Pular para o conteúdo
Viewing 5 posts - 1 through 5 (of 5 total)
  • Author
    Participant

Boa tarde pessoal!

Possuo um Oracle standard licenciado, porém, estou precisando particionar tabelas, tentei fazer e ocorreu a mensagem que o “Partitioning” não estava habilitado, tem como habilitá-lo nesta versão? Se não, como posso resolver isso?
      Desde já agradeço a ajuda!

Participant

@Hitotuzi

O Partitioning é um option do Oracle Database Enterprise Edition.

Infelizmente com a versão Standard você não poderá utilizar esse recurso.

Como resolver isso? Adquira o Oracle Database Enterprise Edition e o option Partitioning.

O option Partitioning é um custo extra ainda, você paga separado.

Detalhe, o licenciamento da versão Enterprise Edition é baseado em core, diferente da versão Standard que é por socket. Resumindo, a solução vai ficar cara.

Participant

@rman

Obrigado pelos esclarecimentos, realmente vai ficar caro, você tem alguma dica de algum procedimento ou estrutura que posso criar como alternativa ao uso de particionamento de tabelas quanto a vantagem que se poderia ter com relação à performance? A tabela em questão possui 23.351.424 de linhas 21 atributos (varchar2, number e date)

Participant

@Hitotuzi

Bom, eu nunca precisei fazer um particionamento. Aqui também utilizamos a versão Standard. Veja um exemplo, tenho uma tabela com 153.669.220 linhas. Não tenho problema de desempenho nela.

Será que a solução no seu caso é particionamento? Qual é o real problema a ser resolvido? Talvez um INDEX já resolva.

Que tipo de particionamento você estava pensando em fazer? Range partitioning ?

Participant

@rman

Na realidade eu fiz uma migração do Oracle 10g Enterprise para versão licenciada Oracle 11g Standard, quando levantamos o sistema, o mesmo começou apresentar o erro de tabela ou view não existe, após realizar uma análise, verifiquei que existe essa tabela que é particionada e não foi criada com impdp. Como vc explicou anteriormente a versão Standard não disponibiliza esse recurso. Mediante a sua experiência com o Standard com uma tabela possuindo 153.669.220 linhas sem nenhum problema, então na realidade, ainda não existe o problema, eu estava supondo que removendo o particionamento da tabela a performance iria cair muito, mas vou criar aqui na minha base a esta tabela sem o particionamento, importar as linhas e realizar os testes, se a performance cair, como você explicou, talvez um INDEX resolva a situação.

Obrigado pelos esclarecimentos!

Viewing 5 posts - 1 through 5 (of 5 total)
            • You must be logged in to reply to this topic.
            plugins premium WordPress