** que ser pressionado, e não deixar vc se virar como puder….

        Respondendo : como vc diz “máquina virtual com SO Windows 2012” eu estou ** SUPONDO ** que vc pretende usar alguma solução de VM que *** não roda **** diretamente abaixo do hardware, mas sim uma que vc instala como um programinha em cima do SO host e esse programinha vai criar CPUs virtuais, discos virtuais, adaptadores de rede virtuais, etc, tudo sendo atendido pelo teu hardware real que é controlado pelo WIndows 2012 – OUTRAS alternativas de Virtualização existem (como por exemplo o Oracle VM, ou o Virtualbox ESX) que NÂO DEMANDAM um sistema operacional anterior E assim sendo elas mesmas controlam o hardware real diretamente….

        A primeira resposta (ie, desvantagem em Performance) então depende de qual solução de VM vc vai adotar : se for uma VM que roda em cima de sistema operacional real, o sistema operacional da VM aciona o hardware virtual que aciona o sistema operacional real que só aí acessa o hardware real…. Nem preciso dizer, é ** óbvio ** que esse passa-e-repassa de comunicação entre as diversas camadas ** VAI ** implicar em overhead e ser mais ineficiente do que acessar o hardware real diretamente…. O quanto pior, porém, não é possível mensurar a priori…

        A segunda desvantagem (ie, instabilidade inerente) também depende de se vc vai ter acesso direto ao hardware pela VM ou não : em não havendo, essa comunicação toda que expliquei aí em cima demanda em vários device drivers sendo instalados no SO real, vários serviços de comunicação e adaptação… E a regra é clara, quanto mais softwares envolvidos Mais Chance de bugs e diferenças de usabilidade….

        A terceira desvantagem na verdade é mais uma questão de gerenciamento do que uma desvantagem em si : principalmente nesses casos de VM acessando hardware virtual, não é incomum que (por falha de gerenciamento) neguim saia criando VMs em capacidade acima do hardware real…. Por exemplo, digamos que vc tenha capacidade real de I/O de (suponha) 5000 IOPS : se vc criar uma VM que demande 1000 IOPS nos seus discos virtuais sem problema, o hardware real dá conta, agora se vc criar 10 VMs exigindo 1000 IOPS com ** total certeza ** teu hardware real vai ATOLAR…. Sacou ??

        Pensando agora em vantagens, a única em que eu consigo pensar é no seguinte cenário : vc tem um hardware real Extremamente mais potente e capaz do que vc precisa – digamos, tem 8 processadores e 5000 IOPS de capacidade , e que haja alguns bancos/aplicações vc não precisa disso tudo…. Até é possível em algumas situações vc limitar o quanto de recursos o banco/aplicação vai ter acesso (principalmente via Oracle Resource Manager) mas pode ser que em situações específicas isso não seja viável por qquer motivo – aí vc cria uma VM (preferencialmente limitando o consumo dessa VM nesse patamar menor que vc precisa, se sua solução de VM deixar) e okdoc, vc não está direcionando recursos pra quem não precisa, E esses recursos que vc poupou logicamente poderão ser usados por outras VMs ….

        []s

        Chiappa
        
        #108640
        Avatar de airoospairoosp
        Participante

          Boa tarde Chiappa,

          Então o ambiente onde será criada a máquina virtual é, Windows Server 2012 com 3TB de disco e 64GB de RAM, usando VMware Esxi.
          Quanto ao ERP, entendo o que você falou, sabemos que o melhor seria é fazer o upgrade desde software, mas este ano não será possível, então a versão do Oracle será a 11g mesmo sabendo do término da licença em Maio/2017.

          Provavelmente, será criada uma outra máquina virtual neste servidor para o banco SQL Server.

          Obrigado pela informações que você passou.

          Airton

          #108641
          Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Opa : releia lá meu texto,*** não É ***a LICENÇA que vai expirar, mas sim o Suporte Técnico!!! Licença de uso normalmente vc compra para a vida toda, mas o Suporte Técnico normalmente vc compra por ano… Esse fim do Suporte em Maio indica que as Empresas cujo contrato de Suporte Técnico (que dá direito a CORREÇÂO DE BUGS, por exemplo, além de abrir chamados de Suporte Técnico) terminar depois de maio vão ter que pagar uma TAXA (normalmente bem monstruosa) se/quando precisarem de Suporte Técnico…

            No caso em questão, observo em cima do que vc disse :

            a. NÃO É TECNICAMENTE NECESSÁRIO/EXIGIDO de modo algum que vc tenha uma VM para cada banco : via de regra *** não há Conflitos *** que impeçam que vc tenha na mesma máquina SQLSERVER e Oracle…. Assim, eu Imagino que vc vai ter uma VM pro Oracle e uma VM pro SQLSERVER apenas para poder distribuir os recursos, tipo : um dos bancos está com porte menor então vc vai criar a VM com menos processadores e menos capacidade de I/O, digamos….
            Mesmo essa separação de recursos até haveria como vc fazer nos próprios softwares (via Oracle Resource Manager e Instance Caging, no caso do Oracle, por exemplo) mas entendo que vc deve ter mais Flexibilidade em fazer via VMs, ou coisa assim, que está te levando pra esse cenário….

            b. TEM que ser exatamente Windows o Sistema Operacional dessa VM ?? Já que vc está usando ESX, que iirc é uma solução de VM que roda sem exigir sistema operacional hospedeiro, em tese vc estaria livre pra usar o SO que quisesse em suas VMs

            c. Atenção para a questão da Licença de uso : se a sua Licença é por capacidade de servidor, a Oracle só aceita licenciar apenas a VM se a solução de VM for uma que garanta o isolamento das VMs de modo completo, como o Oracle VM Server, as Zones do Solaris, LPARs do AIX…. No caso do VMWARE ESX iirc vc terá que licenciar o Oracle na capacidade real do servidor físico, e não só as CPUs que estiver usando na VM…

            d. cfrme http://www.orafaq.com/wiki/VMWare#Oracle_on_VMWare nos diz, a Oracle suporta mas NÃO CERTIFICA seus produtos no VMWARE (desktop, ESX, seja qual for) : isso significa que se vc tiver um problema e abrir um chamado de suporte na Oracle, se eles não reproduzirem o seu problema no ambiente não-vmware deles eles vão te deixar na mão…

            []s

            Chiappa

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress