Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 2 meses atrás por Avatar de caadecarvalhocaadecarvalho.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Participante

Bom dia Amigos!

Estou precisando dar uma melhorada em algumas querys e gostaria de saber de vocês alguns software para este tipo de serviço , alguem pode me ajudar ????

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
      Participante

@DBA_LUCAS,

Desconheço algum software que faça tuning de SQL. Tuning de SQL não é uma tarefa simples. Não existem regras fixas que se aplicam a qualquer situação. Existem muitas variantes para você avaliar e otimizar uma instrução SQL.

A Oracle tem uma ferramenta chamada Automatic SQL Tuning (precisa de licenciamento adicional) que no 11G faz algumas coisas básicas, tais como: sugerir criação de índices (não todos e nem sempre os melhores), refactoring de SQL (bem limitado), criação de SQL Profiles e coleta de estatísticas de objetos desatualizados. Talvez ela te ajude, pois usá-la é muito melhor do que não fazer nada, mas tenha ciência de que se você conhecer bem a teoria e técnicas de SQL Tuning, você poderá fazer um trabalho muito melhor!

[]s

Participante

Não tenho muito conhecimento sobre o assunto , alguem saberia algum artigo, blog ou algo do genero onde eu possa estudar um pouco a respeito ?

Avatar de caadecarvalhocaadecarvalho
          Participante

Olá, DBA_LUCAS.

Leia o manual de Performance Tuning Guide que está disponível no site da Oracle, os manuais que estão lá são sempre o melhor caminho para iniciar o estudo de qualquer assunto.

Performance – http://www.oracle.com/pls/db112/portal.portal_db?selected=17&frame=
            Oracle 11g – http://www.oracle.com/pls/db112/homepage

Abraços.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress