Blz ? Então, eu não tenho um case real de utilização – eu só tive necessidade de fazer mínimas extensões ao CBO, como por exemplo criar estatísticas fake para tabelas gigantescas num DW onde já sabemos que os dados vão ser da ordem de milhões por dia, então não compensa as coletar pra obtermos o que já sabemos….
Vamos aguardar as respostas dos outros colegas, mas na minha experiência dada a Altíssima COMPLEXIDADE de se mexer com internals do CBO, acho difícil recebermos um…. Em especial, acho difícil um caso com as características que vc quer de não usar pipelined functions, a maioria dos exemplos que vc acha (como https://www.morganslibrary.org/reference/extensible_optimizer.html) usam… O único exemplo que encontrei não usando pipelined functions é o do livro “Expert Oracle Practices : Oracle Database Administration from the Oak Table” (múltiplos Autores) da editora APRESS – no capítulo 7 – PL/SQL AND THE CBO há uma grande seção chamada ‘Using the Extensible Optimizer’ que contém um exemplo funcional mas Não É um case real, é algo ‘montado’ especificamente pra servir de exemplo….
[]s
Chiappa
OBS : outro ponto COMPLICADO é vc citar NESTED TABLES : eu (tal como Muuuita gente no mercado) fujo delas que nem o diabo foge da cruz, pois não só CBO como vários outros mecanismos internos de Administração não são completamente preparados para conceitos de OOO tais como criação de TYPES, que são a base para nested tables….