Pular para o conteúdo
Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
  • Author
    Anonymous

Acho um pouco complicado separar o perfil de um profissional com certificação DBA e outro com certificação DEVELOPER.
      Trabalho fazendo procedures, triggers e modelando o banco de dados para que desenvolvedores possam executar suas tarefas, mas não tenho certificação nenhuma. Gostaria de fazer uma certificação Oracle mas fico com receio de certificar como DBA e ter de mexer em servidor, recovery, etc… gostaria de continuar administrando dados apenas.
      Enfim, alguem pode descrever pra mim se uma pessoa que quer trabalhar com BI, DW ou tunning deve ser DBA ou developer?

Participant

Acho que quando o profissional exerce atividades com BI, DW, Forms and Reports ele eh voltado para o OCP Developer.
        O Tuning é mais para OCP DBA.
        Mas de qq forma, entra no site da oracle e de uma olhada lá.
        http://www.otn.oracle.com
        Mas, com certeza o profissional deve saber um pouco de cada topico pois raramente vamos apenas fazer tuning, assim como apenas criar procedures e functions.
        As tarefas caminham juntas, no final.
        Sabia um pouco de cada tópico que será melhor, sem dúvidas.
        Espero ter ajudado.

Anonymous

Olá !!!

BI, DBA, Desenvolvedor, DA, enfim…. são profissões que tem atividades bem distintas, as vezes próximas, porém, bem diferentes…

As responsabilidades são bem diferentes e os salários também.

Claro que empresas pequenas uma única pessoa acaba acumulando funções, mas, em empresas grandes as atividades são bem definidas e cada profissional executada realmente aquilo que preparou para ser.

• DA estrutura, organiza e administra os Dados;
          • DBA administra todos os Banco de Dados (física e lógicamente);
          • BI utiliza os dados para obter resultados;
          • Desenvolvedor faz procedures, functions, triggers, enfim… programas.

É muito importante ter conhecimento de como é o dia-a-dia de cada uma dessas profissões e depois escolher aquela que mais agrada.

Abraços,

Leandro

http://www.DBCenter.com.br

Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
        • You must be logged in to reply to this topic.
        plugins premium WordPress