- This topic has 5 replies, 3 voices, and was last updated 9 years ago by guilherme.
-
AuthorPosts
-
28 de outubro de 2015 at 5:17 pm #107842guilhermeParticipant
Olá pessoal,
Estou com um problema em uma base que analisei… Existe um datafile que possivelmente foi excluído via sistema operacional… Até então o backup era feito copiando os datafiles. Não possuo mais o datafile excluído para realizar a restauração e posteriormente a exclusão. Com isso tem gerado alguns logs. Este datafile não é mais necessário obviamente, porém preciso efetuar a exclusão pelo Oracle para que o mesmo não reconheça mais este arquivo (datafile). O banco é 10g.
O que devo fazer? Atualmente, executando esta query: SELECT * FROM V$DATAFILE_HEADER tenho a confirmação de STATUS = OFFLINE e ERROR = FILE MISSING…
Como faço pra excluir de vez este datafile?Obrigado.
Abs
28 de outubro de 2015 at 7:20 pm #107843rmanParticipant@guilherme
Situação complicada.
Sua base está em ARCHIVELOG mode? Quanto tempo que isso aconteceu?
No geral a solução seria restaurar o backup.
28 de outubro de 2015 at 7:34 pm #107844guilhermeParticipant@rman
A base não esta em archive mode…
Acompanhando os logs, me parece ter acontecido a mais de um mês.
Acredito que a única solução seria a transferência de datafiles pra outra tablespace (nova), excluir a tablespace que contém o datafile, cria-la novamente, e transferir novamente os datafiles pra nova tablespace criada. O que achas? Tem como alterar somente o nome da tablespace?
Vai me dar trabalho heheheh…Obrigado.
Abs28 de outubro de 2015 at 8:01 pm #107846rmanParticipant@guilherme
Não sei se a sua solução vai funcionar. Houve perda de dados, todos os dados que estavam no DATAFILE perdido não existem mais, provavelmente terá problemas nos objetos que estavam lá, não sei se você vai conseguir move-los para a nova TABLESPACE.
Já conseguiu identificar quais objetos foram afetados?
Para renomear uma TABLESPACE:
ALTER TABLESPACE users RENAME TO ts_users;
29 de outubro de 2015 at 4:14 pm #107852WenderParticipant@guilherme
Bom Dia,
Apenas um questionamento, qual SO esta hospedando o DB, pois caso seja um SO linux e se a Instancia não tiver sido feito um shutdown, ainda sim é possível recuperar o arquivo excluído.Agora ao meu ver se tiver sido feito um shutdown ou não for SO Linux acredito que somente se tiver backup, é igual o @rman falou, meio complicado e mover para outra Tablespace também não resolverá pois houve perda de Dados.
30 de outubro de 2015 at 5:24 pm #107854guilhermeParticipant@rman
Sim, já verifiquei os objetos afetados, inclusive acredito que outra tablespace já possuem estes mesmos objetos do datafile excluído. Gostaria somente que o Oracle não o reconhecesse mais.
@wender
Acredito que ela já tenha sido reiniciada, pois tentei recuperar pelo Linux, através da verificação dos arquivos pelo files descriptors (cd /proc/xxxx/fd/) e não encontrei nada referente a exclusão deste datafile…
Acredito que terei que deixar assim então, mesmo que esteja gerando alguns logs…
Obrigado pessoal.
Abs
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.