Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 13 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 5 meses atrás por Avatar de Rodrigo MesquitaRodrigo Mesquita.
Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    Posts
  • #86337
    Avatar de winigmawinigma
    Participante

      Boa tarde comunidade, gostaria de saber na opinião de vocês, pra ser DBA oracle e melhor ser formado em sistemas de informação ou processamentos de dados(superior em banco de dados), eu estou no 6 periodo de sistemas mas qro ser e serei um dba oracle, to ralando e me humilhando pra isso rsrsr, ou nao importa em q eu seja formado, agradeço as dicas,
      flw.

      #86338
      Avatar de vierivieri
      Participante

        Depende da grade de cada uma…

        Sou DBA Oracle,
        e sou formado em análise de sistemas,
        acho que as carreiras que cursei foram as ideais
        para a carreira, não me senti prejudicado em nenhum ponto.

        é mto relativo tenho amigo DBA senior que nem faculdade tem… mas em contrapartida tem 6 anos de BD, é tudo mto relativo,envolve destino,sorte e dedicação.

        Mas na minha opnião análise de sistemas, ou sistema de informação
        são melhores doque engenharia da computação e/ou processamento de dados, para QUEM QUER SER DBA.

        []s

        #86339
        Avatar de vierivieri
        Participante

          *que as cadeiras(máterias)

          #86344
          Avatar de winigmawinigma
          Participante

            beleza,… mas gostaria de ouvir mais opinioes, e me digam outra coisa a faculdade , ou seja, o nome da faculdade pesa prqa uma vaga, to pensando em ir pra impacta…, o que me dizem dela?

            #86345
            Avatar de vierivieri
            Participante

              Vc está focando aonde não tem que focar,
              se vc fizer faculdade da alemanha e não ter experiencia,
              vai perder para um cara formado em uma facul qualquer
              com 2 anos de estagio.

              Busque experiência na area de banco isto é o mais dificil pq são cargos de alta responsabilidade com a empresa, por isto os dba mais experientes estão sempre a frente independente do qual faculdade vc fez.

              E as vagas de estágio em BD somente em empresas em grande parte na maior parte dos casos.

              #86346
              Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
              Participante

                O nome da faculdade pesa bastante, quando você vai prestar um concurso ou algo do gênero…
                Quando você envia o CV para uma empresa, o que vale mesmo é a experiência, o nome da faculdade e o curso é segundo critério de avaliação…
                Eu sou formado em Matemática, mas antes de entrar na faculdade eu já trabalhava com informática.
                Pós-graduação, MBA, certificações valem alguma coisa…
                Mas você pode ter todas essas certificações e ainda assim meu CV continua pesando mais do que o seu, pois sou mais experiente…
                Procure fazer um laboratório, ou então use o banco disponibilizado pelo GPO, treine tudo o que puder…
                Se dedique MUITO e entre na área…

                #86348
                Avatar de vierivieri
                Participante

                  Marcio complementou e esclareceu…

                  tenho amigos que são formados na universo e hj em dia são gerentes da IBM, e tenhu conhecidos que fizeram engenharia da computação na UERJ que tiveram grandes dificuldade na carreira…

                  Para o RH tudo pesa, faculdade,certificação,pós,mba ..etc..etc tudo pesa…

                  Caso vc va direto a um cara de T.I para lhe entrevistar,
                  conhecimento e habilidade para conversar será tudo.

                  Só acho perde de tempo e energia ficar trocando de faculdade achando que isso irá definir sua carreira..

                  abço

                  #86349
                  Avatar de winigmawinigma
                  Participante

                    Bom questao de experiencia, acho que sairei com bagagem, faço estágio na embrapa, no setor de pesquisa, e meio q trabalho escravo, eu faço analise, projeto, programo e genrencio o banco de dados, usamos mysql e oracle 10g, to apanhando mas to me dando bem, eu sou super esforçado, ja tenho um ano de experiencia de administração de mysql e ja estamos a 3 meses trabalhandondo com oracle, tenho contrato de estagio ate maio do ano q vem, vcs acham q com essa experiencia em java e oracle em estagio de 2 anos consigo uma vaga de emprego na área de banco de dados(oracle) em são paulo?

                    #86351
                    Avatar de vierivieri
                    Participante

                      Com certeza !!

                      DBA júnior lá vou eu… ou melhor vc !! rsrs
                      Sálario em torno de 1800 à 2500 com 20pocos anos nada mal,
                      dps para pleno(3mil e uns quebrados) é um pulo.

                      Pode confiar o + díficil vc já conseguiu,
                      valorize muito seu estâgio, aprenda ao máximo,
                      máximo mesmo,pergunte tudo,teste tudo !!!! e crie seu network.

                      Vc deve está inseguro é normal…

                      canalise essa segurança em aprendizado que este aprendizado irá se tornar segurança e emprego garantido!!

                      []s

                      #86352
                      Avatar de vierivieri
                      Participante

                        *canalise essa insegurança

                        #86353
                        Avatar de vierivieri
                        Participante

                          obs: Aproveitando o post do Marcio ao em cima

                          gostaria de parabeniza-lo pela entrevista no café com GPO, que alêm de ser um excelente DBA e uma grande pessoa, Parabéns!

                          😀

                          Parabéns ao Willians também me tirou grandes risada!!

                          abraço a todos!

                          #86357
                          Avatar photoLeonardo Litz
                          Participante

                            Ola winigma.

                            Em minha optica, creio que vc deveria fazer uma faculdade de analise de sistemas, algo mais geral (aborda todos os nichos da informacao) e depois se especializar em BD. Caso vc ja tenha bastante experiencia em informatica no gera, tenha participado em projetos de desenvolvimento de sistemas, migracoes, integracoes, implatacoes, manutencoes, voce pode pular esse passo da analise e fazer um curso de BD direto. Creio que para um profissional da area de informatica, hoje, eh necessario saber desde “passar um cabo” ate fazer um rebiuld de uma tabela.
                            E muito legal saber tambem sobre a grade programatica do curso, importante salientar se existem um conteudo legal de materias focadas em seguraca da informacao, engenharia de software e gestao de projetos, que hoje sao muito utilizadas em qualquer nicho da informatica. Outra dica e vc ver a experiencia dos professores. Esses ajudam muito no apreendizado, alem de estimular a voce busca novos conhecimentos.

                            Bom, fica ai minha dica, espero ter ajudado.

                            Vlw Leonardo Litz

                            #86365
                            Avatar photolilian
                            Participante

                              Bem, pelo que eu entendi, vc já faz facul, certo?

                              Eu cursei um curso focado em banco de dados Oracle (IBTA São Paulo), e me ajudou bastante, pois tive matérias voltadas para banco que outras carreiras não oferecem. Porém, conheço vários DBA’s que nem sequer terminaram a graduação.

                              Bem, como vc está construindo uma carreira com experiência em banco de dados, com certeza conseguirá uma vaga como júnior, se tentar.

                              Para melhorar seu currículo, sugiro algum curso extra, voltado para a Certificação.

                              Enfim, boa sorte!

                              Lílian Barroso

                              #86378
                              Avatar de Rodrigo MesquitaRodrigo Mesquita
                              Participante

                                Acredito que faculdade é importante para concurso e para empresas que quem te entrevista é o RH e não um cara de TI. Como muita gente ai falou, tem gente que é um grande DBA e nem é formado ou não é formado na área. Já que vc já está no 6º semestre, termine essa faculdade e estude pra tirar uma certificação ORACLE. A a esperiencia vc já está tendo.

                              Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
                              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                              plugins premium WordPress