- Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 7 meses atrás por rman.
-
AutorPosts
-
21 de maio de 2014 às 4:53 pm #106645Vilso VaccaroParticipante
Olá Pessoal,
Eu gostaria de saber de vocês se usam alguma ferramenta para fazer o refresh o ambiente não-Prod a partir de Prod.
Temos o ERP JD Edwards Release XE (7333), trabalha com três ambientes:
– DV: Desenvolvimento
– PY: Testes (QA)
– PD: ProduçãoO tamanho da base de dados de Prod é +- 1,50 TB e o espaço disponível para armazenar as bases de DV e PY é +- 350 GB.
No ambiente de Prod utilizamos Oracle Rac Enterprise Edition e no ambiente Non-Prod Oracle Rac Standard Edition.
Estabelecemos as seguintes regras para agrupar as tabelas:
– Tabelas Cadastrais (+- 600): cópia Full;
– Tabelas de Movimento (+- 200): cópiar somente os últimos 90 dias;
– Tabelas Preservadas (+- 10): não podem sofrer refresh em DV e PY;
– Tabelas Temporárias (+- 550): limpar em DV e PY;
– Tabelas não Utilizadas (+- 1700): nenhuma ação;Com base nas regras acima, estima-se que +- 10% dos dados referente a movimentação fique sem integridade referencial.
A execução deste processo consome muitas horas de DBA, eu utilizo scripts Shell para efetuar a extração via EXPDP e EXP e cópia dos arquivos DUMP para o servidor de destino, agendados na Cron do AIX.
Há tabelas que somando o espaço dos dados + indices passa dos 100 GB.
Já analizei as seguintes ferramentas:
– Golden Gate da Oracle, custo elevado de licenciamento, replica as transações de Prod para Non-Prod online, necessário
fazer um conjunto de scripts para eliminar os dados com + de 90 dias nas tabelas de movimento;– DataPeers, pronto para trabalhar com o MS SQL-Server e para o Oracle requer ajustes, pouco provável que o fornecedor
venha a implementar;Qualquer opinião será bem vinda.
Abs,
Vilso
21 de maio de 2014 às 5:15 pm #106646rmanParticipante@Vilso Vaccaro
Provavelmente o que eu vou dizer você já sabe. Você está tentando resolver um problema de falta de infraestrutura através de mão obra (DBA) e licenciamento de ferramenta.
A solução é simples, adquira novos discos. Bom essa a solução definitiva.
Vamos ao workaround: uma possibilidade seria utilizar o parâmetro SAMPLE do EXPDP. Nunca utilizei, mas esse parâmetro especifica o percentual de dados que será exportado. Não sei se essa solução é válida devido a regra que vocês aplicam em relação ao agrupamento de tabelas.
21 de maio de 2014 às 10:25 pm #106650Vilso VaccaroParticipantePerdoem a falha, estamos com Oracle 10g R2 (10.2.0.5) devido ao Foundation do ERP.
23 de maio de 2014 às 4:55 pm #106652Vilso VaccaroParticipante@RMAN,
Efetuei um teste com uso do SAMPLE no ExpDp em uma tabela de 917.713 registros com sample=10%, foram extraidos 91752 registros, importei esta tabela em outro Schema, fiz uma contagem dos registros por ano usando a data de emissão, foram extraidos entre 10 e 12 mil registros por ano. Então, eu necessito os dados dos últimos 90 dias, esta opção do EXPDP não atende a necessidade.
Seria muito bom se pudesse replicar o PROD para o Non-Prod sem restrição.
Agradeço pela sua atenção.
Abs,
Vilso23 de maio de 2014 às 5:38 pm #106653rmanParticipante@Vilso Vaccaro
Tente o parâmetro QUERY do EXPDP. É possível você filtrar pela data e pela tabela. O caso dos 90 dias está resolvido.
Mas isso vai dar um bom trabalho até você acertas todos os filtros e de todas as tabelas.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.