Pular para o conteúdo
Viewing 5 posts - 1 through 5 (of 5 total)
  • Author
    Participant

Estou estudando Oracle ASM para ver como posso tirar melhor proveito dele na minha atual empresa e esta me surgindo algumas duvidas que gostaria de tirar.

A minha empresa está comprando um server e um storage Iscsi para atualizar o hardware atual que já esta fora de garantia e ultrapassado.
      Com estes equipamentos terei dois servidores(já tenho outro) e um storage para atender meu ambiente de banco de dados que atualmente é composto de dois bancos Standard Edition One.

RAC e Oracle Vm estão descartados para este ambiente devido a questões de custo e de complexidade do ambiente….

Para eu poder entregar os mesmos discos do Storage para os dois servidores acredito que terei duas possibilidades:
      1) Criar discos virtuais no storage em cada disco dividindo os discos físicos para poder entregar metade para cada host e ai poder utilizar como FS ou ASM.
      2) Entregar o discos inteiros aos dois host como num ambiente RAC.

A opção 1 é a mais simples de ser implementada porque cada host vai enxergar apenas os seus discos…… só que posso ter um desperdício de espaço devido a um banco consumir mais espaço que o outro logo dividindo o disco ao meio pode faltar espaço para um e sobrar para o outro….

A Opção 2 é a que mais me agrada por permitir que no hosta ou no hostb eu possa abrir qualquer um dos dois bancos ficando com uma melhor garantia quanto a problemas físicos nos servidores.
      Nesta eu teria dois bancos cada um no seu host compartilhando os mesmo discos ASM caso algum host caia basta eu subir ele no outro host certo?

Para esta opção 2 eu teria que configurar o todo o ambiente de grid como se fosse um RAC e apenas instalar o oracle standard edition one e criaria dois bancos Standalone um em cada host? Ou poderia instalar o grid como se fosse standalone e o ASM trataria de fazer o trabalho como se fosse um cluster que de certa forma é já que os dois hosts enxergam os mesmos discos?

Para simular este ambiente eu poderia ter uma vm e subir nela um serviço de target iscsi para entregar os discos a duas VMs com multipath para poder simular situações que podem ocorrer principalmente esta situação de entregar para os dois hosts os mesmo discos e fazelos trabalhar em conjunto?

Att
      Marlon Coutinho

Participant

@marlontk

Realmente eu não consegui entender qual é a dúvida.

O que quer dizer com discos inteiros? Enxergar os mesmos discos?

Instalar como se fosse RAC ou como se fosse Standalone?

Participant

Eu iria entregar os mesmos discos para as duas instancias cada uma rodando num server separado acessando os mesmos diskgoups.

Os dois bancos serão standalone da versão Standard Edition One mas acessarão os mesmos discos fisicos…

Minha duvida é se para esta situação tenho que instalar o Grid como se fosse ser RAC( com interconect,voting disk,….) ?

Participant

@marlontk

Esse conceito de apresentar o mesmo DISKGROUP para várias máquinas é um conceito do RAC. Creio que essa solução é a mais indicada para resolver o problema de disponibilidade.

O Standalone faz o uso dos recursos do GRID para uso do ASM.

Criar 2 Standalone para tentar resolver o problema de disponibilidade creio que não seja o caminho.

Participant

@rman
              Havia pensado nesta situação porque poderia simplesmente abrir qualquer um dos bancos em qualquer servidor já que os discos que eles acessam são os mesmos…….

Para não ter toda a camada de cluster posso no Storage particionar os discos físicos gerando dois virtuais para cada físico e entrego cada virtual para um servidor servidores para poder melhor utilizar os discos….

Obrigado pelo retorno…

Viewing 5 posts - 1 through 5 (of 5 total)
            • You must be logged in to reply to this topic.
            plugins premium WordPress