- Este tópico contém 11 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos atrás por edumelo.
-
AutorPosts
-
17 de outubro de 2009 às 12:04 am #90253edumeloParticipante
Olá pessoal,
A empresa onde trabalho vai começar a trabalhar com Oracle BI ano que vem (não sei se vender BI seria um termo correto), e até vamos fazer cursos e tals. Mas eu gostaria de mexer primeiro, aprender um pouco por conta própria antes, pois acho que assim dá pra tirar melhor proveito do curso posteriormente.
Como é uma coisa nova pra mim, gostaria de saber primeiramente o que devo instalar para implementar o BI. Por exemplo, tem o datawarehouse, oracle application server, etc, mas fui no site da Oracle e tem tantos produtos, tantas versões, tanto material para consulta, que fiquei perdido. Alguém pode me guiar nesses primeiros passos me indicando quais produtos e quais versões vou precisar instalar para implementar o BI da Oracle? Alguém aí trabalha com o BI da Oracle?
Aos moderadores: se postei este tópico na sessão errada, por favor me desculpem e movam para a sessão correta.
Obrigado e abraço a todos!
17 de outubro de 2009 às 12:16 am #90254vieriParticipanteAcho que primeiro de tudo vc precisa estudar o conceito de B.I.
BI da ORACLE não existe, oque existe são ferramentas
e feaures que suportam projetos de B.I .B.I você pode fazer até no EXCEL.
Provavelmente vocês utilizaram o Oracle WareHouse Builder,
acessando o Oracle Database Enterprise que possui suporte para tal.
E talvez e Hyperion aquisição “recente” da Oracle,
mas antes de partir para as ferramentas aconselho cair dentro da teoria
para entender oque são datamart’s,cubos,etl,snow flake,drill down, slice… entre outros conceitos básico que se não tiver no sangue não rola.17 de outubro de 2009 às 12:28 am #90257edumeloParticipanteLegal, valeu Vieri.
Isso dos conceitos já estou vendo mesmo, mas achei que instalando os produtos e criando um case seria algo para complementar os conceitos.
Dizer para alguém que nunca vi um carro que é um objeto com rodas que vc entra e vai de um lugar ao outro, com certeza a pessoa vai entender. Mas se vc puder mostrar um carro pra ela, colocá-la dentro e levar ela de um lugar pra outro certamente vai complementar o conceito.
É nesse sentido que eu estava pensando em instalar os produtos da Oracle, pegar bases de testes de algum cliente nosso e implementar um case mesmo. Pra ir vendo os conceitos e paralelamente conhecendo as ferramentas.
Mas com certeza vou me aprofundar nos conceitos. Valeu!
17 de outubro de 2009 às 5:28 am #90260ronaldortsParticipanteNo site http://www.nextg.com.br/ tem um curso online gratuito, eu achei bem legal, mesmo sendo leigo no assunto aproveitei bastante….
18 de outubro de 2009 às 1:11 am #90268edumeloParticipante[quote=”ronaldorts”:tctuu0cm]No site http://www.nextg.com.br/ tem um curso online gratuito, eu achei bem legal, mesmo sendo leigo no assunto aproveitei bastante….[/quote]
Valeu Ronaldo, pelos tópicos o curso parece ser bom mesmo. Só uma coisa, me inscrevi no curso, mas não consigo baixar o material de jeito nenhum, tem um erro no link que é para baixar o material e não achei outro link para baixar. Você conseguiu baixar, ainda tem o material? Teria como me mandar por e-mail se possível? eduleal2005@gmail.com
Obrigado!
18 de outubro de 2009 às 1:15 am #90269edumeloParticipanteOps, acho que entendi errado. Pelo que vi o material para baixar deve ser o mesmo conteúdo do site, mas em formato PDF não é? Esqueça meu pedido e mais uma vez obrigado!
18 de outubro de 2009 às 4:27 am #90270vieriParticipanteSe você conseguir instalar o Oracle database enterprise,
hyperion, Oracle Warehouse builder na sua máquina e simular ETL’s,
fazendo trasformações em dados vindo de outras bases de um sql server, db2.. etc…
criar tabelas particionadas, criar mapas no work flow no OWB.Pois é assim que acontece nas empresas…
Poi isso disse para começar pela teoria..
Sou DBA nunca tabalhei com B.I, mas administrar uma base de 1tera de
B.I e sei da complexidade disto.. por isso falei para começar pela teoria que é por onde se começa qualquer aprendizado!Instale o Oracle enterprise e o OWB e tente montar alguns ETL’s conforme for surgindo as dúvidas vc posta aqui..
mas talvez que vão surgir dúvidas até na instalação…
Boa sorte!!
😉19 de outubro de 2009 às 5:26 am #90272ronaldortsParticipanteIsso ae meu amigo, os dois materiais sao iguais.
Abraco…[quote=”edumelo”:non68mlk]Ops, acho que entendi errado. Pelo que vi o material para baixar deve ser o mesmo conteúdo do site, mas em formato PDF não é? Esqueça meu pedido e mais uma vez obrigado![/quote]
4 de novembro de 2009 às 5:41 pm #90696sosaParticipanteSó complementando,
Concordo plenamente que você deve focar inicialmente nos conceitos para entender que existem perfis e que não necessáriamente você precisará aprender todo o ferramental Oracle e ainda que o mais importante é entender o todo e isso, só estudando os conceitos você pode ter. Então, acho mesmo que sua empresa deveria treinar voces nos conceitos antes de tudo !
4 de novembro de 2009 às 5:44 pm #90698sosaParticipanteAh sim ! Só lembrando que se precisar de alguma ajuda sobre o ferramental oracle de business intelligence é só falar. Não conheço todos (é impossível comnhecê-los) mas, o basicão eu me viro…
4 de novembro de 2009 às 6:00 pm #90700edumeloParticipanteObrigado pela ajuda oferecida Sosa! Se precisar, pode ter certeza de que vou perguntar sim 😆
No momento estou mesmo estudando somente conceitos, mas com alguns estudos de caso logo vou começar me aventurar com algumas ferramentas, tentar modelar um Data Mart simples, e por aí vai.
Quando eu adquirir experiência suficiente, ficarei grato em ajudar aqui também 😀
22 de dezembro de 2009 às 9:12 pm #91707edumeloParticipanteBoa tarde pessoal,
Depois de estudar um pouco de teoria (e ainda seguir estudando), resolvi instalar o Oracle 11g, abrir e configurar o Warehouse Builder e criar um ETL. Criei aqui um “problema” modelo para estudar, no qual devo importar os dados de arquivos XMLs (notas fiscais eletrônicas).
No entanto, estou com problemas para importar os dados dos XMLs para criar os modelos no OWB, pois não descobri como criar as funções de importação e rodá-las. Alguém sabe onde encontro um bom tutorial de como fazer isso ou se for fácil pode explicar?
Obrigado!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.