Pular para o conteúdo
Viewing 5 posts - 1 through 5 (of 5 total)
  • Author
    Participant

Estou estudando Oracle ASM para ver como posso tirar melhor proveito dele na minha atual empresa e esta me surgindo algumas duvidas que gostaria de tirar.

A minha empresa está comprando um server e um storage Iscsi para atualizar o hardware atual que já esta fora de garantia e ultrapassado.
      Com estes equipamentos terei dois servidores(já tenho outro) e um storage para atender meu ambiente de banco de dados que atualmente é composto de dois bancos Standard Edition One.

RAC e Oracle Vm estão descartados para este ambiente devido a questões de custo e de complexidade do ambiente….

Para eu poder entregar os mesmos discos do Storage para os dois servidores acredito que terei duas possibilidades:
      1) Criar discos virtuais no storage em cada disco dividindo os discos físicos para poder entregar metade para cada host e ai poder utilizar como FS ou ASM.
      2) Entregar o discos inteiros aos dois host como num ambiente RAC.

A opção 1 é a mais simples de ser implementada porque cada host vai enxergar apenas os seus discos…… só que posso ter um desperdício de espaço devido a um banco consumir mais espaço que o outro logo dividindo o disco ao meio pode faltar espaço para um e sobrar para o outro….

A Opção 2 é a que mais me agrada por permitir que no hosta ou no hostb eu possa abrir qualquer um dos dois bancos ficando com uma melhor garantia quanto a problemas físicos nos servidores.
      Nesta eu teria dois bancos cada um no seu host compartilhando os mesmo discos ASM caso algum host caia basta eu subir ele no outro host certo?