Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 6 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #109224
    Avatar de gustavodgustavod
    Participante

      Olá,

      Estou instalando o Oracle 12C e preciso que seja Character WE8ISO8859P1 mas durante a instalação não tem essa opção e não consegui mudar após a instalação.
      Tentei trabalhar com outros character mas acaba provocando conflito no sistema legado.
      Alguém pode me ajudar?

      Grato!

      #109225
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        É super-simples E óbvio, mas numa primeira olhada talvez vc não tenha visto… Antes de tudo, vc só pode mudar configs padrão SE escolher a criação AVANÇADA no Assistente de Criação de bancos de dados, claro…
        Uma vez escolhida essa opção para criação do banco, vc vai Avançando e no passo#9 vc tem um CHECKBOX que GOVERNA se apenas os charactersets RECOMENDADOS vão ser exibidos ou não, veja o printscreen em https://pasteboard.co/HavjfWZ.gif …. SE vc *** desmarcar **** o Checkbox aí sim vc verá todos os caracteres possíveis…

        []s

        Chiappa

        IMPORTANTE : esse checkbox NÂO É NOVO no 12c, ele já vem desde Releases finais do 11g, e ele TEM UMA CAUSA IMPORTANTE para existir : a questão é que charactersets antigos NÃO POSSUEM representação para caracteres IMPORTANTES (como o EURO, por exemplo) : com a Globalização galopante de hoje em dia, é Questionável usar charactersets do tipo hoje em dia…

        No seu caso de aplicação incompatível com UTF, eu RECOMENDARIA FORTEMENTE que vc Primeiro teste a Aplicação em um banco criado com a versão MAIS RECENTE do characterset Europeu Ocidental, que é o WE8ISO8859P15 : ele é quase um superset do WE8ISO8859P1 (há mínimos pontos de diferença, sendo assim Minúscula a chance de probs com sua app legada) mas o Importante é que além da Acentuação ele já contém Euro e outros símbolos europeus Importantes hoje em dia… Somente SE a APENAS SE realmente a inhaca da Aplicação Não Trabalhar MESMO com WE8ISO8859P15 (é algo Inusual imho, mas de cabeça de desenvolvedor vc nunca sabe o que pode sair), aí então vc Desmarca o checkbox, assume os Riscos de bugs e conversão de caracteres inválida e taca o WE8ISO8859P1 na criação do banco de dados…

        #109232
        Avatar de gustavodgustavod
        Participante

          Oi,

          Obrigado pela atenção, mas infelizmente não aparece o checkbox “mostrar apenas conjunto de caracteres recomendados” na minha instalação.

          Estou instalando o banco de dados no SO Oracle Linux 7 e baixei a versão 12.2.0.1 do banco de dados.
          Segui as orientações do site:
          https://oracle-base.com/articles/12c/oracle-db-12cr2-installation-on-oracle-linux-6-and-7
          Escolho a opção avançada mas o Oracle Installer deixa apenas selecionas as opções recomendadas, conforme a imagem da tela:
          https://drive.google.com/open?id=1SoWBsX96as0zUHIG5G3e91-Lon3Ppaab

          Tem algum parâmetro que posso passar ao instalar para permitir que escolha o character do meu sistema legado?

          Abraços!

          #109233
          Avatar de gustavodgustavod
          Participante

            RESOLVIDO!

            Estava tentando configurar tudo no momento da instalação por isso não estava conseguindo.

            Segui os seguintes passos:
            01) Instalei o Oracle sem criar o banco de dados;
            02) Executei o dbca para criar o banco de dados.
            Pelo dbca é possível escolher entre diversos character e não apenas os recomendados.

            Obrigado pelas dicas!

            Abraços.

            #109234
            Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
            Moderador

              Sim, colega : o ‘ Assistente de Criação de bancos de dados’ que citei na resposta É o dbca, DBCA = Data Base Config/creation Assitents, sim : TUDO que eu falei é na tela do DBCA, sim sim…

              Único ponto é que ao rodar o instalador, se no instalador vc escolher a opção de Instalar o software E já criar um banco, ele DEVERIA já ter chamado no final o DBCA , e uma vez que vc chegou na tela do DBCA se vc optou por criação Customizado do database vc DEVERIA SIM ter visto o checkbox : se vc não o viu, pode ser um pequeno bug aí na parada…
              Anyway, se vc conseguiu rodando o dbca diretamente (o que não deveria ter dado diff alguma, mas enfim) okdoc, vc contornou… Blz…

              []s

              Chiappa

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress