Pular para o conteúdo
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #90154
    Avatar de FrangoFrango
    Participante

      Bom dia Galera, gostaria de pedir aos mais experientes uma força.
      Estou estudando ORACLE mas gostaria de alguma(s) fontes de estudo mais apronfudadas no conceito do SGBD como:

      Gostaria de ler e entender como as informações são armazenadas em um bloco, ou quando é necessário mais bloco para um determinado segmento?

      Gostaria de saber também como posso saber qual o número de blocos que uma tabela ocupa, seu tamanho total ?

      Como saber quais blocos foram alterados para uma tabela, é possível visualizar uma transação na tablespace de undo ?

      Como um índice funciona fisicamente ?..

      Como o Oracle faz o processo de recover, como o controlfile encontra archives que foram gerados depois do seu backup?

      Bom, galera essas são algumas dúvidas que tenho em mente, se possível gostaria de receber sugestões de livros que exploram os conceitos do SGBD, ultimamente tenho lido Oracle Concepts, Backup Recover Advance, Oracle 10g Administrative guide, mas se alguém tiver um livro de altor que se preocupe com os conceitos e explica como as coisas funcionam debaixo dos panos fico grato.

      Obrigado.

      #90156
      Avatar de ramasineramasine
      Participante

        Bom, o que funcionou pra mim foi : primeiro estudar o manual de Concepts (os manuais estão online e são grátis em http://tahiti.oracle.com/), e depois ir
        pros livros, depois quando aparecia algum conceito/recurso diferente voltar a consultar o manual correspondente, E SEMPRE em cima do software, baixar e instalar o software numa máquina pessoal é pré-requisito, TESTAR, fazer exercícios do que estudar!

        Quanto a livros, sugeriria :

        Expert One on One: Oracle, de Thomas Kyte (ele está contido num CD-ROM junto com o livro “Expert Oracle Database Architecture: 9i and 10g Programming Techniques and Solutions”, do mesmo Autor!

        Nem todos os capítulos desses dois são aplicáveis para iniciantes, mas os
        primeiros de cada um (aonde o Autor fala da arquitetura geral do bd Oracle, como ele funciona, etc) são imprescindíveis

        Dominando O Oracle 9i, de , DAMARIS FANDERUFF e “Oracle9i Para
        Desenvolvedores – Oracle Developer 6i Curso Completo”, de Lucia Fernandes :

        ambos são um pouco antigos,e tratam da versão 9i do banco (que já está defasada), mas tem o diferencial de serem em Português, razoavelmente corretos tecnicamente (embora não avancem até onde podiam,longe disso, mas até o ponto que chegam vão bem), e serem “genéricos”, ie, falam um pouquinho de várias coisas relacionadas ao bd Oracle (como de sqlplus, de Developer, de SQL, de PL/SQL) …

        Beginning Oracle Programming , de Sean Dillon : é com o mesmo escopo dos anteriores mas avança um tantinho mais na programação em si, mas ainda em nível bem iniciante, como os outros.

        Oracle 10g DBA Handbook, de Kevin Loney : apesar do “DBA” no título, é um livro genérico, que serve bem de Apresentação ao banco de dados, vai ser útil também pra iniciantes, mesmo que objetivem serem desenvolvedores e não DBAs!!

        Abs

        #90159
        Avatar de FrangoFrango
        Participante

          Ramasine, muito obrigado pelas sugestões, vou procurar as obras que você passou. Eu tenho os dois livros do Tom Kyte, mas como você disse nem todos os capitulos são adequados para iniciantes. Obrigado mesmo, vou procurar as outras obras em PDF.

          Se alguem tiver mais alguma sugestão, ou dica ficarei grato.

          Abraço.

          #90162
          Avatar de ramasineramasine
          Participante

            De nada!! 😀

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress