Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 8 meses atrás por Avatar photoRegis Araujo.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Avatar de Erik CastilhoErik Castilho
    Participante

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de saber se existem melhores práticas para configuração da SGA e PGA no Oracle, principais regras para fazer uma boa configuração do banco de acordo com os recursos de hardware que se tem disponível.

Grato!

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
      Participante

@Erik,

Não há uma receita de bolo que te diga exatamente o que fazer, mas existem recomendações que vc poderá seguir de acordo com os recursos de hardware que vc possui, qtde de usuarios e aplicações e versão do Oracle Database.

Se for Oracle 10G, por exemplo, a Oracle recomenda utilizar ASMM. Se for 11G talvez valha a pena utilizar AMM. Como valor inicial é dificil te dizer o qto vc deverá configurar p/ a SGA e p/ a PGA. Eu recomendo que vc avalie o qto vc tem de memória física disponível para o BD e configure de 70% a 80% dela para a SGA e o restante p/ a PGA. Depois execute o sql abaixo p/ ver se o advisor de memoria da propria Oracle lhe recomenda alguma alteracao:

select * from v$memory_target_advice order by memory_size;

[]s

Avatar de Erik CastilhoErik Castilho
        Participante

Fábio Prado,

Entendi, estou utilizando o 11gR2 em um servidor com 16gb, inicialmente configurei para utilizar AMM já que é o que a Oracle recomenda para esta versão. Antes estava tentando definir valores específicos para PGA e SGA e sempre quando ia iniciar o banco dava erro ORA-27102 e eu não estava conseguindo chegar em um valor exato, fiz várias alterações nos parâmetros de kernel e não deu certo, depois decidi deixar em AMM e agora vou monitorar para ver como que esta sendo a utilização da memória para o banco.

Att.

Participante

Senhores..!!

Bom dia!

Somente uma colocação, eu não gosto de usar 100% da memória disponível do servidor para o Oracle, pois não podemos esquecer que cada processo de background cada user process ocupa um pouco de memória no SO..

Então eu costumo usar cerca de 80% para o Oracle e 20% para os processos de SO… Evitando assim que por algum processo pesado comece a utilizar SWAP em demasia…

Abraços..!

Regis Araujo

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress