Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos atrás por Avatar de ericclauberericclauber.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #100533
    Avatar de ericclauberericclauber
    Participante

      Bom dia a todos…

      Instalei ORACLE 10g no Red Hat 5.5 x86 32bit

      Servidor novo com 8gb de RAM. Até então so instalei com no maximo 4GB

      Meu problema é:

      Ao cria e definir a SGA e PGA não consigo colocar mais que 1.5gb de ram para a SGA. Na PGA Consigui até 4GB. Quando aumento a SGA. ocorre a seguinte mensagem: [tamanho da SGA não pode ser maior que o tamanho maximo do seguimento de memoria compartilhada(2147483648)]. Vi que é no aquivo /etc/sysctl.conf >> parametro: ‘kernel.shmmax = 2147483648’

      o padrao que que vem com Red Hat é kernel.shmmax = 4294967295

      e para instalação do oracle é kernel.shmmax = 2147483648

      Se eu deixar o padrao do redhat ‘kernel.shmmax = 4294967295, a mensagem nao ocorre mas ao começar a criar o banco da outra mensagem [ORA-27102: OUT MEMORY]

      Estou tentando configurar a memoria assim:

      O.S.= 2000M
      SGA= 4000M
      PGA= 2000M

      TOTAL= 8000M

      Alguma sugestão, ORACLE no Red Hat 32bits pode ser aumentado acima de 4gb de memoria, ou tenho que instalar 64bits. Alguma sugestão para SGA e PGA???

      Grato desde já!!![/img]

      #100534
      Avatar de diegolenhardtdiegolenhardt
      Participante

        uma vez passei por isso, no meu caso criei com pouca memoria e depois aumentei, nunca deu problema…

        pode tentar por no gerenciamento automatico..

        #100535
        Avatar de hudsonahudsona
        Participante

          Fala Camarada,

          Seguinte Sistema Operacional 32 Bits não vai reconhecer mais 4GB de RAM naturalmente.
          Você pode mudar essa característica se o seu kernel e a sua CPU tenham suporte para o PAE(Physical Address Extension).
          Não vou entrar muito em detalhes, mas com esse recurso o seu S.O vai reconhecer os seus 8GB instalados.

          Aqui em baixo tem um tutorial de como instalar :

          http://www.lifelinux.com/redhat-centos- … am-memory/

          Mas óbvio consulte o sysadmin da tua empresa se tiver, e olhe antes de implementar se for o caso.

          Abraços !!

          #100551
          Avatar de rmanrman
          Participante

            [quote=”ericclauber”:x73rmjsu]Bom dia a todos…

            Instalei ORACLE 10g no Red Hat 5.5 x86 32bit

            Servidor novo com 8gb de RAM. Até então so instalei com no maximo 4GB

            Meu problema é:

            Ao cria e definir a SGA e PGA não consigo colocar mais que 1.5gb de ram para a SGA. Na PGA Consigui até 4GB. Quando aumento a SGA. ocorre a seguinte mensagem: [tamanho da SGA não pode ser maior que o tamanho maximo do seguimento de memoria compartilhada(2147483648)]. Vi que é no aquivo /etc/sysctl.conf >> parametro: ‘kernel.shmmax = 2147483648’

            o padrao que que vem com Red Hat é kernel.shmmax = 4294967295

            e para instalação do oracle é kernel.shmmax = 2147483648

            Se eu deixar o padrao do redhat ‘kernel.shmmax = 4294967295, a mensagem nao ocorre mas ao começar a criar o banco da outra mensagem [ORA-27102: OUT MEMORY]

            Estou tentando configurar a memoria assim:

            O.S.= 2000M
            SGA= 4000M
            PGA= 2000M

            TOTAL= 8000M

            Alguma sugestão, ORACLE no Red Hat 32bits pode ser aumentado acima de 4gb de memoria, ou tenho que instalar 64bits. Alguma sugestão para SGA e PGA???

            Grato desde já!!![/img][/quote]

            Minha sugestão, se possível utilizar o Red Hat 64bits.

            Se não for possível, eu seguiria a dica do hudsona sobre a PAE, mas qualquer um sysadmin iria concordar em mudar pra 64 bits. PAE foi uma solução encontrada na época em que não se existia arquitetura 64 bits. Se hoje existe a arquitetura 64 bits, não tem por que investir nessa solução alternativa, que contornava o limite de memória.

            Independente da opção escolhida, ao aumentar a SGA, existe a possibilidade de você encontrar o ORA-00845: MEMORY_TARGET not supported on this system.

            Caso encontre segue um artigo para resolução:

            http://aprenderoracle.com/2011/07/ora-0 … is-system/

            #100561
            Avatar de hudsonahudsona
            Participante

              Se não for possível, eu seguiria a dica do hudsona sobre a PAE, mas qualquer um sysadmin iria concordar em mudar pra 64 bits. PAE foi uma solução encontrada na época em que não se existia arquitetura 64 bits. Se hoje existe a arquitetura 64 bits, não tem por que investir nessa solução alternativa, que contornava o limite de memória.

              Concordo plenamente com o rman, só tem a questão da licença nova, nem sempre a empresa vai ter budget pra isso. Mas se tiver é de longe a melhor solução, na realidade essa é a solução o resto é tudo workaround.

              #100563
              Avatar de ericclauberericclauber
              Participante

                Pessoal já estou instalando o Red Hat 5.5 x86_64. E posteriomente o oracle 10g. Não tenho patch mas estou tetanto conseguir e resolve meu problema. É a 1º vez que instalo em 64bits. Vamos ve se da tudo certo. rsrs!

                Caso contrario volto para outras opções.

                Vlw.

                #100564
                Avatar de rmanrman
                Participante

                  [quote=”ericclauber”:1lg21d9a]Pessoal já estou instalando o Red Hat 5.5 x86_64. E posteriomente o oracle 10g. Não tenho patch mas estou tetanto conseguir e resolve meu problema. É a 1º vez que instalo em 64bits. Vamos ve se da tudo certo. rsrs!

                  Caso contrario volto para outras opções.

                  Vlw.[/quote]

                  Um ponto a ser considerado. Licenciamento. Essa nova máquina será um servidor de produção? Qual licença será utilizada?

                  Segundo esse documento:

                  http://www.oracle.com/us/support/librar … 069183.pdf

                  O suporte a Oracle 10g R2 vai até julho de 2013 só…

                  Analise a possibilidade de utilizar o Oracle 11g R2.

                  Alguém sabe dizer que o Oracle 10g R2 é homologado no Red Hat Enterprise Linux 5.X ? Pelo que eu sei é apenas no 3.x e 4.x…

                  #100579
                  Avatar de diegolenhardtdiegolenhardt
                  Participante

                    tem o Oracle Enterprise Linux…

                    praticamente o red hat..

                    pode usar, só é cobrado o suporte…

                    pra instalar/atualizar nao tem custo.

                    #100580
                    Avatar de ericclauberericclauber
                    Participante

                      Pessoal instalei com plataforma x86_64 deu certo.

                      editando o arquivo sysctl.conf. Que é nescesário para instalar o oracle

                      parametro kernel.shmmax = 2147483648, recomendado para no maximo 4gb de ram.

                      kernel.shmmax = (2147483648/1024)/1024 = 2048M de ram para SGA… apenas dobrei este valor.
                      kernel.shmmax = (4294967296/1024)/1024 = 4096M de ram para SGA

                      kernel.shmmax = 4294967296 resolveu meu problema.

                      Entao ficou
                      SGA = 3000 resolvi deixar em 3000 no lugar 4000 pois a memoria total do S.O. estava sobrecarregada.
                      PGA = 2000
                      S.O./oracle = 3.000

                      TOTAL = 8000

                    Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                    plugins premium WordPress