Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 5 meses atrás por Avatar photoRegis Araujo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #86287
    Avatar de antonioDBAantonioDBA
    Participante

      Galera, estava ouvindo o café com GPO hoje, sobre o tema: “Mercado de Trabalho para iniciantes em Oracle”, e o Rodrigo Almeida comentou uma coisa que é a pura verdade: “Hoje em dias as empresas procuram um JEDAI para a função de DBA Oracle, tem que ter OCP, CCNA, programar java, perl, php, ter 10 anos de experiência….”. E então fico me perguntando, nós somos apenas 1, não tem com ser bom em tudo, e me faço a seguinte pergunta:

      * Afinal quais são os conhecimentos ESSENCIAIS para um DBA oracle no mercado de hoje? Para que pelo menos consiga realizar a sua função com segurança, tranquilidade e domínio.

      #86289
      Avatar photoRegis Araujo
      Participante

        Fala Antonio, boa tarde!

        Eu acho muito complicado responder a esta sua pergunta, pois vai depender de cada um que responder a esta pergunta. Na minha opinião o essencial é você ter PERSEVERANÇA, DEDICAÇÃO, DETERMINAÇÃO e nunca achar que sabe tudo, pois assim você vai sempre correr atras de aprender mais, pois para muitos o MUITO que fazemos e conhecemos não é nada.

        Quando eu ouvi esta entrevista surgiram 2 pensamentos em minha mente, o primeiro foi:

        Estou muito atrasado, será que meu conhecimento é muito pouco para conseguir uma vaga nesta área.

        E o segundo foi..

        Não importa, vou continuar estudando, correndo atras e não vou aceitar ninguem dizer se eu sou capaz ou não, pois quem tem que saber isto sou eu.. Eu que tenho que demonstrar se sou capaz ou não.

        …..

        E aqui estou eu, estudando, correndo atras, atualmente eu trabalho com programação, mas o que eu gosto mesmo é banco de dados e para mim acaba sendo muito mais dificil adquirir experiência e conhecimento, já que passo 9 horas do meu dia programando, mas não desisto, enquanto trabalho eu fico estudando sobre ORACLE, sempre olhando o forum e vendo a duvida dos usuários e suas respectivas soluções, assim adquirindo conhecimento.
        Aqui na empresa temos oracle 8i e 10g, possuo a permissão do DBA da empresa para utilizar um banco de Desenvolvimento para o meu aprendizado e até mesmo o auxiliei na correção de alguns problemas apresentados nos servidores de produção..
        Em casa tenho instalado o Oracle 10g, mais 2 máquinas virtuais com Linux e Oracle em RAC..

        Então, será que eu tenho os conhecimentos ESSENCIAIS para ser um DBA no mercado de hoje e exercer as funções? Eu sei que sim! Apenas está me faltando a oportunidade para utiliza-los… Estou aguardando uma oportunidade.. sei que logo irei conseguir…

        Bom, esta é minha opinião… Sei que muitos irão falar que precisa disto e daquilo para exercer a função, mas para mim, em primeiro plano tem que ter PERSEVERANÇA, DEDICAÇÃO, DETERMINAÇÃO.

        Abraços…

        #86291
        Avatar de antonioDBAantonioDBA
        Participante

          Po amigo, muito legal o que você falou, realmente Perseverança, Dedicação, Não ter preguiça de sempre estudar são fundamentais mesmo nesta área de DBA…realmente o segredo é nunca desistir dos nossos sonhos, eu tbm não trabalho diretamente com Banco, na minha empresa temos um BD SQL Server 2003 Enterprise, eu trabalho mais com servidores linux, AD, Cacti, Proxy,administração de rede e help desk interno. Também costumo estudar oracle no decorrer do dia…comecei a pós na FIAP em DBA Oracle mas sinto que ainda falta muuuuito experiencia até mesmo p/ acompanhar o ritmo das aulas… mas eu estou determinado:NÃO VOU DESISTIR! Só estou procurando me informar quais são os outros conhecimentos que são importantes na área. Pois sabemos que banco não é só monitoração e tunning. Tem uma série de outros fatores que podem interferir no desempenho do banco.

          Desde ja, agradeço pela suas palavras.

          Obrigado!!! Estamos nessa batalha juntos!

          #86364
          Avatar photolilian
          Participante

            Caros,

            Determinação é algo importante em qualquer carreira, e creio que esta é a principal característica do candidato a DBA; visto que a profissão é de muita responsabilidade: o ouro da empresa está em seu banco de dados, e por isso tanto é exigido do profissional.

            Estudar faz parte da rotina do administrador de banco de dados. Posso dizer com franqueza que estou estudando tanto quanto estava na faculdade.

            Perseverança e dedicação são essenciais!

            Além disso, creio um bom networking ajuda. Não adianta vc ficar estudando que nem louco, ser capaz, e ninguém saber disso. Por isso, para quem está começando, é importante “infiltrar-se” no meio dos DBA’s, começando pelos colegas da facul, professores, listas de discussão, etc.

            Iniciei como DBA neste ano e, estou adorando. Recomendo a profissão à qualquer um que goste de desafios e responsabilidades.

            Agora, “na boa”: Se na sua empresa não há oportunidade para vc trabalhar com banco, sai dessa! No início é difícil conseguir oportunidades, mas para quem é esforçado e determinado, nada é impossível. Foi isso que eu fiz: Onde eu trabalhava, tinha um pouco de contato com banco, mas a minha gerente queria que eu fosse consultora de implantação de erp’s … e me “tesourou” em algumas oportunidades; enfim, me enchi, e em menos de 1 mês procurando emprego consegui trocar de empresa!

            Caros, DESISTIR JAMAIS é o foco!

            Um abraço,
            Lílian Barroso

            #86369
            Avatar photoRegis Araujo
            Participante

              Opa…!!

              Sábias palavras Lilian…!!!

              É como eu disse, e como diz Jean-Claude Van Damme..”Retroceder Nunca, Render-se Jamais”..

              Então bola pra frente..!!

              Ahh.. e aproveitando.. Estou aceitando propostas heim..!!! Hehehe.. nada melhor que um NetWorking via forum.. hauha!!!

              Abraços..!!

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress