Pular para o conteúdo
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #90132
    Avatar de Marcio68AlmeidaMarcio68Almeida
    Participante

      O certificado, antigamente era um atestado que garantia ao seu possuidor uma vantagem, um diferencial, um comprovante de competência.
      Hoje em dia, vejo muita gente certificada, porém são decoradores de respostas, fazedores de testes, pessoas que eu não contrataria de forma alguma.
      Já trabalhei com pessoas super qualificadas para ensinar, porém não conseguem trabalhar em um ambiente de produção, não consegue lidar com o stress do dia a dia, nem resolver problemas mais complexos.
      O certificado, ao meu ver, deveria ser obtido por relevância, por conhecimento na linha de frente de batalha, provas, hoje em dia, não provam mais absolutamente nada.

      Mas isso é o meu ponto de vista…
      Pode ser que eu esteja errado…

      #90134
      Avatar de vierivieri
      Participante

        Concordo plenamente!!

        Mas acho valido para quem está em busca
        de vaga para trainee e/ou estágio…

        ou até mesmo para vaga de DBA junior, mas eu acho que para dba júnior já é nescessário 2 anos de experiência…

        Para quem já está no mercado de DBA não vejo nescessidade..
        o know how você pega no dia a dia mesmo não tem jeito!!!
        Não só de procedimentos técnicos mas de linha de raciocinio para resolver problemas , malicia para lidar com desenvolvedores e
        gestores… saber trabalhar sob pressão… medir tempos e demanda,
        avalidar nescesidades empresariais… lidar com pessoas!! Para esse tipo de coisa que é fundamental para um DBA não existe certificado!

        Eu mesmo já treinei um OCP antes de sair da minha antiga empresa que pelamordedeus…. mto fraco!!
        E o meu coordenador de BD não tem certificação mas tem 15anos de banco de dados… e ele é EXCELENTE!! Portando certificação não pesa muito na carreira, mas dependento do destino pode fazer diferença! ou não!

        Pra quem tem tempo e saco para decorar manuais vale a pena, pois se pesar em algo, irá pesar positivamente, mas poderá não pesar nada também!!!

        #90153
        Avatar de RodrigofsRodrigofs
        Participante

          Concordo com vocês e sei que certificação não é garantia de conhecimento. Eu penso da seguinte forma, estou começando com a tecnologia Oracle, estudo muito mais para entender os conceitos do SGBD, do que para a certificação, como não tenho a oportunidade de trabalhar com o produto ainda, tenho que simular diversas situações para aprender cada dia mais, e sempre tentando unir a teoria com a prática. Trabalho em um departamento de TI, mas não como DBA (Sou suporte de Infra, e Sistema Integrado). Mas aprendi a lidar com pessoas, problemas do dia a dia, e resolver problemas. Estudo para certificação pois como o vieri falou para conseguir um cargo de DBA junior, e acho muito interessante, pois com isso é possível ter uma linearidade com os estudos, e se você tentar simular os ambiente que serão cobrados no exame, você aprende muito. Já tirei minha certificação no Windows 2003, e como não fiz curso, tive que estudar e aprender sozinho, e hoje sei o quanto me ajuda o conhecimento adquirido para preparação para prova. Pretendo fazer o mesmo mas agora com a tecnologia Oracle.

          Depende da pessoa, tem gente que só decora prova, tem gente que estuda de verdade que é o meu caso.

          Abraço Amigos.
          Rodrigo Santana.

          #90213
          Avatar de fsitjafsitja
          Participante

            Experiência é o que conta mais, e para um profissional experiente, o certificado não agrega tanto quanto para quem está começando. O iniciante aposta no certificado para impulsionar sua carreira, servindo de lastro na busca por oportunidades.

            Como já foi dito aqui, muitos dos principais atributos de um profissional não são fáceis de medir: dedicação, profissionalismo, tato no contato social, capacidade de negociação, etc.
            Porém, conhecimento técnico dá para medir e ranquear as pessoas de forma objetiva.

            A certificação não é o “make or break” de um profissional, porém só agrega. Mostra, no mínimo, que aquela pessoa dedicou-se o necessário para alcançar aquele objetivo. Pode ainda ser um indicador de que aquela pessoa corre atrás, quer sempre aprender coisas novas e melhorar naquilo que faz.

            Por que não se certificar? A resposta vai de cada um.

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress