Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 3 meses atrás por Rodrigo Almeida.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    CleitonHanzen
    Participante

Opá..

Toh trazendo um assunto meio polêmico, mas que infelizmente estou comprovando isso cada vez mais….
      O assunto basicamente é a QUALIDADE/CONHECIMENTO dos engenheiros da Oracle que estão atendendo os chamados via metalink..

Só pra explicar o motivo da minha indignação: instalamos o Oracle 10g (último patchset 10.2.0.4) num servidor para servir de repositório do Oracle Designer para a equipe de desenvolvimento, e durante alguns processos da bendita ferramenta, o banco simplesmente “aborta”, não gera erro no alert, não gera erro no S.O., não gera nada em local algum, bom enquanto o chamado na Oracle estava em fase de investigação, debulhei o problema e observei que com o OPTIMIZER_FEATURES_ENABLE=9.2.0.8 os processos conseguiam ser executados sem problemas, documentei isso no chamado e tudo, mas por incrível que pareça, mandaram a gente atualizar o S.O. para um versão mais nova (Já estava com RHEL5.3), até aí tudo bem, porém questionei o MOTIVO para isso e simplesmente fiquei sem resposta, com os benditos engenheiros “exigindo” que seja atualizado o S.O. sem sequer ter me passado o real motivo disso…

Conclusão: Não sei o que os demais companheiros DBA’s tem passado com o suporte da Oracle, só sei que está cada vez pior…..ah e mais um detalhe, o chamado passou por 2,3 analistas diferentes e todos não souberam responder…..

Esse foi um caso recente, fora os outros diversos chamados que tenho….

Enfim, segue um “desabafo” de um cara que já está meio esgotado com esses engenheiros meia-boca….

Marcio68Almeida
      Participante

O problema dos gurus e adendos é que normalmente nós, pobre mortais, não temos acesso a explicações mais detalhadas.
        A solução padrão é atualizar a versão do banco e do SO.
        Se o seu suporte for “mega blaster” ai eles te dão maiores informações, caso contrário o suporte é básico mesmo…
        A muito tempo deixei de abrir chamado em português, demora MUITO para obter algum retorno.
        De todas as vezes que abri chamado, uns noventa por cento eu resolvi antes deles.
        Mas isso você vai encontrar em qualquer empresa, na grande maioria dos suportes, na grande parte dos momentos da vida…
        O negócio é seguir em frente…

vieri
        Participante

Cara,

acha que o problema ai está no Oracle Designer,
          tudo que envolver essa ferramenta será difícil você obter
          algum suporte de qualidade, apesar de o problema estourar no banco,
          certamente algum comportamente muito errado o designer está provocando.

Cara mantêm o optimizer_features_enable com o 9.2.0.8 não há problema algum nisso.

O Designer é meio que um patinho feio lá dentro porque ele não gera lucro e é bastante complexo.

No passado eu tive uma equipe de AD’s que tinham odio mortal do suporte da Oracle, porque se colocasse o nome designer..
          já viu… eles ficavam ensaboados até vc desistir…

Ishii
          Participante

Olá,

Venho a alguns posts do meu blog colocando pitadas sobre a prestação de serviços. Como faço Pós em Administração de Serviços, vejo muito isso em todas as empresas, sejam para o atendimento de clientes internos ou externos, seja em qualquer modelo de atendimento. Ano passado passei um Bug para a Microsoft USA (na verdade o Suporte é no México para o Brasil) e a resposta foi “Por que você quer saber isso?”. Note que o problema do Suporte é global. Cabe a nós mortais também o direito de reclamar em vias de comunicação como este Fórum, a nossa participação nesta opinião é importante e representativa e concordo muito com o Willians, temos que ser a “voz” dos usuários Oracle no Brasil.

Quem sabe com isso eles mudam alguma coisa?

E se eles não mudarem, podemos iniciar um Suporte Alternativo e ganhar $$$$ com isso!!!! 😀

Abraços a todos!!!

vieri
            Participante

Concordo com o ISHI,

temos uma quantidade enorme de profissionais de qualidade aqui no GPO.

ontem mesmo tava na academia niterói/RJ trocando idéia com uma amigo analista de B.I e ele me falou que havia se cadastrado no GPO.

Nosso forún está muito conhecido e acredito que a Oracle ganha $$ as nossas custas porque se não fosse esse suporte inicial para ajudar os DBA’s e usuários Oracle do Brasil nos iriamos abarrotar eles de chamados que eles não dariam conta… e já não dão!!

Acho que vale a pena uma sondagem, uma organização do pessoal,
              abrir uma empresa e prestarmos serviço,
              para grandes empresas, acho que vale a pena pensar neste produto,
              temos empresário Willians, temos ORACLE ACE, temos administrador de Serviços, temos DBA senior de qualidade, acho que só falta coragem e união!!

Isso sem nunca de deixar de ajudar a galera aqui no GPO que é a essencia desse forún, mais para suporte a empresas de médio e grande porte é uma boa alternativa visto a insatisfação generalizada com o suporte Oracle do Brazil!

[]s!!

Rodrigo Almeida
              Participante

Bom…

A verdade é simples, se tu pegar 4 engenheiros de suporte da Oracle, que atende o Metalink, e tomar umas cervejas com eles, em 10 minutos tu consegue saber que ali não sai muita coisa construtiva e que poderá ajudar.

O suporte Premier da Oracle que é o mais aconselhável, porém é o terceiro nível, quando a coisa já está mais que preta! Esses sim sabem o que fazem, e ganham muito, mas muito bem para isso.

O suporte de Banco não está no Brasil, é Europa e USA, aqui no Brasil, precisamente aqui em São Paulo, temos somente o suporte SIEBEL.

Suporte Metalink, o salário é pessímo, muito abaixo do mercado, a única coisa boa é que ganha as certificações, cursos e incentivo a estudar. Porém, não usam esses recursos muito bem. Consequentemente, profissionais mal orientados que acabam falando coisas que não sabem. Qualquer TAR aberto tu consegue identificar isso.

Se tu pega o suporte Internacional da Oracle, para algum TAR problemático, é díficil de resolver o problema, ganham muito tempo fazendo perguntas sem sentido e pedindo para atualizar tudo.

Aqui no Brasil, para chamados abertos em Português, passa por um HUB, que faz a tradução do chamado, e ISSO demora, MEUS DEUS, demora muito! Com isso, seus diretores já perderam a cabeça com o problema.

E Cleiton, sua indignação eu acredito e já senti isso diversas vezes também, em pensar que a Oracle pode oferecer isso como suporte. O problema que ainda existem pessoas que enchem a boca para falar que trabalha na Oracle, isso que é pior!

Abraços,

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress