- Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 10 meses atrás por marcelomirandola.
-
AutorPosts
-
4 de março de 2009 às 11:12 pm #85611elciodbaParticipante
Estou iniciando agora no desenvolvimento PL/SQL WEB TOOLKIT,
Gostaria de trocar uma ideia pois não sei nada do assunto.
Devo usar uma ferramenta tipo JDEVELOPER ou ECLIPSE ou na Oracle tem
alguma ferramenta pra desenvolvimento PL/SQL WEB TOOLKIT e uma ferramenta. Tem como eu acessar.
Amigo é uma pergunta tosca mas na verdade não sei nada, nada PL/SQL WEB TOOLKIT.Tem como vc me ajudar
com um norte estou totalmente perdido.Eu li teu tua documentação mas Não entendi sobre editores. PL/SQL WEB TOOLKIT
tem editor?Obrigado e desculpe o encomodo
Elcio Francisco
5 de março de 2009 às 6:41 am #85616Leonardo LitzParticipanteOla Elcio
O web toolkit e um recurso do banco de dados que e capaz de interpretar tags html,javascript, xml, AJAX dentre outras linguagens web, utilizando a package htp.
Voce ira precisar instalar o Web Service da oracle para que seja possivel acessar o servidor.
Se voce utiliza o pl/sql developer, voce pode criar uma procedure com os seguintes comandos, e ao executa-la e possivel visualizar a pagina gerada.
htp.p('html
title>Teste/title>
head>/head>
body>
h2>teste/h2>
/body>
/html');
Na package htp existem procedimentos pre definidos que voce pode utilizar tambem.
E muito comun criar a pagina em um editor html e inseri-la no programa, como se fosse um php ou jsp.Sobre a utilizacao do JDeveloper e um aplicativo que gera as paginas dinamicas na linguagem java (JSP,JFS….). Mesmo sendo um aplicativo bem pesado, este ajuda muito na produtividade, sua curva de aprendizado e bem rapida.
Neste e possivel mapear os objetos do banco de dados (como se fosse um forms da vida) e gerar as telas apartir dele automaticamente.
Na versao 10g nao ha suporte a AJAX, caso voce tenha que utilizar tera que implementar manualmente. Ja na versao 11g e possivel criar grid dinamicas ja com ajax, exportar em CSV, PDF e XML, sujiro a versao 11gR3 que e a mais estavel.
Para usa publicacao voce devera instalar o web service OC4J.Ja se voce decidir utilizar o Eclipse, podera utilizar algum ide de mapeamento dos objetos do banco de dados coisa do tipo JPA dentre outros. Existem paths que geram as telas com base no MER do banco em jsp, jsf ou qualquer outra tecnologia.
Para executar voce devera instalar algum web service, tom cat, apache, glassfish ou qualquer outro.Creio que para utilzar o web toolkit, vc precisara de um web designer e um programador pl/sql.
Para utilizacao do JDeveloper voce ira precisar de conhecer a ferramenta em si e conhecer JAVA e Linguagens Web.
Ja para utilizar o Eclipse devera conhecer java, ides de mapeamento, alem das linguagens para Web.Todas as formas tem seus pros e contras, deve-se ser levado em conta a complexidade e tamanho do seu projeto, tempo e recursos financeiros para a escolha da tecnologia.
Qualquer duvida posta ai.
Vlw Leonardo Litz
6 de março de 2009 às 12:34 am #85626marcelomirandolaParticipanteDá uma olhada neste site:
http://www.boaglio.com/guia/online/
Para quem não sabe nada, é uma ajuda.
Marcelo.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.