Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 3 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108794
    Avatar de wedisley Teleswedisley Teles
    Participante

      Olá pessoal!

      Gostaria de saber se voces ja passaram por esse problema e como resolveram.

      Meu cenário: Tenho uma máquina física, rodando 3 maquinas virtuais com Oracle Express e Linux Oracle 7.3

      A maquina estava funcionando de repente comecou a apresentar o seguinte erro:

      oracle.net.ns.Netexception:Listener refused the connection with the following error: ORA-12505, TNS:Listener does not currently know of SID Given in connect descriptor e na sequencia as três máquinas virtuais eles reiniciam.

      Alguem consegue me ajudar?

      #108795
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Seguinte : antes de tudo, explica pra gente :

        1. o que é esse “Oracle Express” que vc diz que tem : é o Oracle Database Express Edition ??? Se sim, exatamente POR QUE vc tem ele instalado em 3 máquinas virtuais ???
        2. qual solução de virtualização vc está usando, em qual hardware físico ?? Eu tenho uma experiência maior (para ambientes de desenvolvimento e teste, que Imagino é o que vc está montando) com Virtualbox como solução de virtualização, em hospedeiros/máquinas físicas Windows, com Linux como sistema operacional convidado nas VMs….

        3. quais softwares vc tem a mais, além do “Oracle Express” ?? Isso é crucial em especial se esse cara for o ‘Oracle Database Express Edition’, pois COM TOTAL E ABSOLUTA CERTEZA dê qual falha/erro de rede der, o Database Oracle XE por si só Rigorosamente Nunca vai reiniciar a máquina, ele NÂO TEM poder nem capacidade para isso…
          CERTAMENTE vc tem aí algum software de Cluster (talvez da própria Oracle, como o Oracle Grid/Oracle RAC), ou algum software de standby (Dataguard?? Oracle GoldenGate ??) , ou algum software de automação de Rede (Oracle Restart ??), ou algum software não-Oracle a mais instalado… REPITO, é 100% de certeza que o Oracle Database Express Edition Não reboota máquina, seja qual for o erro que der…

        4. meio que Confirmando que vc tem algum software diferente por aí , bem claramente essa mensagem :

        “oracle.net.ns.Netexception:Listener refused the connection….”

        Não Provém do RDBMS Oracle : as mensagens do RDBMS Oracle (seja em que Edition for, e qual seja a versão) sempre começam com ORA-xxxxx … Analisando a mensagem inteira :

        “oracle.net.ns.Netexception:Listener refused the connection with the following error: ORA-12505, TNS:Listener does not currently know of SID”

        o que me parece é que esse tal outro software que vc tenha aí perdeu a conexão por rede com o RDBMS Oracle (daí o ORA-12505, essa sim uma msg relacionada com RDBMS Oracle) e aí, numa tentativa de solucionar o problema de queda de rede, esse mesmo tal outro software pediu por um reboot…. Sei que existem Diversos softwares de cluster, de pool de conexão (e até de frameworks, como JBOSS) que podem sim pedir por REBOOT se as conexões de rede dele não responderem por x minutos….

        ==> Para a gente poder palpitar, assim sendo, PLZ responda a essas 4 perguntas e fale um pouco mais sobre seu ambiente…

        []s

        Chiappa

        #108797
        Avatar de wedisley Teleswedisley Teles
        Participante

          Olá!

          Pelo debug que fiz aqui esse erro do Oracle-12505 ocorre quando o boot ocorre na máquina. Então tenta acessar à máquina, mas como ela esta fora retorna esse erro. Então o problema para mim não esta relacionado mais ao Oracle e sim a algum componente de hardware nesta máquina.

          16 GB memoria
          1 Six Core
          1 TB HD SSD

          Eu tenho três VM’s com Oracle para: Dois ambientes de desenv e um para Homol.

          Nessas VM’s somente estão instalados o Oracle Database Express Edition.

          Nós utilizamos vmware para essas máquinas virtuais.

          Eu vi no historico da maquina que recentemente mudamos a particao da máquina. Entao acredito que algo tenha interferido.

          Muito obrigado por sua ajuda.

          #108799
          Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Confirmo : com 100% de certeza, o Oracle Database Express Edition (seja em que versão for) por si só NUNCA faz reboot (ele não tem capacidade/poderes para isso), então concordo TOTALMENTE que é algo fora do RDBMS que está causando o reboot, sim…
            Até pode ser hardware causando panic e forçando um reboot MAS tranquilamente pode ser algo do próprio vmware – e como eu disse, virtualbox conheço bem e sei que absolutamente não tem por default nada que force reboot, mas vmware não faço idéia…. É por sua conta checar isso com Suporte e outros usuários vmware…

            Na investigação pode ser útil vc consultar os logs do Linux também, pra ver se esses reboots foram registrados no Linux ou (caso não haja registro algum) se foram algo externo, forçado pelo vmware ou mesmo pela máquina física/real… Para isso, consulte os arquivos /var/log/messages e/ou /var/log/syslog e/ou /var/log/secure (o nome exato pode variar dependendo da exata versão e distro de Linux, mas deve ser algo neste estilo), E também peça os últimos eventos, com o comando last -x ….

            []s

            Chiappa

            OBS : imagino que vc saiba que o RDBMS Oracle Express Edition só pode ter cerca de 11 GB de dados no máximo, e é capado para usar apenas um core de uma CPU e 1 GB de RAM no máximo – assim sendo, a config dessas tuas VMs tá mais sendo desperdiçada que outra coisa…. veja http://www.orafaq.com/wiki/Oracle_XE para refs…

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress