Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Dexter
    Participante

Amigos,

Tenho uma tabela com 350.000 que contem as seguintes colunas
      ID + DATA + VALOR

Onde ID+DATA é “index unique”.

Quando faço o select abaixo demora 5 seg para responder, tem como otimizar ? sera que esta sendo um select full scan ? tem como forçar o index ?

SELECT COUNT(*) FROM stk_estoque WHERE DATA = TO_DATE(‘20061109’, ‘yyyymmdd’)

Poderiam me der alguns dicas para otimizar esta tabela ? agradeço

Marcio68Almeida
      Participante

Se o seu índice é, nessa ordem, ID + DATA, não há nada a fazer, pois você só está passando a segunda parte da chave.
        Ou você cria um índice por data, isso fará com que a restrição utilize o índice, ou vcê inverte a ordem da UK.

Dexter
        Participante

Cara como faço pra inverter a ordem do index ?

Marcio68Almeida
          Participante

Vai ter que remover (drop index) e recria-lo (create unique index)
            Mas, se você mudar a ordem, poderá afetar outro ponto da aplicação… veja com o AD e/ou analista responsável.
            Talves a melhor opção é criar um índice por data, mas isso quem tem que ver é o AD, pois cada criação de um novo índice pode causar impacto negativo na aplicação como um todo…

drumond
            Participante

Dexter, como dica tambem, eu aprendi estes dias, que quando vc vai fazer uma consulta do tipo count(), fica um pouco mais eficiente, rapido e tem um custo menor para o banco se voce fizer count(1) em vez de count() 🙂

chduarte
              Participante

Em relacao a ultima mensagem, isso acontece porque o count(*) pode ter que fazer full scan para ignorar campos nulos enquanto o count(1) pode fazer index fast full scan.

Grande []

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress