Blz ? Então, é meio Óbvio mas o ASM usa uma instância de banco ORACLE própria, SEPARADA da instância Oracle onde estão teus dados, okdoc ?? E não é obrigatório mas via de regra a instância ASm se chama “+ASM” ou algo assim – assim, SUPONHO que esse spfileorcl.ora seja o sfile DA INSTÂNCIA ORCL , que deve ser aquela onde estão teus dados, sim sim ?? Assim, suponho que quando vc setou o oraenv para +ASM esse comando :
asmcmd spget
esse retorno +DATA/asm/asmparameterfile/registry.253.974937663 é o local do spfile DO ASM, yes ?? Aí quando vc setou o oraenv pra ORCL (que, repito, SUPONHO SER a sua instância de dados) e pediu um :
sqlplus / as sysdba
show parameter spfile
como vc tinha as vars de ambiente apontando pra instância de dados ORCL esse retorno +DATA/orclspfileorcl.ora é que te mostra o spfile DA INSTÂNCIA DE DADOS – não confundir, a instância do ASM é uma coisa e a instância de dados sua é outra, CADA uma vai ter seu próprio spfile….
Provavelmente esse outro spfile +DATA/ORCL/PARAMAETERFILE/spfile.267.974943125 que vc encontrou deve ser um backup (mais antigo talvez ?) – confira via ls a data/hora dps spfiles que vc encontrou pra confimar essa suposição….
[]s
Chiappa