Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 21 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 3 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 22 do total)
  • Autor
    Posts
  • #85086
    Avatar de winigmawinigma
    Participante

      Olá, sou iniciante em oracle, estou pensando em fazer o curso do IBTA, queria saber a opinião de vocês! como está o mercado para quem está iniciando, quais os requesitos para conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho? me perdoem se eu estiver postando errado!
      qualquer esclarecimento me será muito util

      #85089
      Avatar de MixelsjceMixelsjce
      Participante

        Bom,

        Posso estar enganado, mas acho que mercado pra DBA tem sim, o que não tem é o PROFISSIONAL capacitado para a vaga em questão. Seria melhor vc ter certificados (OCP, OCA)na mão, pq assiim(ja vi alguns exemplos) vc consegue um bom emprego.

        Eu tbm estudo no IBTA, não vejo BD lá e sim Analise e Desenv. Sistemas, mas estou adorando trabalhar com Banco de dados, principalmente agora que o conheci literalmente…hehehe (OCA até final do ano)

        Cara, minha opinião, mas o que temos a fazer é correr na frente(e nao atras) e estudar, obter conhecimento, prática e sucesso.

        []’s
        Michel

        #85090
        Avatar de CleitonHanzenCleitonHanzen
        Participante

          Opá…

          Talvez não seja a pessoa mais recomendada para te falar isso, pois estou em outra região (Blumenau-SC). Mas assim, existem vagas e vagas. O que vai determinar o sucesso de um profissional, não são somente seus dotes técnicos, principalmente no cargo de DBA. Vejo o cargo de DBA, como um cargo estratégico e não puramente técnico. Na região aonde trabalho, somos cobrados para termos esta atuação “mais estratégica”.
          Infelizmente, a parte estratégica e de planejamento adequado aos projetos, não se aprende em escola. Mas no ínicio ter domínio da tecnologia que está se propondo a trabalhar, é o fundamental. O resto somente o tempo vai trazer…. 😉

          Ahh, e lembre-se, certificação sem saber efetivamente o que está sendo feito e o por quê, somente “queimam o filme” do profissional, portanto antes de fazer certificação, trabalhe e adquira um mínimo de experiência.

          #85095
          Avatar de jspauloncijspaulonci
          Participante

            Bom dia, também tive muitas dúvidas quando comecei, e pra mim realmente não foi fácil, bom o que o pessoal disse acima é toda verdade, eu sugiro que vc procure dominar tecnicamente estudando , testando , simulando, tente montar pequenas simulações em casa ou se puder no trabalho. Sou OCA e OCP no 10g, acredito que experiência com certificação ajuda bastante, mas só a certificação infelizmente não garante.

            Um forte abraço, pegue firme nos estudos e não desista, é uma boa profissão.

            Abraços

            João Paulo Spaulonci

            #85096
            Avatar de David SiqueiraDavid Siqueira
            Participante

              Cara , o que todos postaram aqui são informações valiosissimas, todos são excelentes profissionais , cada um dentro das suas atribuições, mais na minha opinião você deveria sim fazer o curso, e em paralelo estudar em casa ler, adquirir conceitos, ver como as coisas funcionam, PERGUNTAR, é muito importante ter um Network nessa área de atuação, ninguem sabe tudo, nenhuma experiencia ou certificação lhe da know-how de tudo, cada ambiente tem sua particularidade, se você colocar 3 DBA’s num mesmo ambiente pra analisar o mesmo problema teremos 3 respostas diferentes, cada experiencia é unica e por isso é importante ter lugares como o GPO, você pode ver divergencias de opiniõs que no final das cotas convergem para o mesmo ponto a SOLUÇÃO do problema, mais não tem segredo cara, é estudar, ler ebooks, forum’s, fazer cursos, ralar e ralar, se você se dedicar mercado não faltará com certeza, até porque você já eta começando numa época bem melhor do que alguem como eu começou que usavamos 8i , com muito menos recursos do que hoje com o 10g e 11g, conselhor de amigo mesmo siga seu instinto , estude e seja um bom profissional, com humildade, comprometimento e focado em sua meta.
              Abração!!!
              David

              #85098
              Avatar de marcelomirandolamarcelomirandola
              Participante

                Com certeza um certificação pode abrir muitas portas, mas rale muiiito no trabalho, a prática é a melhor escola que existe. Resolver problemas práticos, que exigem responsabilidades e a certeza do acerto trás muita experiência e domínio do assunto.

                Marcelo.

                #85099
                Avatar de jspauloncijspaulonci
                Participante

                  Outra dica, vai entrando e forum e acompanhando os problemas , vai vendo as dicas dos outros profissionais.

                  #85109
                  Avatar de winigmawinigma
                  Participante

                    Bom, primeiro quero agradecer a todos bela boa vontade em responder, me esclareceu muito as “ideias”, assim, eu trabalho como desenvolvedor de sistemas web, aqui a gente usa só o mysql, gostaria de saber da parte de vocês se por exemplo, eu propor ao meu chefe para trabalharmos em um projeto, mesmo que simples, que utilize o a versão express do oracle, vamos dizer que dure uns 6 a 8 meses, isso é valido como experiencia?, eu tbm vejo muitas vagas para dba junior, mas todas pedem no minimo 1 a 2 anos de experiencia!, e mais uma coisa o oracle pode ser utilizado como banco de dados geografico?, vlw galera…

                    #85111
                    Avatar de Rodrigo AlmeidaRodrigo Almeida
                    Participante

                      A Oracle tem o Oracle Spatial, que por sinal é um dos melhores na categoria.

                      Sobre o Oracle XE ele tem limitações, se seu banco de dados se enquadra nas limitações do XE, porque não utilizar-lo! é gratuito.

                      QQ linguagem web cai bem com o XE, tu irá encontrar muitas funcionalidades e estabilidade no banco de dados, seria uma ótima experiência.

                      Abraços,
                      Rodrigo Almeida

                      #85114
                      Avatar de winigmawinigma
                      Participante

                        qual a diferença da versão Personal do banco Oracle para a versão XE?

                        #85117
                        Avatar de winigmawinigma
                        Participante

                          na pergunta anterior eu meio que me enrolei, eu quis perguntar o seguinte, tem como eu utilizar a versão full, com todos os componentes, so para teste e estudo claro, sem ter que pagar?

                          #85119
                          Avatar de vierivieri
                          Participante

                            Pode baixar a versão enterprise e estudar em casa a vontade!!

                            Se o site tem pouco acesso e pouca informações,
                            se não me engano as limitações são 1GB de SGA(system global area)
                            e 4GB de datafiles.

                            Utilize o XE no projeto, nada substitui a prática!!!!!!!!!
                            é uma limitação do cerébro humano, uma rede neural formada
                            por neurónios que foram ativados na prática são mais fortes e duram mais do que pelos estudos.

                            Se eu tiver que escolher entre um profissional com 1 ano de experiência e certificação e um profissional com 2 anos sem nenhuma certificação
                            , o com 2 anos com certeza está a frente técnicamente.
                            A certificação define quando à um emparelhamento(dúvida) entre os
                            canditatos.

                            bem esse é o resumo da minha opnião!!

                            []s

                            #85123
                            Avatar de winigmawinigma
                            Participante

                              a galera, quanto mais pergunto, mais duvidas surgem, para ser o dba oracle que desejo ser, tenho que saber bastante de linux tbm?, ou uma coisa não é nescessariamente ligada a outra?, amo o windows…

                              #85135
                              Avatar de vierivieri
                              Participante

                                Vc pode amar quem vc quiser, mas irá estudar linux sim !! 😛

                                #85211
                                Avatar de winigmawinigma
                                Participante

                                  qual a distribuição do linux é a mais indicada para mim começar a estudar, red hat, fedora?, versão profissa mesmo. tenho que ser tipo um certificado em linux?

                                Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 22 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                                plugins premium WordPress