Pular para o conteúdo
Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    neodavid
    Participante

Pessoal, estou me deparando com esse problema quando vou acessar o SQL Plus do developer, porém se eu acessar o SQL do banco de dados eu conecto normal… coloquei o TNSNAME e o SQLNET em seu devido lugar na pasta do developer e mesmo assim continua dando o problem. Se alguém puder me ajudar… estou usando developer 6i com o banco 10g versão 10.2.0.3.

Grato,

David

Marcio68Almeida
      Participante

Na seguinte URL http://ora-12203.ora-code.com você vai obter o significado do erro…

ORA-12203: TNS:unable to connect to destination
        Cause: Invalid address specified or destination is not listening. This error can also occur because of underlying network or network transport problems.
        Action: Verify that the net service name you entered was correct. Verify that the ADDRESS portion of the connect descriptor which corresponds to the net service name is correct. Ensure that the destination process (for example the listener) is running at the remote node.

Provavelmente o teu listener não está ligado, ou está ligado em outra porta ou há algum problema de identificação do servidor na rede…

neodavid
        Participante

Marcio, então por que será que se eu ir no prompt do DOS e digitar c:tnsping80 banco, ele me responde.

Marcio68Almeida
          Participante

Bom… então vamos lá…
            Se da sua máquina cliente você consegue “pingar” pelo tnsping, você provavelmente conseguirá conectar pelo SQLPLUS também a partir do DOS….
            Você tem quantos clientes Oracle na sua máquina ???
            Verifique todos os TNSNAMES.ora e SQLNET.ora, provavelmente é ai o problema…

neodavid
            Participante

Vou te explicar melhor. Eu estou configurando um servidor nesse momento, e não estou acessando ele pela rede, estou localmente. Configurei o Developer 6i e o banco 10g 10.2.0.3 e copiei os arquivos TNSNAME e SQLNET da pasta do banco para a pasta do developer, porém se eu acessar pelo SQL NET do banco, ele acessa normal com o usuário system porém se eu acessar o SQL*Plus do Developer da o erro ORA 12203: TNS: Conexão ao destino não é possível.
              Se eu acessar pelo prompt do DOS TNSPING80 Teste, ele me responde normal…
              Esse é o meu problema.

neodavid
              Participante

Esse aí é o TNSNAME

tnsnames.ora Network Configuration File: E:oracleproduct10.2.0db_1networkadmintnsnames.ora

Generated by Oracle configuration tools.

Teste =
                (DESCRIPTION =
                (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.0.100)(PORT = 1521))
                (CONNECT_DATA =
                (SERVER = DEDICATED)
                (SERVICE_NAME = Teste)
                )
                )

EXTPROC_CONNECTION_DATA =
                (DESCRIPTION =
                (ADDRESS_LIST =
                (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1))
                )
                (CONNECT_DATA =
                (SID = PLSExtProc)
                (PRESENTATION = RO)
                )
                )

Marcio68Almeida
                Participante

Bom… pelo que eu percebi, sempre que você instala um aplicativo do Oracle ( developer, designer, client, database, etc… ) ele cria em um diretório específico e também cria um tnsnames para cada aplicação, se você consegue acessar pelo ODS, então ele deve estar com um path que funciona, mas o developer está em outro diretório e não está vendo o tnsnames correto…
                  veja os tnsnames existentes na sua máquina…

chduarte
                  Participante

Uma boa seria verificar se voce tem mais de um oracle home na sua maquina qual esta ativo.

Para isso acesse o “Iniciar -> Programas -> Oracle -> Home Selector”

Isso pode variar de cada instalacao mas todas elas tem o Home Selector.

Veja qual é a padrao. Estou achando estranho voce estar utilizando o tnsping80 no developer 6i. Neste caso suas configuracoes de rede devem apontar para o %ORACLE_HOME%/net80/admin

Muitas vezes no Windows o path esta para um oracle home e as configuracoes para outra.

Para ter certesa que voce esta acessando a pasta de rede correta, configure a variavel de ambiente TNS_ADMIN para uma pasta qualquer e coloque o seu tnsnames.ora e sqlnet.ora la.

[]

neodavid
                    Participante

eu fiz o seguinte teste, se eu alterar o TNSNAMES do developer e informar outro servidor de banco que temos, eu consigo conectar pelos SQL*NET do developer, mas se eu informar o IP do servidor local onde está o developer eu não consigo conectar.

chduarte
                      Participante

Mas no servidor onde esta o developer tem banco? Se tiver banco vc precisa ver se o listener esta ok:
                        lsnrctl services

[]

neodavid
                        Participante

Onde está o Developer tem o banco sim, 10g 10.2.0.3. Se eu conectar do SQL do Banco dá certo.

Copiei o service do lsnrclt

LSNRCTL> services
                          Connecting to (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=IPC)(KEY=EXTPROC1)))
                          Services Summary…
                          Service “PLSExtProc” has 1 instance(s).
                          Instance “PLSExtProc”, status UNKNOWN, has 1 handler(s) for this service…
                          Handler(s):
                          “DEDICATED” established:0 refused:0
                          LOCAL SERVER
                          Service “obers” has 1 instance(s).
                          Instance “obers”, status READY, has 1 handler(s) for this service…
                          Handler(s):
                          “DEDICATED” established:30 refused:0 state:ready
                          LOCAL SERVER
                          Service “obersXDB” has 1 instance(s).
                          Handler(s):
                          “D000” established:0 refused:0 current:0 max:1002 state:ready
                          DISPATCHER
                          (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=192.168.0.100)(PORT=2946)
                          )
                          Service “obers_XPT” has 1 instance(s).
                          Handler(s):
                          “DEDICATED” established:30 refused:0 state:ready
                          LOCAL SERVER
                          The command completed successfully
                          LSNRCTL>

neodavid
                          Participante

Esse aí é o Status dele

LSNRCTL> status
                            Connecting to (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=IPC)(KEY=EXTPROC1)))

STATUS of the LISTENER

Alias LISTENER
                            Version TNSLSNR for 32-bit Windows: Version 10.2.0.3.0 – Produ
                            ction
                            Start Date 22-FEB-2007 08:10:37
                            Uptime 0 days 3 hr. 27 min. 3 sec
                            Trace Level off
                            Security ON: Local OS Authentication
                            SNMP OFF
                            Listener Parameter File E:oracleproduct10.2.0db_1networkadminlistener.o
                            ra
                            Listener Log File E:oracleproduct10.2.0db_1networkloglistener.log

Listening Endpoints Summary…
                            (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=ipc)(PIPENAME=.pipeEXTPROC1ipc)))
                            (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=192.168.0.100)(PORT
                            =1521)))
                            Services Summary…
                            Service “PLSExtProc” has 1 instance(s).
                            Instance “PLSExtProc”, status UNKNOWN, has 1 handler(s) for this service…
                            Service “obers” has 1 instance(s).
                            Service “obersXDB” has 1 instance(s).
                            Service “obers_XPT” has 1 instance(s).
                            The command completed successfully
                            LSNRCTL>

neodavid
                            Participante

Pessoal muito obrigado, eu excluir os TNSNAMES e o SQLNET e crei de novo, aí deu certo.

Obrigado pela a ajuda.

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
                            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                            plugins premium WordPress