Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 7 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108628
    Avatar de Fabiano R. FiorindoFabiano R. Fiorindo
    Participante

      Boa noite galera!!!!!

      Estou convertendo minha base de dados oracle 11g onde utilizo meu ERP e esta ocorrendo o seguinte erro:

      ORA-01659: não é possível alocar MINEXTENTS além de 26 no tablespace RM_DADOS

      Como faço para resolver este problema?

      Grato.

      #108632
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Bem, entendendo os conceitos básicos do RDBMS Oracle fica fácil de analisar a mensagem : acontece que o RDBMS Oracle *** não **** usa todo o espaço livre em disco (ele só pode usar o espaço contido em arquivos de dados criados dentro de uma TABLESPACE), e além disso por questões de Performance e Controle o RDBMS não aloca esse espaço um byte por vez, mas sim em “fatias” , os chamados EXTENTs…. cada EXTENT pode ser de qualquer tamanho específico que vc indicar, OU (o que é o Recomendado) o banco pode estar configurado para criar os EXTENTs primeiro de um tamanho mínimo (64 Kb é o padrão) e depois cfrme necessário ir criando extents maiores dentro da tablespace – essa última opção se chama ASSM (Automatic Segment Space Management) ….

        Sabendo desses conceitos, fica fácil entender que o banco está reportando que não há espaço livre/não-usado dentro da tua tablespace RM_DADOS para alocar 26 Extentes, é isso …. Isso TANTO pode estar sendo causado por um tamanho de extent grande demais QUANTO por simples falta de espaço na tablespace RM_DADOS – como eu disse, Ainda Que vc tenha espaço livre em disco se esse espaço não estiver alocado para um DATAFILE dentro de uma TABLESPACE, não tem como ser usado…

        A questão só é que normalmente ERPs possuem regras ** específicas ** sobre o tamanho de extent a usar, quantos EXTENTs são alocados ao se criar uma tabela, etc : vc TEM que acionar o Suporte desse tal ERP para saber Qual o tamanho de extent exigido, para aí multiplcar por 26 e chegar ao valor que a sua tablespace tem que ser aumentada….

        []s

        Chiappa

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress