Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos atrás por Avatar de rmanrman.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Participante

Atualmente estou usando o exp para realizar backup dos dados do meu banco, porém tenho achado que atualmente ele tem demorado um pouco mais.

Já dei testei o expdp que foi bem mais rápido que o exp, porém não consegui com sucesso fazer testes de importação usando o impdp.

Gostaria de saber qual a melhor estratégia para backup dos dados do banco? Se continuou usando o exp, ou tento o expdp ou se existe uma outra forma de manter backup dos dados.

Hoje, usando o exp minha arquivo *.dmp está ficando com uns 31gb compactado com o bzip2 fica com uns 2gb, só para realizar essa compactação demora mais de 2 horas.

Participante

@Pablo

Aqui nós utilizando o backup lógico como complemento da estratégia de backup. O principal é o backup físico, ou seja, rman.

Mas se tratando de backup lógico o expdp que foi introduzido na versão 10g é mais performático que o tradicional exp. O expdp é mais rápido e compactação é melhor. Fiz teste de exportação/importação, e realmente o expdp ganha do exp em termos de tempo e espaço consumido.

Eu não costumo compactar os backups, além de consumir tempo tanto na compactação e descompactação pode corromper o arquivo. :blink:

Participante

@rman

Tu terias algum How To de backups com o rman para me disponibilizar?

Outra coisa, usando o backup com rman, eu consigo importar em outra base de dados? Tipo se estou fazendo uma migração de servidor.

Participante

@Pablo

Não sei se é possível fazer a migração via rman no caso de haver mudanças de versão ou plataforma, mas se for a mesma versão e a mesma plataforma é só fazer um backup/restore.

A grande diferença de utilizar o rman ao invés do datapump, é que o rman vai migrar a instância toda, e o datapump você pode migrar por schemas.

Segue um artigo de restore/recover:

http://eduardolegatti.blogspot.com.br/2012/01/restaurando-e-recuperando-um-banco-de.html

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
            Participante

@Pablo,

Aconselho vc a fazer o backup como o @rman indicou e continuar com o export via Datapump como estratégia de backup lógico, complementar. Para diminuir o tempo de geração dos dumps, tente utilizar paralelismo, como indicado no artigo Data Pump mais rápido com paralelismo. Se o backup com o RMAN também demorar, pesquise como também utilizar paralelismo ao efetuar os backups.

[]s

Fábio Prado
              http://www.fabioprado.net

Participante

@Pablo
                @Fábio Prado

Só complementando o parâmetro PARALLEL do datapump só pode ser utilizado se a versão do database for enterprise. 😛

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress