- Este tópico contém 21 respostas, 12 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 5 meses atrás por Anônimo.
-
AutorPosts
-
5 de fevereiro de 2009 às 12:48 am #85086winigmaParticipante
Olá, sou iniciante em oracle, estou pensando em fazer o curso do IBTA, queria saber a opinião de vocês! como está o mercado para quem está iniciando, quais os requesitos para conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho? me perdoem se eu estiver postando errado!
qualquer esclarecimento me será muito util5 de fevereiro de 2009 às 2:14 am #85089MixelsjceParticipanteBom,
Posso estar enganado, mas acho que mercado pra DBA tem sim, o que não tem é o PROFISSIONAL capacitado para a vaga em questão. Seria melhor vc ter certificados (OCP, OCA)na mão, pq assiim(ja vi alguns exemplos) vc consegue um bom emprego.
Eu tbm estudo no IBTA, não vejo BD lá e sim Analise e Desenv. Sistemas, mas estou adorando trabalhar com Banco de dados, principalmente agora que o conheci literalmente…hehehe (OCA até final do ano)
Cara, minha opinião, mas o que temos a fazer é correr na frente(e nao atras) e estudar, obter conhecimento, prática e sucesso.
[]’s
Michel5 de fevereiro de 2009 às 4:38 am #85090CleitonHanzenParticipanteOpá…
Talvez não seja a pessoa mais recomendada para te falar isso, pois estou em outra região (Blumenau-SC). Mas assim, existem vagas e vagas. O que vai determinar o sucesso de um profissional, não são somente seus dotes técnicos, principalmente no cargo de DBA. Vejo o cargo de DBA, como um cargo estratégico e não puramente técnico. Na região aonde trabalho, somos cobrados para termos esta atuação “mais estratégica”.
Infelizmente, a parte estratégica e de planejamento adequado aos projetos, não se aprende em escola. Mas no ínicio ter domínio da tecnologia que está se propondo a trabalhar, é o fundamental. O resto somente o tempo vai trazer…. 😉Ahh, e lembre-se, certificação sem saber efetivamente o que está sendo feito e o por quê, somente “queimam o filme” do profissional, portanto antes de fazer certificação, trabalhe e adquira um mínimo de experiência.
5 de fevereiro de 2009 às 1:50 pm #85095jspaulonciParticipanteBom dia, também tive muitas dúvidas quando comecei, e pra mim realmente não foi fácil, bom o que o pessoal disse acima é toda verdade, eu sugiro que vc procure dominar tecnicamente estudando , testando , simulando, tente montar pequenas simulações em casa ou se puder no trabalho. Sou OCA e OCP no 10g, acredito que experiência com certificação ajuda bastante, mas só a certificação infelizmente não garante.
Um forte abraço, pegue firme nos estudos e não desista, é uma boa profissão.
Abraços
João Paulo Spaulonci
5 de fevereiro de 2009 às 2:15 pm #85096David SiqueiraParticipanteCara , o que todos postaram aqui são informações valiosissimas, todos são excelentes profissionais , cada um dentro das suas atribuições, mais na minha opinião você deveria sim fazer o curso, e em paralelo estudar em casa ler, adquirir conceitos, ver como as coisas funcionam, PERGUNTAR, é muito importante ter um Network nessa área de atuação, ninguem sabe tudo, nenhuma experiencia ou certificação lhe da know-how de tudo, cada ambiente tem sua particularidade, se você colocar 3 DBA’s num mesmo ambiente pra analisar o mesmo problema teremos 3 respostas diferentes, cada experiencia é unica e por isso é importante ter lugares como o GPO, você pode ver divergencias de opiniõs que no final das cotas convergem para o mesmo ponto a SOLUÇÃO do problema, mais não tem segredo cara, é estudar, ler ebooks, forum’s, fazer cursos, ralar e ralar, se você se dedicar mercado não faltará com certeza, até porque você já eta começando numa época bem melhor do que alguem como eu começou que usavamos 8i , com muito menos recursos do que hoje com o 10g e 11g, conselhor de amigo mesmo siga seu instinto , estude e seja um bom profissional, com humildade, comprometimento e focado em sua meta.
Abração!!!
David5 de fevereiro de 2009 às 2:31 pm #85098marcelomirandolaParticipanteCom certeza um certificação pode abrir muitas portas, mas rale muiiito no trabalho, a prática é a melhor escola que existe. Resolver problemas práticos, que exigem responsabilidades e a certeza do acerto trás muita experiência e domínio do assunto.
Marcelo.
5 de fevereiro de 2009 às 2:46 pm #85099jspaulonciParticipanteOutra dica, vai entrando e forum e acompanhando os problemas , vai vendo as dicas dos outros profissionais.
5 de fevereiro de 2009 às 7:02 pm #85109winigmaParticipanteBom, primeiro quero agradecer a todos bela boa vontade em responder, me esclareceu muito as “ideias”, assim, eu trabalho como desenvolvedor de sistemas web, aqui a gente usa só o mysql, gostaria de saber da parte de vocês se por exemplo, eu propor ao meu chefe para trabalharmos em um projeto, mesmo que simples, que utilize o a versão express do oracle, vamos dizer que dure uns 6 a 8 meses, isso é valido como experiencia?, eu tbm vejo muitas vagas para dba junior, mas todas pedem no minimo 1 a 2 anos de experiencia!, e mais uma coisa o oracle pode ser utilizado como banco de dados geografico?, vlw galera…
5 de fevereiro de 2009 às 7:15 pm #85111Rodrigo AlmeidaParticipanteA Oracle tem o Oracle Spatial, que por sinal é um dos melhores na categoria.
Sobre o Oracle XE ele tem limitações, se seu banco de dados se enquadra nas limitações do XE, porque não utilizar-lo! é gratuito.
QQ linguagem web cai bem com o XE, tu irá encontrar muitas funcionalidades e estabilidade no banco de dados, seria uma ótima experiência.
Abraços,
Rodrigo Almeida5 de fevereiro de 2009 às 7:32 pm #85114winigmaParticipantequal a diferença da versão Personal do banco Oracle para a versão XE?
5 de fevereiro de 2009 às 8:18 pm #85117winigmaParticipantena pergunta anterior eu meio que me enrolei, eu quis perguntar o seguinte, tem como eu utilizar a versão full, com todos os componentes, so para teste e estudo claro, sem ter que pagar?
5 de fevereiro de 2009 às 8:47 pm #85119vieriParticipantePode baixar a versão enterprise e estudar em casa a vontade!!
Se o site tem pouco acesso e pouca informações,
se não me engano as limitações são 1GB de SGA(system global area)
e 4GB de datafiles.Utilize o XE no projeto, nada substitui a prática!!!!!!!!!
é uma limitação do cerébro humano, uma rede neural formada
por neurónios que foram ativados na prática são mais fortes e duram mais do que pelos estudos.Se eu tiver que escolher entre um profissional com 1 ano de experiência e certificação e um profissional com 2 anos sem nenhuma certificação
, o com 2 anos com certeza está a frente técnicamente.
A certificação define quando à um emparelhamento(dúvida) entre os
canditatos.bem esse é o resumo da minha opnião!!
[]s
5 de fevereiro de 2009 às 9:10 pm #85123winigmaParticipantea galera, quanto mais pergunto, mais duvidas surgem, para ser o dba oracle que desejo ser, tenho que saber bastante de linux tbm?, ou uma coisa não é nescessariamente ligada a outra?, amo o windows…
5 de fevereiro de 2009 às 10:50 pm #85135vieriParticipanteVc pode amar quem vc quiser, mas irá estudar linux sim !! 😛
9 de fevereiro de 2009 às 11:05 pm #85211winigmaParticipantequal a distribuição do linux é a mais indicada para mim começar a estudar, red hat, fedora?, versão profissa mesmo. tenho que ser tipo um certificado em linux?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.