Pular para o conteúdo
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #90154
    Avatar de FrangoFrango
    Participante

      Bom dia Galera, gostaria de pedir aos mais experientes uma força.
      Estou estudando ORACLE mas gostaria de alguma(s) fontes de estudo mais apronfudadas no conceito do SGBD como:

      Gostaria de ler e entender como as informações são armazenadas em um bloco, ou quando é necessário mais bloco para um determinado segmento?

      Gostaria de saber também como posso saber qual o número de blocos que uma tabela ocupa, seu tamanho total ?

      Como saber quais blocos foram alterados para uma tabela, é possível visualizar uma transação na tablespace de undo ?

      Como um índice funciona fisicamente ?..

      Como o Oracle faz o processo de recover, como o controlfile encontra archives que foram gerados depois do seu backup?

      Bom, galera essas são algumas dúvidas que tenho em mente, se possível gostaria de receber sugestões de livros que exploram os conceitos do SGBD, ultimamente tenho lido Oracle Concepts, Backup Recover Advance, Oracle 10g Administrative guide, mas se alguém tiver um livro de altor que se preocupe com os conceitos e explica como as coisas funcionam debaixo dos panos fico grato.

      Obrigado.

      #90156
      Avatar de ramasineramasine
      Participante

        Bom, o que funcionou pra mim foi : primeiro estudar o manual de Concepts (os manuais estão online e são grátis em http://tahiti.oracle.com/), e depois ir
        pros livros, depois quando aparecia algum conceito/recurso diferente voltar a consultar o manual correspondente, E SEMPRE em cima do software, baixar e instalar o software numa máquina pessoal é pré-requisito, TESTAR, fazer exercícios do que estudar!

        Quanto a livros, sugeriria :