Marcado: oracleforms
- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 1 mês atrás por
Luiz.
-
AutorPosts
-
27 de dezembro de 2024 às 4:23 pm #178693
Luiz
ParticipanteBoa tarde
Estou iniciando meus estudos no Oracle Forms Reports, configurei o servidor Weblogic no virtualbox com windows 10 e instalaei o Oracle XE 11, mas nao estou conseguindo iniciar o formulario (frmbld.exe) pois a variavel ORACLE_HOME esta apontando para o banco xe, como eu configuro para que tanto o xe quando forms aponte para o ORACLE_HOME para que ambos funcionem corretamente ?
28 de dezembro de 2024 às 3:01 pm #178705Sergio Willians
MestreBoa tarde @Luiz ! Tudo bem ?
Qual seria a versão do Oracle Forms/Reports que você está usando ? Esse Oracle XE 11g é bem antigo. Como está usando o Windows 10, isso pode acarretar em uma série de problemas.
Assumindo que você está usando o Oracle Forms/Reports 11g, dê uma olhada no link abaixo:
https://www.profissionaloracle.com.br/2014/02/21/forms-11g-arquivos-de-configuracao/
Esse artigo explica um pouco sobre os arquivos de configuração do 11g.
Verifique o tnsname.ora e veja se está configurado corretamente. Você deverá encontrar algo como:
XE = (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = XE) ) )
Você precisará também configurar o arquivo default.env. Siga o roteiro abaixo para isso:
Configurar o arquivo
default.env
O arquivo
default.env
contém variáveis de ambiente usadas pelo Forms. Certifique-se de que ele aponta para otnsnames.ora
correto.- Localize o arquivo
default.env
, geralmente em:$FORMS_HOME/config
- Atualize ou insira a variável
TNS_ADMIN
para garantir que o Forms aponte para o diretório correto dotnsnames.ora
:TNS_ADMIN=<caminho_para_tnsnames.ora>
- Adicione também o caminho do Oracle Home e as bibliotecas necessárias, se ainda não estiverem configuradas:
ORACLE_HOME=<caminho_do_oracle_home>
FORMS_PATH=<caminho_das_bibliotecas_forms>
Espero ter ajudado
31 de janeiro de 2025 às 4:40 pm #178896Luiz
ParticipanteOla tudo bem!
Desculpe a demora mas não tive como responder antes, estou utilizando o Oracle XE 11 pois com as versões mais novas o forms da problema para criar o usuário por causa das novas políticas, fiz as configurações sugeridas mas o forms continua não abrindo, na postar o print do erro aqui no site (queria saber como faz), so abre se configuro no oracle_home, mas como faço para ter a confirmação do banco e do forms no oracle_home para funcionar corretamente tanto o banco quanto o forms ?
10 de fevereiro de 2025 às 9:45 am #178947José Laurindo Chiappa
ModeradorTudo blz ? Então, eu ainda não estou usando ele, mas a minha Sugestão é : se o teu PC é moderno e roda Windows 11, recomendaria começar por versões mais modernas do Forms e do SGBD Oracle , tipo o mostrado em https://www.youtube.com/watch?v=IP-5tG_mAK8 …..
10 de fevereiro de 2025 às 10:03 am #178948José Laurindo Chiappa
ModeradorE também só comentando (eu Ainda não tive a oportunidade de mexer com isso, até porque nos últimos anos tenho trabalhado muito Mais como DBA e como desenvolvedor PL/SQL , não exatamente com Forms), mas https://www.youtube.com/watch?v=_dbApLh9tB8 indica que agora na versão 14c tem uma maneira mais simples de desenvolver e testar localmente , na sua máquina pessoal, uma app em Forms, usando uma versão reduzida do webserver full… Como eu disse, NÂO TESTEI ISSO AINDA mas para quem está estudando, e portanto por enquanto NÂO vai implementar nada ‘de verdade’, em Prod, PODE ser útil, acredito…
23 de fevereiro de 2025 às 8:17 pm #179032Luiz
ParticipanteOla Jose Laurindo tudo bem ?
Vou fazer um teste com a versao 14, eu ate consegui configurar a versao 12, mas estou tendo o problema de configurar corretamente o ORACLE_HOME para que o banco de dados e forms funcionem na mesma maquina para eu possa desenvolver mas nao consegui ainda, vou tentar instalar essa versao do forms e uma versao mais nova do Banco de dados Oracle XE e testar.
Estou fazendo os testes em maquina virtual no virtualbox.
- Localize o arquivo
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.