Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108999
    Avatar de airoospairoosp
    Participante

      Boa tarde pessoal,

      Estou precisando saber informações sobre a unidades de disco do servidor, por exemplo o espaço livre.
      É possível através de um script obter esse tipo de informação? Ambiente Windows Server 2012 com Oracle 11gR2.

      Obrigado.

      Airton

      #109002
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Não há nada nativo no RDBMS Oracle especificamente pra isso, vc Vai ter que escrever e chamar algum software seu se REALMENTE vc quer fazer isso de “dentro” do banco de dados, num stored PL/SQL talvez… Há trocentas possibilidades (Java, C, external procedures, etc) mas a minha preferência é ter um .BAT (ou .CMD, que seja) script que faça um DIR N: > C:SAIDA.TXT (onde N: é a tua unidade) chamado por um Scheduler JOB, aí depois o teu stored PL/SQL simplesmente lê esse arquivo C:SaIDA.TXT via UTL_FILE… https://asktom.oracle.com/pls/apex/asktom.search?tag=dbms-scheduler-execute-bat-file é um exemplo de como chamar .CMD …

        EVIDENTEMENTE : pra mim, se vc precisa saber informação de espaço em disco, isso significa que que vc vai fazer algum tipo de carga/transferência de arquivos nesse disco, e/ou vai ter uma geração de dados/export nele, coisa assim… Se for isso mesmo, essas coisas normalmente são disparadas de FORA do database (ie, pela Aplicação OU pelo job scheduler do Windows ou algo assim) então talvez o mais adequado seja fazer esse check nessa mesma origem/tela/aplicação ….

        []s

        Chiappa

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress