Pular para o conteúdo

Marcado: 

• Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 dias, 16 horas atrás por Sergio Willians.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Luiz
    Participante

Boa tarde

Estou iniciando meus estudos no Oracle Forms Reports, configurei o servidor Weblogic no virtualbox com windows 10 e instalaei o Oracle XE 11, mas nao estou conseguindo iniciar o formulario (frmbld.exe) pois a variavel ORACLE_HOME esta apontando para o banco xe, como eu configuro para que tanto o xe quando forms aponte para o ORACLE_HOME para que ambos funcionem corretamente ?

Sergio Willians
      Mestre

Boa tarde @Luiz ! Tudo bem ?

Qual seria a versão do Oracle Forms/Reports que você está usando ? Esse Oracle XE 11g é bem antigo. Como está usando o Windows 10, isso pode acarretar em uma série de problemas.

Assumindo que você está usando o Oracle Forms/Reports 11g, dê uma olhada no link abaixo:

https://www.profissionaloracle.com.br/2014/02/21/forms-11g-arquivos-de-configuracao/

Esse artigo explica um pouco sobre os arquivos de configuração do 11g.

Verifique o tnsname.ora e veja se está configurado corretamente. Você deverá encontrar algo como:

XE =
        (DESCRIPTION =
        (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = localhost)(PORT = 1521))
        (CONNECT_DATA =
        (SERVER = DEDICATED)
        (SERVICE_NAME = XE)
        )
        )

Você precisará também configurar o arquivo default.env. Siga o roteiro abaixo para isso:

Configurar o arquivo default.env

O arquivo default.env contém variáveis de ambiente usadas pelo Forms. Certifique-se de que ele aponta para o tnsnames.ora correto.

• Localize o arquivo default.env, geralmente em:
          $FORMS_HOME/config
        • Atualize ou insira a variável TNS_ADMIN para garantir que o Forms aponte para o diretório correto do tnsnames.ora:
          TNS_ADMIN=<caminho_para_tnsnames.ora>
        • Adicione também o caminho do Oracle Home e as bibliotecas necessárias, se ainda não estiverem configuradas:
          ORACLE_HOME=<caminho_do_oracle_home>
          FORMS_PATH=<caminho_das_bibliotecas_forms>

Espero ter ajudado

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress