- This topic has 1 reply, 2 voices, and was last updated 19 years, 8 months ago by ebertfm.
-
AuthorPosts
-
4 de março de 2005 at 6:14 am #74334Anonymous
ola a tdos!!! estou com algumas duvidas basicas sobre os estilos de backup do oracle. quem puder me ajudar, agradeco desde jah!
1) quando apagar os ARCHIVED REDO LOG? apos o backup? quanto tempo guardar estes backups?
2) o que eh o parametro filesperset? o que tem a ver com backupset?
3) usando o Parallel Data Stream do rman, como o Oracle faz a divisao? Exemplo de 3 divisoes com cinco datafiles.
4) na pratica, pq usar o bk fisico ao inves do logico?
5) qual o motivo de se fazer backup de somente um datafile?
6) estou com o database em ARCHIVELOG MODE, fazendo backup e usuarios acessando e modificando os dados. durante o backup, onde ficam as alteracoes? o q eh comitado em datafile? jah que estou fazendo backup dos archived redo logs tambem.
7) e se o rman catalog for perdido? o que acontece com suas informacoes?
8) uma instancia pode ter somente um database. pq uma maquina teria varios databases?
9) quando eh feito o backup do control file, o que faz a opcao “alter database backup controlfile to trace;” ?
10) A instancia que tera o RCatalog e licensiada como?
11) o q eh backup set e backup piece?
abracos!!!
4 de março de 2005 at 11:03 pm #74337ebertfmParticipantCaro Galahad,
De longe suas perguntas s?o idiotas. Tem algumas muito boas inclusive.
Vou tentar responder algumas agora e aos poucos vou respondendo as outras. Algumas preciso consultar alguma coisa pq n?o sei de cabe?a, ok?
1) quando apagar os ARCHIVED REDO LOG? apos o backup? quanto tempo guardar estes backups?
Quando vc acaba de fazer um backup, os archives q est?o na m?quina n?o s?o mais necess?rios para ESTE backup. Apenas os q foram gerados a partir do in?cio do backup. Q ? onde o banco vai retirar as altera??es q foram feitas no banco DURANTE a confec??o o backup. Mas Vc pode apag?-los? Depende de in?meros fatores. Exemplo: Quando vc perde seu banco e tenta retornar ESTE backup q acabou de ser feito. Se der problema, vc pode voltar um backup feito uma semana antes e aplicar todos os archives at? o ?ltimo gerado pelo banco at? a falha. Portanto vc consegue recuperar o banco at? o momento da falha com um backup de uma semana atr?s. Mas para isso ve tem que ter TODOS os archives do in?cio da confec??o deste backup at? o momento da falha. Lembre-se se faltar um que seja, a recupera??o vai parar nele.
2) o que eh o parametro filesperset? o que tem a ver com backupset?
N?o conhe?o.
3) usando o Parallel Data Stream do rman, como o Oracle faz a divisao? Exemplo de 3 divisoes com cinco datafiles.
Tem q pesquisar.
4) na pratica, pq usar o bk fisico ao inves do logico?
Exemplo: O backup f?sico de um m?s atr?s vc pode recuperar TODAS as altera??es do banco feitas at? o momento da falha. O backup l?gico (export) vc retorna o banco no momento do in?cio do backup.
Um backup l?gico vc retorna TODO o banco ou apenas uma tabela ou conjunto de tabelas ou um usu?rio completo (SCHEMA). (No momento do in?cio do backup).
Um backup F?sico vc pode recuperar o banco todo, ou apenas um arquivo danificado.
O backup l?gico c pode recuperar em QUALQUER outro sistema operacional. O F?sico s? em sistema operacional id?ntico ao original.
Tem diversos outros exemplos. A sua pergunta teria q ser respondida assim: Vc tem que ter os dois!! Cada um para uma situa??o diferente. Qual mais importante? Os dois t?m import?ncias diferentes para situa??es diferentes.
5) qual o motivo de se fazer backup de somente um datafile?
N?o h? motivo. N?o sei para q serviria. Vc vai retornar este backup apenas para o banco origina, e somente se ele estiver em modo de arquivamento.
6) estou com o database em ARCHIVELOG MODE, fazendo backup e usuarios acessando e modificando os dados. durante o backup, onde ficam as alteracoes? o q eh comitado em datafile? jah que estou fazendo backup dos archived redo logs tambem.
Esta pergunta merece um artigo completo. ? um assunto extenso. O que posso adiantar:
As altera??es s?o feitas NOS DATAFILES mesmo!! N?o fica nada em segmentos de UNDO, nem de ROLLBACK nem tempor?rio como muita gente diz. O banco tb n?o perde performance como muita gente fala. Os dados s?o comitados no datafile MESMO!
A jogada, ? que o banco p?ra de escrever no header do arquivo o ponto no tempo do arquivo(datafile) este n?mero ? chamado de SCN(System Change Number). Quando acaba o backup, e o arquivo ? retirado de begin backup, o banco APENAS atualiza este n?mero com o n?mero atual do banco, q t? no CONTROLFILE.
Bom, a pergunta agora seria: Se durane o backup p banco cair?
Se isto acontecer, o Oracle pega todas as atualiza??es que foram feitas no arquivo e a partir do momento q este n?mero foi “congelado” e reaplica no arquivo.Como disse este assunto ? extenso. Vou TENTAR escrever um artigo com detalhes e exemplos e vou colocar no site. N?o prometo para quando!
7) e se o rman catalog for perdido? o que acontece com suas informacoes?
Os backup ficam perdidos. Por isso a recomenda??o do manual da Oracle : Acabou o backup feito via RMAN? Ent?o tire um backup l?gico do banco onde est? o cat?logo dele.
8) uma instancia pode ter somente um database. pq uma maquina teria varios databases?
Isto depende do ambiente da empresa. Um motivo seria dois bancos para prop?sitos muito diferentes, q t?m tempos de backups diferentes, q t?m manuten??es diferentes, etc. Vai depender da configura??o do ambiente.
9) quando eh feito o backup do control file, o que faz a opcao “alter database backup controlfile to trace;” ?
Este comando gera um arquivo que ? um exeemplo de um SCRIPT para recriar o controlfile.
Dentro dele tem o comando CREATE CONTROLFILE etc..Qdo vc faz da maneira mostrada ele gera o arquivo dentro do diret?rio indicado pela vari?vel BACKGROUND_DUMP_DEST.
Mas vc pode colocar o nome. Para vc fazer um exemplo:
alter database backup controlfile to trace as ‘diret?rio e nome do arquivo q c quer gerar’;
Fa?a isso e edite o arquivo!!
10) A instancia que tera o RCatalog e licensiada como?
ISto tem q consultar um comercial da Oracle. Eu Nao sei.
11) o q eh backup set e backup piece?
Essa eu vou chutar pq tem tempos q n?o trabalho com o RMAN:
N?O CONFIE NA RESPOSTA SEGUINTES:
Backup set: o backup completo; todos os arquivos.
backup piece: qdo c tira backup de apenas uma parte do banco.Espero ter ajudado.
Abra?os.
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.