- Este tópico contém 9 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por dbacesar.
-
AutorPosts
-
23 de dezembro de 2008 às 2:29 pm #84402Manoel872Participante
Bom dia!!!!
Ae pessoal gostaria de uma ajuda de vocês eu tenho um BD Oracle 9i no Windows 2003 server e estou com um problema todos os meus objetos, tabelas e SP estão no System, alguns DBA’s falam que isso e ruim que perde performace do BD e pode gerar problemas, portando preciso retirar isso do system, gostaria de saber se alguem tem algum tutorial para que eu faça isso de forma seguro e também com suas experiência nesse tipo de problema o que eu devo ficar atento para que não crie um problema maior do que já tenho atualmente… e também se alguem souber me falar a respeito da ativação o archive log estamos querendo ativar esse serviço do oracle porém não sei o que pode ocorrer ao ativá-lo, desde já agradeço ajuda de todos!
Obrigado
Att,
Manoel Júnior
Feliz Natal a todos!
23 de dezembro de 2008 às 4:04 pm #84404Marcio68AlmeidaParticipanteBom…
Para o problema das tabelas e índices na tablespace SYSTEM, a solução é razoavelmente simples…
Use o comando MOVE do ORACLE “Alter table … MOVE …” (veja a sintaxe correta no nosso amigo google) para as tabelas.
[color=red]Depois de movida a tabela, dê rebuild nos índices relacionados.
Após o rebuild, verifique os objetos inválidos e recompile-os.[/color]Para o archivelog, existem diversos tutoriais na internet…
http://esquinaoracle.wordpress.com/2008 … archivelog23 de dezembro de 2008 às 4:09 pm #84405Manoel872Participante[quote=”Marcio68Almeida”:20eyu7gg]Bom…
Para o problema das tabelas e índices na tablespace SYSTEM, a solução é razoavelmente simples…
Use o comando MOVE do ORACLE “Alter table … MOVE …” (veja a sintaxe correta no nosso amigo google) para as tabelas.
[color=red]Depois de movida a tabela, dê rebuild nos índices relacionados.
Após o rebuild, verifique os objetos inválidos e recompile-os.[/color]Para o archivelog, existem diversos tutoriais na internet…
http://esquinaoracle.wordpress.com/2008 … archivelog[/quote]Quando eu der o move em todas as tabelas vamos supor eu vou criar um query para fazer isso em massa Select * from all_tables e monto ela para fazer isso, o tablespace do system vai diminuir automatico ou terei que fazer algo mais?
23 de dezembro de 2008 às 4:21 pm #84406souzaParticipanteManoel ,
Acredito que vc deve proceder da seguinte maneira:
Realize um export do teu schema
Crie uma nova tablespace , crie um usuário referenciando essa nova tablespace e na hora de importar no touser coloque o usuário que referencia a tua nova tablespace.Sugiro que tu faça isso num ambiente de testes primeiro
Sobre Archive
Por padrão vem desativado , mas confira digitando o seguinte comando
archive log list ;
Para colocar em modo archive faça da seguinte maneira:
create pfile from spfile ;
Abra o pfile e coloque
log_archive_start = true
log_archive_dest = ‘/backup/bd/archive’Para o banco
Renomeio o spfile para spfileantigo por exemplo e faça um startup mount
Após faça
alter database archivelog;
e depois
alter database open;
Se tudo ocorrer bem faça
create spfile from pfile;
Pare a instância , renomei o pfile para outro nome e inicie novamente com startup
Também sugiro que faça isso num ambiente de testes. Existem maneiras mais simples de realizar o procedimento acima. Porém eu fazia assim nas primeiras vezes , para não ter perigo de setar parametro errado no spfile (arquivo binário que não pode ser alterado na mão) , então eu criava sempre o pfile (texto) que pode ser modificado caso a tua instância não abra.
23 de dezembro de 2008 às 4:55 pm #84407Marcio68AlmeidaParticipante[quote=”Manoel872″:1o0ke9u4]Quando eu der o move em todas as tabelas vamos supor eu vou criar um query para fazer isso em massa Select * from all_tables e monto ela para fazer isso, o tablespace do system vai diminuir automatico ou terei que fazer algo mais?[/quote]
Quando você mover as tabelas e índices a ocupação vai diminuir, mas não o tamanho da tablespace.
Eu não acho que seja uma boa idéia você fazer um script para transferência das tabelas, é melhor fazer manualmente e um a um, acompanhando, pois pode haver diversos problemas durante esse processo.
Quando você move uma tabela, imediatamente seus respectivos índices ficam inválidos e todos os demais objetos que a referenciam tambem ficam inválidos.
Não é necessário um export/import, mas é uma possibilidade que você deve avaliar.23 de dezembro de 2008 às 5:15 pm #84408IshiiParticipanteOlá,
As tabelas estão com a tablespace SYSTEM ou estão com OWNER System? Se for o último da um pouco mais de trabalho mas é possível mover…
[]s Ishii
23 de dezembro de 2008 às 5:32 pm #84409Manoel872Participante[quote=”Ishii”:qz5xgcyn]Olá,
As tabelas estão com a tablespace SYSTEM ou estão com OWNER System? Se for o último da um pouco mais de trabalho mas é possível mover…
[]s Ishii[/quote]
Todas as tabelas estão no owner System e estão em duas tablespace na system e uma outra chamada dados, vou utilizar uma maquina para fazer teste como dito neste topico… acho q o melhor seria como dito fazer export e import vou testa-lo antes de fazer tudo…
23 de dezembro de 2008 às 5:45 pm #84412dbacesarParticipanteOlá,
Se forem poucas tabelas, sugiro mover as tabelas e realizar rebuild de indices, mas se forem muitas, sugiro fazer o export / import , recriar o owner com um tablespace default diferente do system em ambiente de testes e posteriormente aplicar em producão.
para verificar as tableas presente no tablespace, só fazer um select na
dba_segments.Att
César
23 de dezembro de 2008 às 6:01 pm #84415Manoel872Participante[quote=”dbacesar”:lgm4puji]Olá,
Se forem poucas tabelas, sugiro mover as tabelas e realizar rebuild de indices, mas se forem muitas, sugiro fazer o export / import , recriar o owner com um tablespace default diferente do system em ambiente de testes e posteriormente aplicar em producão.
para verificar as tableas presente no tablespace, só fazer um select na
dba_segments.Att
César[/quote]
SYSTEM DADOS 898
SYSTEM SYSTEM 1913Numero de objetos por owner / tablespace o melhor mesmo vai ser export e import
23 de dezembro de 2008 às 6:11 pm #84418dbacesarParticipanteCom certeza o melhor sera export / import
só lembre-se de criar um outro owner diferente do system para fazer o import das tabelas e realizar o rebuild dos indices, vc pode utlizar o tablespace dados como default para o novo owner.Att
César
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.