Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 1 mês atrás por chduarte.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Anônimo

Olá, amigos! Gostaria de saber a opinião de outros profissionais sobre uma boa política de backup, lembrando é claro que isso depende do ambiente em questão.

1 – Cópia fisica dos datafiles, arquivos de log e control files, agendado para ser efetuada diariamente pelo SO;

2 – manter sempre o BD em modo de aquivamento;

3 – Export da principal tablespace do banco, agendado para ser efetuada diariamente pelo SO;

4 – Realização um backup diario com o Rman;

chduarte
      Participante

1 – Cópia fisica dos datafiles, arquivos de log e control files, agendado para ser efetuada diariamente pelo SO;

Eu particularmente gosto muito do RMAN. Voce configurar o seu RMAN a partir da versao 9i, e agora na versao 10g ele ja aceita comprimir o backup. Depois é so rodar um simples “backup database” e pronto. Estara tudo feito. Na versao 10g vc consegue utilizar o proprio schedule muito poderoso do banco.

Se for o caso eu posso colocar uma configuracao aqui depois neste post.

Eu acredito no RMAN para bancos ate uns 500GB. Depois disso acredito que outra ferramente deve ser utilizada. Eu ja utilizei e aconselho o SQLBackTrack para bancos acima disso. Costumava gerar backup de 1.3 1.4 T em 3,5 horas. Tenho noticias de backups de 3 a 4 Teras em 3 horas devido a maquina. Vale a pena dar uma olhada no preco.

2 – manter sempre o BD em modo de aquivamento;

Bancos de producao e eu acho que atualmente ate desenvolvimento tem que estar archivelog. Processo muito simples:

SQL> show parameter log_Archive_dest
        Atualizar este parametro
        SQL> shutdown immediate
        SQL> startup mount
        SQL> alter database archivelog
        SQL> alter database mount

Note que no banco 10g é preciso tomar cuidade porque o banco utiliza alguns algoritmos internos para verificar se a area de archive esta cheia e voce precisa informar ao banco que removeu os archives.

3 – Export da principal tablespace do banco, agendado para ser efetuada
        diariamente pelo SO;

Eu particularmente sou total contra qualquer policita de backup de banco utilizando exp/imp a nao ser que seja para transporte de dados. Mesmo assim dependendo do que seja acho melhor utilizar XML. Ha outras formas de se recuperar uma tabela utilizando um hot backup por exemplo somente foltando o tablespace desejado. Pode ser mais rapido dependendo do tamanho da tabela.

4 – Realização um backup diario com o Rman;

Citado no item 1. Muito importante é testar o seu backup para ver se tudo esta correto.

Grande []

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress