Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 9 meses atrás por Avatar de HitotuziHitotuzi.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Participante

Bom dia!

Tenho um trigger after update de log que não está disparando quando o comando UPDATE é executado, simplesmente ele desconecta a sessão com a mensagem informando o id do processo. No entanto, quando eu abro o pl/sql developer edito a linha e faço a alteração manualmente o trigger é disparado e funciona corretamente.

Alguém poderia me dar uma dica de como resolver, essa tabela é auditada e precisa registrar esses logs.

Desde já agradeço.

Participante

@Hitotuzi

Na trigger foi implementado o COMMIT? Se não, o registro só será persistido após o COMMIT da transação original, se deu erro e a sessão foi finalizada sem COMMIT isso explica por que você pensa que a trigger não foi disparada. Na verdade foi disparada mas não houve o COMMIT, logo o registro do log não foi persistido.

Participante

@rman

O trigger chama uma função que faz um insert na tabela de log, dentro dessa função tem um commit. O que me intriga é que funciona se eu editar a linha e alterar o valor do campo pelo pl/sql developer, agora quando eu executo comando UPDATE alterando o valor do mesmo campo, não funciona, aparece o erro “ORA-03113: fim do arquivo no canal de comunicação, ID do processo: 25212, ID da Sessão: 244, Número de série: 31773” e desconecta minha sessão.

Participante

@Hitotuzi

Não é permitido o COMMIT dentro da TRIGGER, mesmo sendo de forma indireta, ou seja, a TRIGGER dispara a FUNCTION e ela faz o COMMIT. O COMMIT deve ser feito na transação original, ou seja, após o INSERT que dispara a TRIGGER.

Participante

@rman

Obrigado, vou rever essa estrutura de auditoria e fazer os devidos ajustes.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress