Pular para o conteúdo
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Participante

Olá,

Gostaria de saber se tem alguém com ambiente de produção que utiliza a política de retenção com janela maior do que 7 dias.

Qual é o valor do parâmetro CONTROL_FILE_RECORD_KEEP_TIME que deve ser configurado neste caso?

Quais são os cuidados necessário ao implementar um retenção maior que 7 dias? Existe algum detalhe se o ambiente for RAC?

Avatar de Rodrigo AlmeidaRodrigo Almeida
      Participante

Olá RMAN,

Eu tenho sim ambientes com RETENTION POLICY acima de 20 dias e geralmente deixo ou CONTROL_FILE_RECORD_KEEP_TIME com 15 dias para não deixar o CF gigantesco!

Mas tudo isso vai variar muito do RTO, MTTR e RPO do seu banco de dados. No meu caso, são bancos fiscais, precisa de altissíma disponibilidade dos dados usando RAC, não pode ficar mais que 1h40m parado, esse é o RPO deles.

Assim sendo, existe um grande investimento em infraestrutura e backup para isso. Além de eu realizar todo o controle dos backups por RMAN, tenho a garantia dos registros de 15 dias no CF e mais o catalogo do RMAN.

Os backups INC 1 DIF são executados a cada 2 horas, bkp INC CUM a cada 6 horas, ARCH a cada 30 min e replicados via Active Data Guard e outro Standby Snapshot! Ou seja, disponibilidade em MAA.

Então… vai variar muito do que tu precisa e o que tu tem de infraestrutura para isso.

Tem rede de backup apartada?
        Tem políticas de retenção para DISCO e FITA?
        Tem Storage sobrando para FRA?
        Tem um nó exclusivo do RAC para serviço de RMAN na instância com BACKUP DATABASE em MINIMIZE TIME ?
        Tem CPU para abrir 8 a 12 canais?
        Consegue configurar o RATIO do RMAN no OPT PARAMS para Fita (TSM/Arc/OSB) ?
        Precisa de Criptografia no backupset?

São N coisas para se pensar quando vai realizar uma política agressiva por retenção!

Abraços,
        Rodrigo Almeida

Participante

@Rodrigo Almeida

Bom, só para contextualizar o ambiente, estamos com 2 máquinas Oracle/Sun Sparc T4-2, rodando Solaris 11.1. Foi instalado o Oracle Database 11.2.0.4.0 Standard em RAC (2 node), a máquina física foi segmentada utilizando Solaris Zones. A implantação toda foi feita por uma empresa terceira, infelizmente não estamos utilizando a FRA. Atualmente o backup físico/lógico é feito via NFS em um deduplicador (EMC Datadomain). A política de retenção do backup lógico é de 30 dias e a retenção do backup físico é de 5 dias. Tudo isso ocupa 14 TB e consome apenas 828 GB no deduplicador. É gerado um backup full diário + backup de archivelog de meia em meia hora. Não utilizo catalogo.

Ué, no seu caso, o CONTROL_FILE_RECORD_KEEP_TIME é menor que o RETENTION POLICY? Não existe perda de informação? Pelo que li, o CONTROL_FILE_RECORD_KEEP_TIME deve ser maior para comportar o RETENTION POLICY, não é isso?

Tem rede de backup apartada?

Não.

Tem políticas de retenção para DISCO e FITA?

O backup é gerado direto no deduplicador via NFS. Atualmente o backup não vai para fita, vão implantar o netbackup futuramente.

Tem Storage sobrando para FRA?

Tem storage, mas não utilizamos a FRA.

Tem um nó exclusivo do RAC para serviço de RMAN na instância com BACKUP DATABASE em MINIMIZE TIME ?

Foi agendado um schedule job com a opção instance_stickiness para obter alta disponibilidade. Qual a importância do MINIMIZE TIME?

Tem CPU para abrir 8 a 12 canais?

Tem CPU, mas a versão do Database é Standard, infelizmente estou restrito apenas 1 canal. :blink:

Consegue configurar o RATIO do RMAN no OPT PARAMS para Fita (TSM/Arc/OSB) ?

Atualmente o backup não é feito em fita.

Precisa de Criptografia no backupset?

Não.

Bom, essa é minha primeira experiência em ambiente RAC, a empresa terceira fez a implantação e deixou o ambiente para eu administrar, sem treinamento nenhum, é isso acontece por aqui. Como faço para aumentar o CONTROL_FILE_RECORD_KEEP_TIME? Teria um passo a passo?

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress