Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 5 meses atrás por Avatar de Jose Roberto de Aguiar BaptistaJose Roberto de Aguiar Baptista.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Avatar de Tadeu Rodrigues de OliveiraTadeu Rodrigues de Oliveira
    Participante

Caros, colegas,
      Estou com um problema, tenho uma tabela com mais de 30 campos e preciso selecionar todos menos um determinado campo.
      Tem alguma maneira no ORACLE de fazer este SELECT sem que eu tenha que selecionar campo a campo?

Conto com a ajuda dos colegas e desde já agradeço.

Atenciosamente,

Tadeu.

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
      Participante

Tadeu,

No Oracle ou qq outro SGBD só há 2 maneiras de retornar as colunas de uma tabela: especificando o nome de cada uma delas ou simplesmente incluindo o caractere * em sua instrução SELECT. O asterisco (*) retorna todas as colunas, mas não é uma boa prática utilizá-lo. Quando vc tiver mais experiência, estudar tuning e ver tabelas sendo alteradas, verá que a melhor prática é gastar os dedos no teclado e especificar o nome de cada coluna, uma por uma, ok?

[]s

Participante

@Tadeu Rodrigues de Oliveira

Uma tabela com 30 campos? :woohoo:

Isso pode ser um erro de modelagem. É bom rever isso.

Avatar de Tadeu Rodrigues de OliveiraTadeu Rodrigues de Oliveira
          Participante

Meu caro, concordo com você em gênero, número e grau mas não fui eu quem modelou o BD e não posso mudar isso, infelizmente, na minha opinião este banco possui vários erros de concepção.

Abraço,

Tadeu

Avatar de Jose Roberto de Aguiar BaptistaJose Roberto de Aguiar Baptista
            Participante

Talvez criar uma view.
              Já pensou nisso?

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress