Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 5 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 6 meses atrás por sergiomso.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #146069
    sergiomso
    Participante

      Boa tarde amigos

      Estou com uma duvida. Tenho um banco de dados em produção em Oracle Rac. Este dois servidores possui cada nó 64 GB de memória.
      Meu zabbix está gerando alerta de estouro de memória e por isso precisaria adicionar 64 GB em cada servidor.

      Posso fazer isso em nó por vez?

      Baixo grid de um nó e espeto memória de 64 GB e subo e depois paro o segundo nó espeto 64 GB e subo?
      Ou sou obrigado abaixar os dois nós de uma vez e espetar 64 GB e subo todos os nós?

      Há alguma probabilidade caso adiciono 64 GB e danifique o clusters dos servidores ou não?
      Caso apresente conflito é só subtrair os pentes de memoria e volta a funcinar normalmente?

      Obrigado pela ajuda

      #146070
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ?? Espero que sim…. Então, se fosse DIMINUIR a qtdade de memória talvez até tivesse chance de vc não ter a RAM que Grid Infrastructure , o ASM ou o banco estão configurados pra encontrar/usar hoje e daí vc tivesse algum problema, mas como no seu caso vc vai AUMENTAR, não vejo chance de vc ter ‘problemas’ não….
        Só o que recomendo é : primeiro vc deve PARAR cada nó (e de preferência de modo graceful, ie, pare a instância Oracle, depois o ASM, depois o GI, tudo com os comandos certinhos e NÂO fazendo dedon-dedoff!!)… Depois que vc comprovou que o outro nó está OK e acessível para seus usuários aí sim vc desliga a máquina cujo nó vc parou, abre a máquina, adiciona o pente de memória… PORÉM, eu recomendo que NESSE MOMENTO vc Não dê boot na máquina pelo HD normalmente – seria o caso de bootar com algum CD/DVD/pendrive que te permita fazer um TESTE DE HARDWARE, normalmente o fabricante já te dá um CD/DVD desses junto com a máquina… Caso vc não tenha um desses, providencie um, há diversas opções de software que vc pode bootar pra fazer testes de hardware, atbto pra Windows quanto pra Linux….
        Feito isso aí sim, vc dá o boot normal pelo HD, que o Grid Infrastructure vai subir, e essa máquina vai ser depois de um tempinho reconhecida e vai fazer parte de novo do RAC… Isso ok, aí mesmo procedimento (ie, parar graciosamente, shutdown, CONFIRMAR que o outro nó está ok e acessível, abrir máquina, instalar novo pente, bootar com um dispositivo que tenta programa de teste de hardware, depois boot normal) no outro servidor….
        Só DEPOIS que que ambas as máquinas subiram OK e o SO recohneceu direitinho a RAM a mais, aí SIM vc pode alterar as configs de banco e/ou de ASM e/ou de GI para usarem essa RAM a mais….

        []s

        Chiappa

        OBS :

        1. óbvio, isso que eu disse é o procedimento NORMAL : cabe COMPLETAMENTE À VOCÊ se ASSEGURAR que teu hardware (principalmente BIOS e placa-mãe) RECONHECEM mais de 64 GB de RAM, tem alguns hardwares antigos que não reconhecem…
          Sistema Operacional hoje em dia a limitação é muito maior que isso (dependendo do SO o máximo de RAM reconhecido é alguma coisa de 512 GB ou mesmo pra alguns 1 TB) mas IGUALMENTE é por sua conta CONFIRMAR isso….
        2. claro, não conheço NADA do seu ambiente nem das suas apps nem como está toda a sua config, mas é bem ESTRANHO vc ter estouro de memória numa máquina com 64 GB – acho que valeria a pena um DBA experiente dar uma checada geral nas suas configs aí, tanto do banco Oracle quanto do ASM, do GI e do Sistema Operacional….
        #146076
        sergiomso
        Participante

          Chiappa

          Muito obrigado chiappa pelas considerações.

          Em vez de parar Instance/ASM/GRID, eu posso primeiramente em uma nó parar o banco primeiro e depois posso stopar nó usando crsctl stop crs ?  Dessa forma quando o grid estiver subido eu só abro o banco na mão. É possivel?

          Referente ao estouros de memória é que tenho outros ambientes nestas duas maquinas e estou com projeto de separa-las.

           

          Muito Obrigado

          #146082
          Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Blz ? Então, quando vc para o CRS vc está parando apenas a infra-estrutura – o que vai acontecer é que a instância vai ficar sem a infra que ela precisa e portanto ela VAI ABORTAR… Isso não deve em tese causar PROBLEMA ALGUM, pois no restart do servidor essa instância DEVE se recuperar de boa, mas EU não gosto disso e não recomendo fazer assim – eu prefiro SEMPRE nos meus ambientes fazer uma parada de nó GRACIOSA, nada de sair abortando, cfrme https://alllinuxdba.wordpress.com/2014/08/01/how-to-stop-one-node-in-a-two-node-oracle-rac-cluster/ mostra : parar a instância e SÓ DEPOIS parar a infra, NA ORDEM, quando com CERTEZA não há mais instância querendo usar a infra… okdoc ??

            []s

            Chiappa

            #146083
            Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
            Moderador

              Ah, só um detalhe : isso que eu falei é válido até o RAC 11g : vc não fala a sua versão MAS se for 12c ou acima aí vc já tem a opção crstl stop cluster -n nomedonode , que já faz todo o necessário, ok ?

              []s

              Chiappa

              #146182
              sergiomso
              Participante

                Muito Obrigado Chiappa pelas recomendações.

                 

                 

                 

              Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress