- Este tópico contém 10 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 19 anos, 3 meses atrás por Anônimo.
-
AutorPosts
-
28 de setembro de 2005 às 2:42 pm #74611Anônimo
Pessoal eu rodo o Oracle 10g (10.2.0) para windows (XP SP2) vers?o para desenvolvimento em minha m?quina…
De repente ele come?ou a apresentar uma mensagem de erro:
ORA-01502: index ‘string.string’ or partition of such index is in unusable state.
Verifiquei os Tablespaces para ver se estava havendo falta de espa?o, mas estavam todos normais com mais de 100mb livre cada.
Resolvi reinicar o computador e quando ele ligou eu n?o consegui mais conectar a inst?ncia do meu banco de desenvolvimento.
Ele apresenta o erro:
ORA-12520: TNS:listener could not find available handler for requested type of server
Algu?m pode me ajudar a solucionar este problema?
Existe a possibilidade de recuperar os dados nos tablespaces f?sicos, caso eu tenha que reinstalar o Oracle, sendo que n?o tenho backup dos dados?
Agrade?o desde j? por uma dica, ou melhor ainda, uma solu??o![/b]
28 de setembro de 2005 às 3:25 pm #74612Marcio68AlmeidaParticipanteOl?…
Quando um ?ndice est? unusable, significa que ele est? corrompido ou inv?lido, nesse caso espec?fico o que voc? deve fazer ? remover o ?ndice e recria-lo
Nunca, em hip?tise alguma, voc? deve reiniciar o servidor com o banco no ar, se tem algo corrompido, a tend?ncia ? s? piorar…
Agora voc? vai ter que iniciar o banco no modo MOUNT, n?o ? para tentar abri-lo, vai ter que remover o ?ndice e abri-lo novamente, depois recriar o ?ndice…
Consulte a documenta??o no metalink, pois n?o tenho experi?ncia no 10g.28 de setembro de 2005 às 3:45 pm #74614Anônimo[quote=”Marcio68Almeida”:3iqgx6up]Ol?…
Quando um ?ndice est? unusable, significa que ele est? corrompido ou inv?lido, nesse caso espec?fico o que voc? deve fazer ? remover o ?ndice e recria-lo
Nunca, em hip?tise alguma, voc? deve reiniciar o servidor com o banco no ar, se tem algo corrompido, a tend?ncia ? s? piorar…
Agora voc? vai ter que iniciar o banco no modo MOUNT, n?o ? para tentar abri-lo, vai ter que remover o ?ndice e abri-lo novamente, depois recriar o ?ndice…
Consulte a documenta??o no metalink, pois n?o tenho experi?ncia no 10g.[/quote]🙁 Tem uma dica de como posso inci?-lo em modo MOUNT no Windows?
N?o estou conseguindo acessar o SQL Plus, ele n?o conecta no banco…
28 de setembro de 2005 às 4:29 pm #74615Marcio68AlmeidaParticipanteSqlplus /nolog
connect sys/@banco as sysdba
startup mount pfile=
At? aqui voc? est? no banco, apenas montado, pronto para manuten??o…
Daqui em diante, voc? vai ter que ver com o suporte da Oracle… ou no Google (onde sempre pesquiso)…
No teu arquivo de LOG no diret?rio bdump deve ter alguma dica de onde est? o problema…28 de setembro de 2005 às 4:42 pm #74616Anônimo[quote=”Marcio68Almeida”:mhp3u1xn]Sqlplus /nolog
connect sys/@banco as sysdba
startup mount pfile=
At? aqui voc? est? no banco, apenas montado, pronto para manuten??o…
Daqui em diante, voc? vai ter que ver com o suporte da Oracle… ou no Google (onde sempre pesquiso)…
No teu arquivo de LOG no diret?rio bdump deve ter alguma dica de onde est? o problema…[/quote]Tentei executar estes comandos que postou, por?m quando eu digito sys/senha@banco as sysdba ele d? o mesmo erro:
ORA-12154: TNS:n?o foi poss?vel resolver o identificador de conex?o especificado
O Oracle tem alguma inst?ncia default para este tipo de problema? Por exemplo: uma inst?ncia para recuperar ou corrigir problemas de outras que possam estar danificadas?
Pela base detonada eu n?o estou conseguindo acessar…
28 de setembro de 2005 às 4:48 pm #74617Marcio68AlmeidaParticipanteDe vez em quando tenho esse problema…
V? no services do Oracle e inicie o banco, ele n?o vai iniciar legal, mas vai iniciar o suficiente para voc? conseguir entrar com os comandos que te passei…
Assim que entrar, derrube e inicie novamente com MOUNT…28 de setembro de 2005 às 5:13 pm #74618Anônimo[quote=”Marcio68Almeida”:27kxx8v4]De vez em quando tenho esse problema…
V? no services do Oracle e inicie o banco, ele n?o vai iniciar legal, mas vai iniciar o suficiente para voc? conseguir entrar com os comandos que te passei…
Assim que entrar, derrube e inicie novamente com MOUNT…[/quote]Consegui conectar, mas n?o consegui iniciar com mount:
SQL> connect sys/senha as sysdba
Conectado.
SQL> startup mount pfile=e:/oracle/product/10.2.0/db_2/database/initGN6.ora
ORA-24324: handle de servi?os n?o inicializado
ORA-01041: erro interno: a extens?o hostdef n?o existeEu tentei iniciar com a inst?ncia do banco parada e tamb?m detonada (~up)…
Cara o complicado que n?o estou encontrando nenhum suporte para isto no google… n?o tenho acesso no metalink… 🙁
T? quase desistindo desinstalando o oracle e instalando tudo novamente, o problema ? criar a base, n?o encontrei nenhum editor de UML com suporte a tablespaces: o visio trabalha muito mal com isso, importar a base de dados do SQL Server… s?o alguns milh?es de dados…
28 de setembro de 2005 às 5:32 pm #74619Marcio68AlmeidaParticipantevoc? pulou uma etapa que eu disse…
depois de conectar voc? tem que derrubar o banco shutdown immediate s? depois ? que voc? vai tentar iniciar o banco com startup MOUNT.
No site http://www.ora-code.com voc? vai encontrar uma descri??o do erro e poss?veis solu??es…28 de setembro de 2005 às 5:59 pm #74623Anônimo[quote=”Marcio68Almeida”:1gjlgbv5]voc? pulou uma etapa que eu disse…
depois de conectar voc? tem que derrubar o banco shutdown immediate s? depois ? que voc? vai tentar iniciar o banco com startup MOUNT.
No site http://www.ora-code.com voc? vai encontrar uma descri??o do erro e poss?veis solu??es…[/quote]Marcio… sou novato no oracle, na verdade eu sou programador, mas tamb?m quebro um galho.. hoje em dia tem de ser assim…
Encontrei o erro e gostaria at? mesmo de me desculpar por ocupar seu tempo com uma coisa t?o banal… 😳
ORA-19815: ADVERT?NCIA: db_recovery_file_dest_size de 2147483648 bytes ? 100.00% usado e tem 0 bytes restantes dispon?veis.
Mesmo assim muito obrigado! Aos poucos eu vou aprendendo a lidar com estas coisinhas… Valeu!!!
28 de setembro de 2005 às 6:45 pm #74627Marcio68AlmeidaParticipanteEsse ? o problema de empresas que querem que pessoas n?o especializadas em bancos de dados fa?am o trabalho de DBAs… Nada contra voc?, que tem que ganhar o seu p?o, mas isso ? um tipo de problema que ? para um DBA resolver…
Se voc? olhou no site que eu indiquei, voc? ver? o seguinte…
ORA-19815: WARNING: string of string bytes is string used, and has string remaining bytes available.
Cause: DB_RECOVERY_FILE_DEST is running out of disk space.
Action: One of the following: 1. Add disk space and increase DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE.2. Backup files to tertiary device using RMAN.3. Consider changing RMAN retention policy.4. Consider changing RMAN archivelog deletion policy.5. Delete files from recovery area using RMAN.
O seu disco est? sem espa?o para ele fazer o recover, isto ?, elimine todo lixo existente para que o Oracle possa voltar a funcionar….28 de setembro de 2005 às 7:18 pm #74630Anônimo[quote=”Marcio68Almeida”:197qwaif]Esse ? o problema de empresas que querem que pessoas n?o especializadas em bancos de dados fa?am o trabalho de DBAs… Nada contra voc?, que tem que ganhar o seu p?o, mas isso ? um tipo de problema que ? para um DBA resolver…
Se voc? olhou no site que eu indiquei, voc? ver? o seguinte…
ORA-19815: WARNING: string of string bytes is string used, and has string remaining bytes available.
Cause: DB_RECOVERY_FILE_DEST is running out of disk space.
Action: One of the following: 1. Add disk space and increase DB_RECOVERY_FILE_DEST_SIZE.2. Backup files to tertiary device using RMAN.3. Consider changing RMAN retention policy.4. Consider changing RMAN archivelog deletion policy.5. Delete files from recovery area using RMAN.
O seu disco est? sem espa?o para ele fazer o recover, isto ?, elimine todo lixo existente para que o Oracle possa voltar a funcionar….[/quote]Sim infelizmente isto ? uma realidade… ou somos multifuncionais ou n?o somos nada…
Na verdade eu apenas aumentei o tamanho do DB_RECOVERY_FILE_DEST tenho espa?o em disco suficiente para o Oracle, talvez alguma configura??o do RECOVERY n?o esteja correta, vou verificar com mais calma depois… consegui resolver o problema do ?ndice exclu?ndo a tabela e recriando-a… Como era uma tabela de teste com poucos dados n?o tive problema algum… j? estou rodando um backup do banco para n?o temer um desastre que possa acontecer…
Mesmo assim muito obrigado!
Eu sempre procuro me virar sozinho… mas em alguns casos um profissional pode dar dicas que v?o al?m do que se pode ler na internet…[/code] -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.