Pular para o conteúdo
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #107646
    Avatar de HudsonHudson
    Participante

      Boa tarde Pessoal,

      Estou com dificuldade na execução de um sql e gostaria da ajuda de vocês, pois bem, um determinado sql em execução no servidor usando o índice IDX21 executa rapidamente e deve utilizá-lo, porém em alguns momentos ele muda o plano de execução, passando a utilizar o IDX15 que não é o índice ideal, como posso força-lo ou pelo menos alguma forma de manter o uso do índice correto?

      Até o então já fiz o seguinte:

      Alterei o parâmetro cursor_sharing para não criar vários planos para o mesmo sql, passando para FORCE, porém continua alterando o plano.

      A coleta de estatística do banco(todas as tabelas) é atualizada semanalmente.

      Criei uma Stored Outline para o sql, mas hoje mesmo de manhã estava utilizando o índice correto, a tarde o plano foi alterado.

      Outra solução é o uso do Hint forçando o índice, mas isso já envolve alteração do sql do programa ao qual não tenho acesso.

      O que mais pode ser realizado ou o que pode causar essas mudanças? desde já agradeço.

      #107647
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @Hudson

        Deixe o INDEX invisível e monitore. Caso não crie nenhum efeito colateral remova o INDEX.


        ALTER INDEX IDX15 INVISIBLE;
        ALTER INDEX IDX15 VISIBLE;

        #107912
        Avatar de HudsonHudson
        Participante

          Olá rman,

          Obrigado pela informação, eu fiz isso, porém, não tenho certeza se outro processo utiliza esse índice, por isso estava pesquisando outra solução que force a utilização de determinados índices no sql, além da utilização do Hint, mas ainda não consegui uma solução definitiva.

          O que acho curioso é que esses índices não tem os campos iguais, poderiam ser duplicados mas não são e o Oracle fica escolhendo o índice errado.

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress