Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 10 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 1 mês atrás por chduarte.
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    adrianonds
    Participante

E aeee galera…

Td blz.

Vou fazer um curso de oracle e como nao tenho o conhecimento necessario..

Pergunto.

Melhor fazer o 9i ou o 10g?

chduarte
      Participante

9i com certeza. Eu ja ministrei a trilha completa dos dois e do 9i com certeza é bem mais completa.

Se prepare para o curso de tuning do 9i. É informação que nao acaba mais.

Grande []

Marcio68Almeida
        Participante

Hoje em dia, o que está no mercado é o 9i, poucas empresas estão com o 10g ou com intenções de ir para lá em curto prazo…
          Por outro lado, as empresas que tomaram a iniciativa de ir para o 10g tem pouca oferta de mão de obra, o que pode torna-la melhor remunerada.
          Aprender o 9i te dará uma boa base para migrar para o 10g, aprender o 10g pode te complicar para uma eventual manutenção no 9i, pois são estruturas diferentes…
          Traduzindo…
          Escolha a sua estratégia para o futuro e mãos a obra… ➡

chduarte
          Participante

Na verdade a versao 10g so tem mais recursos mas quem sabe o 9i sabe o 10g. Eu nunca vi uma empresa que saiu do oracle 7 e utilizou efetivamente uma feature nove por exemplo do 9i.

Geralmente tambem as empresas pedem que o DBA tenha experiencia em bancos mais antigos, os mais novos sao consequencias.

Um exemplo é o curso de tuning. O banco 10g realmente é bem mais inteligente do que o banco 9i nesta parte mas o curso de tuning do 9i é indispensável a qualquer DBA. Quem faz um tuning no 10g pelas suas interfaces bonitas com certeza nao saberia como fazer um tuning em uma versao 8 ou 8i.

Grande []

bebad
            Participante

oque é tunning ? 😳

alguem sabe me dizer aonde eu acho algo sobre como instalar o JDeveloper ?

chduarte
              Participante

Tuning é um processo de ajuste de performance em um banco de dados. Basicamente quando voce tem problemas de lentidao ou sao banco de dados nao esta funcionando da forma esperada voce precisa fazer o tuning para que tudo volte a funcionar normalmente ou de forma mais rápida.

Tuning em banco de dados nao sao simples. Voce tem diversas variaveis para levar em consideracao. Geralmente voce consegue fazer um tuning razoavel no banco depois de 4 ou 5 anos.

JDeveloper pode ser baixado do site http://otn.oracle.com. Ele é do formato zip e voce somente precisa extrair para uma pasta sem espacos.

Grande []

Carlos Henrique Duarte
                DBA Oracle 11i

drumond
                Participante

Bom Dia,

Concordo plenamente com a tese, que se vc quer ser DBA Oracle, vc deve investir na formacao do 9i, pois o 10G, eh uma consequencia mesmo. As versoes anteriores ao 10G estao por todo lado no mercado, e tambem, nem tem tanto Dba 9i, para atender este mercado. 🙂
                  Ps. Esta é somente minha opinião, baseada, nas conversas que tenho com alguns outros grandes
                  Analistas, desenvolvedores e Dba’s …

Abracos

Drumond

rricky
                  Participante

Poxa pessoal, acabei de investir um Capital no Treinamento Oracle pelo IBTA. Lá é Oracle 10g.

Vocês acham que eu posso pegar para trabalhar com o 9i também ?

E onde eu acho Treinamento sobre Tunning .

Inclusive, pretendo tirar Certificação e se alguém puder me indicar alguns bons livros eu agradeço.

Abraços

chduarte
                    Participante

Na verdade hoje por regra é necessario voce ter pelo menos um curso da trilha Oracle em um Centro Autorizado Oracle os conhecidos OEAC.

Se voce nao fizer um curso em uma OEAC nao podera tirar a certificacao valida pela Oracle.

Para mais informacoes voce pode entrar no http://education.oracle.com

Grande []

Carlos Henrique Duarte
                      DBA Oracle 11i

rricky
                      Participante

Falei com o pessoal do IBTA e eles me garantiram que o Treinamento/Certificação OCP é reconhecido pela Oracle. Eu também negociei 40% off no valor do Voucher.

Agora eu fiquei com a pulga atrás da orelha com as versões 9i e 10g, visto que o meu Curso é o 10g.

Confesso que eu nem sabia que existia o 11i, como ví na assinatura do nosso amigo.

Abraços

chduarte
                        Participante

Na verdade 11i é o ERP da Oracle mais conhecido como Oracle E-Business Suite ou Oracle Applications.

Os cursos oficiais da Oracle do 10g agora chamam de Workshop. Ele da uma visao geral de todo o banco porque é tudo muito visual e o banco esta fazendo muita das tarefas sozinho.

Por exemplo tuning. Agora ele tem uma ferramente grafica que te mostra a query que mais esta consumindo recursos. Voce clica no botao para ir ao ADDM e pede uma ajuda aos “Universitarios”. Ele te fala o que deve ser feito para melhorar a query e um outro botao ja implementa todas as alteracoes se necessário.

Eles so esqueram de falar o que vem na versao Standard e o que é da versao Enterprise.

Grande []

Carlos Henrique Duarte
                          DBA Oracle Applications

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
                        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                        plugins premium WordPress