Pular para o conteúdo
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Avatar de Raphael FernandesRaphael Fernandes
    Participante

Olá!

Estou envolvido em um projeto, onde será montado um servidor de banco de dados Oracle para fornecer algumas informações. Hoje, as informações necessárias encontram-se em três instâncias distintas, e foi decidido que essas informações serão replicadas para um outro servidor independente, para não dar impacto no ambiente OLTP.
      Esse ambiente (chamado de “intermediário”) será usado por uma equipe de sistema que criará consultas que servirão de base para um BI, ou seja, funcionará como uma Staging Area.
      Diante dessa situação, e lembrando que os bancos “origens” são Oracle 10G, pensei em usar Oracle Streams.
      Fiz um laboratório e achei bem interessante, mas gostaria de saber se alguém já teve algum problema com Streams ou se propõe alguma outra ferramenta. Me propuseram Golden Gate, mas a licença fugiria um pouco do custo do projeto.
      Durante a configuração do Streams, não entendi como fazer a replicação em batch (de tempos em tempos), apenas “online”. isso é possível?
      Bom esses são os dados do problema:
      – Necessidade de replicação de dados de 3 instâncias Oracle distintas;
      – Apenas cerca de 20% dos dados dos bancos serão replicados;
      – A replicação não necessita ser em tempo real, mas frequente;
      – A replicação não pode “impactar” no ambiente operacional de produção;
      – Os bancos de origem são Oracle 10G (10.2.0.4) e nesse caso rodam em servidores com Windows Server 2003.

Conto com a ajuda de vocês!
      Grato!

Participante

@ROAF

Eu já trabalho com Oracle Streams a um bom tempo, porém no seu caso, acho quase inviável utilizar Streams, visto que não existe mais suporte para esta ferramenta e na versão 10.2.0.4 existem muitos bugs de datatypes não suportados e transações longas.

Você vai ter que gastar um bom tempo para resolver erros que irão acontecer.

A replicação que possuo de Streams é Bi-Direcional de DML mas uni-direcional de DDL.

Mesmo na versão 11.2.0.4 ainda existem muitos bugs, por este motivo estamos migrando a replicação de Streams para Oracle GoldenGate.

Uma outra saida seria você utilizar Advanced Replication que usa Materialized Views e refresh conforme sua necessidade.

Infelizmente neste caso, você vai ter que optar por GoldenGate.

Abraços.

Participante

@ROAF

Uma outra alternativa é utilizar MATERIALIZED VIEW + DBLINK.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress