Pular para o conteúdo
Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    Posts
  • #84271
    Avatar de antonioDBAantonioDBA
    Participante

      Estou ingressando na Área de DBA Oracle recentemente, ja venho estudando os conceitos, SQL e diversos artigos sobre o mesmo. Estou planejando em fazer minha pós em DBA Oracle na FIAP. Entretanto, muitos amigos meus da área, me aconselharam realizar os Cursos Oficiais ao invés da Pós.
      Então fica a dúvida: No meu caso, pra quem esta começando agora, é mais interessante e aproveitoso realizar uma Pós ou Certificação Oficial? Qual a vantagem de cada uma?

      Obs.: Pelo que vi a duração dos cursos oficiais são de 5 dias. Enquanto que a Pós é 1 ano.

      Grato pela atenção,

      #84273
      Avatar de Rodrigo MesquitaRodrigo Mesquita
      Participante

        Com certeza na hora de contratar a empresa vai priorizar um curso oficial com certificação do que uma pós. A vantagem tambem é pq o curso e a certificação vc consegue comprovar seu conhecimento mais rapido.
        Posso está errado mais acredito que a pós ajuda mais quem quer um cargo academico.

        #84277
        Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
        Participante

          Em termos genéricos, a pós abre muitas portas, quem tem uma pós graduação, seja lá no que for, tem um ganho sobre quem tem apenas a faculdade, isso é indiscutível. Se a pós é na área que você atua, então o bonus é maior, isso vale tanto para a área técnica quanto administrativa.
          Em alguns casos como Java, Oracle, SQL Server, Linux e outros produtos que permitem ao profisisonal demonstrar suas qualificações por meio de uma especificação (certificado), este certificado acaba valendo mais do que uma pós.

          Mas…

          O que realmente vale é a esperiência, pois já trabalhei com profissionais com pós e com certificação, se não tem vivência, acabam tendo muito conceito e pouca habilidade em resolver problemas imediatos de produção…

          #84336
          Avatar de rteixeira-rprteixeira-rp
          Participante

            Por experiência própria, na minha função ( “Analista de Sistemas Oracle” ) já passei em várias entrevistas só pelo fato de ser certificado Oracle.

            Ou seja, para mim, contou o tempo de experiência, os projetos que trabalhei e o certificado Oracle.

            Porém, aconselho a todos a agregarem em seus C.V. o maior número de cursos e certificações possíveis, pois, juntando prática com teoria, com certeza o profissional será muito mais gabaritado.

            []s
            Rodrigo Cantarella Teixeira

            #84705
            Avatar de lenosilvalenosilva
            Participante

              Bom galera, sou iniciante e quero ser DBA Oracle.
              Recentemente troquei a faculdade de sistemas de informacao para uma graduacao tecnologica em banco de dados na FIAP.Estou apostando nisso para ter alguma visibilidade no mercado.
              Ocorre que já nao sei se fiz uma boa escolha.Tenho ouvido muitos dizerem que é muito dificil arrumar um emprego na area sem experiencia e que para ser DBA tem que ser programador/desenvolvedor antes.

              Espero nao estar disperdiçando meu suado $$ com essa facu.

              #84876
              Avatar de marcelomirandolamarcelomirandola
              Participante

                Cara, nenhum dinheiro gasto com educação e conhecimento é disperdício.
                O fato é que você precisa dar um start. Tem algum preconceito em começar como estagiário ou trainee?

                #84879
                Avatar de lenosilvalenosilva
                Participante

                  Marcelo,

                  Não tenho nenhum preconceito em voltar a ser estagiario/Trainee, o importante para mim é entrar na area, a partir dai eu me garanto.

                  #85364
                  Avatar de rteixeira-rprteixeira-rp
                  Participante

                    Fera…

                    Se me permite dar uma opiniao, vc fez o mais dificil que é escolher uma área como a de DBA. Difícil no sentido de que para mim, o cara tem que ter perfil ( TA LIGADO ? ). O cara tem que gostar muito desse perfil de trabalho. Meu caso é o inverso, eu prefiro codifigar, programar, e adoro minha função.

                    A área de DBA, é mais restrita que a de programador, porém, é bastante lucrativa para os “BONS”.

                    Se você se garante e gostou da área, ou está gostando da área, tenho certeza absoluta que não irá se arrepender.

                    A não ser é claro, se suas pretenções salariais forem maiores que R$ 1.000.000 ao ano. rsrsrsrssrrrs

                    []s e se quiser, posso lhe encaminhar o msn de alguns amigos DBA’s que podem lhe assessorar na sua caminhada.

                    Sucesso pra ti.
                    Rodrigo Cantarella Teixeira

                    #85376
                    Avatar de lenosilvalenosilva
                    Participante

                      Rodrigo,

                      Obrigado pela resposta.

                      Realmente é uma area restrita, mas tenho certeza que fiz uma boa escolha.

                      Se puder me ajudar de alguma maneira eu agradeço muito.

                      abraços

                      Leandro Silva

                      #90191
                      Avatar de DanielHDanielH
                      Participante

                        Bom dia a todos!

                        Minha primeira vez que posto nesse forum e gostaria de tirar algumas duvidas.

                        Primeiro: tenho a mesma duvida do antonioDBA sobre certificação X pós graduação de Administração de Banco de Dados Oracle. O que seria melhor???
                        Como o lenosilva também gostaria de ser um DBA.

                        Gostaria também de saber opiniões sobre a faculdade FIAP e seu curso de Adm em Banco de Dados ORACLE e também o
                        melhor lugar para se tirar uma certificação da ORACLE.

                        Gostaria de ressaltar que sou estagiário faz um ano e minha experiência maior é em programação em
                        VB6 e pouco contato com SQL Server 2000. Recentemente fui passado para um projeto com JAVA e BD ORACLE (Graças a Deus).

                        Obrigado a todos…

                        #90427
                        Avatar de soscampossoscampos
                        Participante

                          Tenho 35 anos e trabalho a 8 anos na area de Redes, mas estava pensando em mudar para area, tenho curso superior e ja instalaei varios servidores oracle, sql e alguns em linux, mas nunca administrei de fato. Queria saber se minha idade iria atrapalhar na mudanca de area

                          #90432
                          Avatar de IshiiIshii
                          Participante

                            Olá,

                            Realmente a experiência conta bastante, acho que devido a seu conhecimento de Redes e já ter instalado Oracle/Linux, isso somente irá agregar e não deve ser um empecilho. Lógico que DBA sênior não dá para ir saindo, mas também não demoraria muito não.

                            []s Ishii
                            ps: sucesso e “May the force be with you”

                          Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
                          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                          plugins premium WordPress