- Este tópico contém 15 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 10 meses atrás por hudsona.
-
AutorPosts
-
18 de março de 2010 às 6:14 pm #93223MauroLacerdaParticipante
Amigos,
Bom dia,Seria possivel termos mais de um Listerner no servidor? Como fica a configuração no cliente?
Desde já agradeço a todos,
18 de março de 2010 às 6:30 pm #93224hudsonaParticipanteFal Mauro,
Sim é possivel, use o Assitente de configuração de rede para criar outro listener, assim que criar automaticamente vai aparecer um novo serviço com o nome do listener que você criou.
(Isso falando de windows)e para subir o listener desejado é só especificar o nome de qual você quer subir no lsnrctl .
No cliente não muda nada, tirando o fato de que o listener precisa estar no ar, pra você acessar a determinada instância.
mas realmente é necessaria a criação de outro listener ???Abraços!!
18 de março de 2010 às 6:36 pm #93226Regis AraujoParticipanteOpa.. Dia a todos..!
Só complementando o que o Hudson disse.. Quando se cria um outro LISTENER tbm tem que utilizar uma outra porta de conexão para este listener..
Mas vc pode utilizar o mesmo Listener para N instâncias.. Eh mais facil de admininstrar..!!
Abraços..!
18 de março de 2010 às 6:41 pm #93227hudsonaParticipanteSim,
Obrigado pela complementação Regis, é realmente necessário alterar a porta.
E concordo com o Regis, um listener pra varias instância ajuda e muito a vida do dba.Abraços!
18 de março de 2010 às 8:56 pm #93228MauroLacerdaParticipanteVALEU Galera!
OBrigado18 de março de 2010 às 8:58 pm #93229PetersonParticipanteFiquei com a mesma dúvida do Hudson, qual a aplicação de mais de um listener???
18 de março de 2010 às 9:04 pm #93230Marcos BragaParticipanteOi Peterson,
Utilizo listener distinto para transferência do data guard. Com placa de rede específica também.
Não misturo o tráfego da rede (clientes) com o tráfego do standby.
[]s
Braga18 de março de 2010 às 9:16 pm #93231hudsonaParticipantebraga,
Você tem um link destinto também para o standby ??
Abraços!
18 de março de 2010 às 10:45 pm #93233Marcos BragaParticipante[quote=”hudsona”:1zm0viwe]braga,
Você tem um link destinto também para o standby ??
Abraços![/quote]
Desculpe Hudson, creio que não entendi. Um link destino??? pode explicar melhor?
O que entendi foi, se tenho um tipo de tns apontando para o standby. Sim, tenho um tns apontando para o standby, o mesmo fica aberto somente leitura e tenho algumas consultas de aplicativos direcionadas para ele, utilizando outra porta do listener e outra placa de rede.
Se entendi errado, por favor me perdoe.
[]s
Braga18 de março de 2010 às 11:19 pm #93235hudsonaParticipanteNão rs,
Perguntei se tinha um link diferente para o stand by, com outra rede ..
Eu já algumas soluções onde se tinham uma estrutura de rede totalmente diferente para o stand by.rsrsrsr
Abraços!!
18 de março de 2010 às 11:39 pm #93237Marcos BragaParticipanteDesculpaí Hudson,
O que fizemos foi adicionar uma placa de rede no banco de produção e outra no standby, com uma rede própria para os dois, com IPs distintos.
Com isso, criamos uma rede própria somente para o tráfego do standby. Com isso ganhamos maior autonomia quando há necessidade de efetuar alguma manutenção no banco e não queremos parar o standby, porque podemos desativar somente o listener dos usuários, deixando o listener do standby ativo.
[]s
Braga19 de março de 2010 às 12:03 am #93238hudsonaParticipanteEu tinha entendido …
È uma boa solução e justifica a criação de os dois listener ..
Abraços
19 de março de 2010 às 8:33 pm #93270Ricardo Portilho ProniParticipanteOutro motivo pelo qual é necessário utilizar dois listeners é utilizar dois ORACLE_HOME diferentes, por exemplo, no caso de duas versões rodando no mesmo servidor.
19 de março de 2010 às 8:37 pm #93272hudsonaParticipanteMas eu posso manter duas versões diferentes no mesmo servidor e ainda sim utilizar o mesmo listener certo ??
19 de março de 2010 às 8:43 pm #93273Ricardo Portilho ProniParticipantePode utilizar o Listener da versão mais nova para ouvir conexões de todos os ORACLE_HOME.
Por exemplo, fazer um listener 10.2.0.4 receber conexões para um Banco de Dados 9.2.0.8.Mas tem a desvantagem administrativa de quando você aplicar um Patch, ter que parar o acesso aos dois bancos.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.