Bom dia,
Estou precisando fazer uma migração de um esquema que esta em uma base Oracle Standart Edition One release 11.2.0.1 para o Oracle Express Edition Release 11.2.0.2 e estou enfrentando problemas quanto a conversão de caracteres como (ç,á,é,í,ú,ó …..), pelo que ja pesquisei isso se deve ao espaço ocupado pelo charset do XE(NLS_CHARACTERSET=AL32UTF8 e NLS_NCHAR_CHARACTERSET=AL16UTF16) precisar de mais espaços do que o charset do Standart Edition One que é (NLS_CHARACTERSET=WE8ISO8859P1 e NLS_NCHAR_CHARACTERSET =AL16UTF16).
Pesquisando na web encontrei alguns dbas alterando o charset do banco xe, mas alguns relatando que isso fazia algumas coisas pararem de funcionar como o acesso via web para gerenciar.
Encontrei outros alterando as definições das tables tipo alter table xyz modify campo (varchar2(xx CHAR)), eu efetuei um teste com esta alteração a principio funcionou, mas tenho receio que isso venha a trazer problemas no comportamento do banco quanto aos sqls nesses objetos e quanto ao armazenamento desses objetos.
Gostaria de saber se alguém já passou por esse tipo de problema?