Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 11 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108509
    Avatar de Jefferson GranattoJefferson Granatto
    Participante

      Olá

      Instalei Oracle Express 11 em Windows 10. O computador sofre frequentes quedas de energia, meu cliente diz que não irá resolver o problema. Mas esse evento causa logfile corrompido. Gostaria de saber se existe alguma configuração no Oracle para torná-lo resistente a quedas de energia.

      Agradeço suas respostas.

      #108510
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Então, vamos entender o que está acontecendo aí : o fato é que não só o Oracle mas quase que todo e qualquer RDBMS (por questão de performance) não grava diretamente nos arquivos de dados as alterações/inclusões/deleções mas sim faz isso nalgum cache de memória, E ao mesmo tempo registra em disco os bytes que ficaram diferentes da memória em comparação aos arquivos de dados num arquivo de LOG, que contém esses bytes alterados : se o banco for desligado incorretamente, sem que as alterações tenham sido implementadas nos arquivos de dados, o RDBMS simplesmente vai as ler do arquivo de log e as aplicar….

        OU SEJA : esse arquivo de LOG é *** FUNDAMENTAL *** pro correto funcionamento do software : assim sendo, se vc está tendo corrupção/perda desse arquivo por uma falha de hardware qualquer (queda de força no momento em que os discos estavam sendo gravados, setor de disco ruim/falhado, seja o que for) , NÂO TEM o que o software fazer pra consertar/corrigir um hardware, sim sim ?? Isso é Óbvio, HARDWARE é uma coisa e SOFTWARE é outra…..

        No seu caso específico, se a falha vêm de uma queda de força, o Óbvio ULULANTE é vc mandar teu cliente deixar de ser murrinha , ir numa loja de produtos de informática e comprar um NO-BREAK (um de 1 Kva normalmente é suficiente pra segurar um microcomputador de pequeno porte, e custa menos de mil reais, grana de cervejinha pra uma Empresa, é um salário mínimo) ….. Ou ainda usar algum tipo de RAID em mirroring, onde há um conjunto de discos constantemente sendo espelhado…

        Afora a solução CORRETA e INDICADA acima descrita, o que é possível no tocante ao software RDBMS Oracle em si é solicitar que o RDBMS faça ** CÓPIAS ** desse vital arquivo de LOGs em discos DIFERENTES, aí se por qualquer motivo o disco X falhou em tese vc ainda tem a cópia no disco Y… Veja nos manual “Oracle Database Administrator’s Guide” o capítulo ‘Managing the Redo Log’ no item de MIRRORING, que é exatamente a config em questão…

        ====>>> REPITO, isso não é 100% seguro (em tese NADA IMPEDE que a queda de força aconteça num momento em que AMBOS os discos estejam sendo gravados/acessados, e portanto TODAS as cópias do redo log file sejam corrompidas/perdidas) mas é uma Opção….

        []s

        Chiappa

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress