- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 2 meses atrás por jgomez.
-
AutorPosts
-
15 de setembro de 2013 às 6:04 pm #105871jgomezParticipante
Pessoal, bom dia!
Dei uma procurada no Fórum, mas não encontrei nada relativo a minha dúvida.
Vamos lá, um cliente hoje tem o 10g XE, mas a base já está com quase 4Gb e por isso vem gerando alguns problemas de Tablespace full, por isso vou migrar para 11g que suporta até 11Gb.
Bom como a versão atual ainda está em produção, configurei um novo Hardware, instalei o Oracle 11g XE, e peguei o Dump full do 10g que gero diariamente para importar no 11g, durante a tentativa de importação, gerou alguns erros, aí notei que a “reclamação” era por falta das pastas de destino e notei que o caminho padrão no 10g agora é diferente no 11g. Bom eu criei as pastas manualmente no 11g igual está no 10g e consegui fazer a importação full.
Minha principal questão é:
1º – É possível ter algum problema devido a esta alteração padrão do caminho ?.
2º – No próprio site da Oracle diz que o 11g (e também o 10g) não é suportado em ambientes 64Bits, mas o meu 10g atual roda em um Windows Server 2008 R2 64bits a mais de 3 anos.
Só que o pessoal da Totvs está enchendo com esta questão e querem ambiente de 32Bits, sendo que no site de licenciamento da Microsoft não tem mais como fazer Download de ISO do Windows 2003 32Bits e o Windows 2008 R2, só existe para produção 64 bits.
O que eu faço ?, é melhor conseguir uma ISO 32 Bits ?, ou instalo no Windows 2008 R2 64 mesmo ?, eu sei que o Banco não irá tirá proveito do ambiente 64, mas é só o que eu tenho e ele instala sem nenhum problema, não sei porque a Oracle diz que não funciona.
Abraços!
16 de setembro de 2013 às 9:30 am #105872Bruno ReisParticipante@jgomez
1º – É possível ter algum problema devido a esta alteração padrão do caminho ?.
Houve uma alteração de caminhos do 10g para o 11g devido o ADR (Automatic Diagnostic Repository ), recomendo a leitura do http://docs.oracle.com/cd/E11882_01/server.112/e22490/adrci.htm .
Quanto à pergunta, acredito que como você criou os diretórios certos e a importação concluiu com sucesso, não haverá problemas. No entanto, é bom observar o ambiente durante um período e se atentar as ocorrências no alertSID.log2º – No próprio site da Oracle diz que o 11g (e também o 10g) não é suportado em ambientes 64Bits, mas o meu 10g atual roda em um Windows Server 2008 R2 64bits a mais de 3 anos.
Quanto essa questão, quando a Oracle diz que não suporta é no caso do suporte da Oracle, que até o ponto que eu sei, não tem para Oracle XE. Explica a situação para a TOTVS, talvez eles entendam. Apresenta os argumentos.
Só uma dica, não é muito aconselhável ambiente de produção em Oracle XE , justamente por causa da limitação de tamanho,
Espero ter ajudado,
abraços!
Bruno Reis.
http://brunors.com/
https://www.profissionaloracle.com.br/blogs/brunors/16 de setembro de 2013 às 4:12 pm #105874rmanParticipante@jgomez
Existem 2 opções de Oracle Database XE:
* Oracle Database Express Edition 11g Release 2 for Windows x32
* Oracle Database Express Edition 11g Release 2 for Linux x64Realmente pra Windows existe apenas a versão 32 bits, mas tem a versão Linux 64 bits.
Pelo que você relatou, estou supondo que atualmente você possui a aplicação da TOTVS na mesma máquina que o Oracle Database. O ideal é separar isso, na máquina da aplicação, utilize o sistema operacional solicitado pela TOTVS, e na máquina do banco você pode optar por Windows 32 bits ou Linutx 64 bits.
Como você está fazendo a importação? DataPump?
18 de setembro de 2013 às 5:23 pm #105883jgomezParticipanteBruno,
Obrigado pelos links.
rman,
No servidor eu tenho o BD e apenas a aplicação da Totvs para que eles possam fazer acesso remoto e dar suporte no sistema. Mas eu estou pensando em deixar apenas o BD no servidor e disponibilizar uma VM Windows 7 para eles fazer o acesso remoto e suporte.
No Linux parece que a Totvs só homologa a versão do Suse o qual eu não sou certificado e por isso vai ter que ser Windows mesmo. 😆 😆
Eu consegui uma ISO do 2003 32 bits e configurei o servidor novo para receber o 11g, restaurei o dump full do 10g e foi tudo bem
Ah, o dump aqui é gerado com o EXP, então só consegui restaurar com o IMP. mas pelo que eu vi ficou tudo certo 😛
Eu estou estudando Oracle para logo logo fazer uma certificação 8) 8) 8)
Abraços,
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.