Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 1 mês atrás por Avatar de eversonpizaeversonpiza.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #105766
    Avatar de eversonpizaeversonpiza
    Participante

      Olá amigos,

      Tem alguma forma de impedir de dropar um schema?

      Pensei em usar uma database trigger, mas só pela drop de objetos, não de schema. 🙁

      O usuário ‘adm’ do nosso sistema cria e remove usuários, por isso não posso tirar o grant dele, só que já aconteceu de droparam usuários que não deveriam, inclusive o meu, rs.

      Vocês tem alguma dica para me dar?

      Obrigado,
      Everson

      #105767
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @eversonpiza

        Não é por nada não, mas pelo que percebi, muitas pessoas tem poder de DBA sem necessidade. Restrinja esse acesso.

        Uma boa conversa (comida de rabo) também resolve. Isso é um problema administrativo, não é um problema tecnico.

        #105768
        Avatar de eversonpizaeversonpiza
        Participante

          Oi rman,

          Na verdade eles não tem DBA, mas o sistema tem uma ferramenta de administração que precisa de um pool grande de grants, entre eles o de ‘drop user’.

          O problema é que aqui na equipe de desenvolvimento e de testes, todo mundo sabe a senha desse usuário, e como é muita gente fica dificil controlar o que as pessoas fazem, tem meio que ‘confiar’, pois se tirar o grant eles não trabalham :/

          Bom….
          Achei uma forma de criar uma trigger de drop em schema, agora é só tratar isso 🙂

          Segue um exemplo dela:
          create or replace trigger tr_drop_user
          before drop on database
          when (dbms_standard.dictionary_obj_type = 'USER' )
          begin
          null;
          end;

          Att,
          Everson

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress