Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 3 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108154
    Avatar de jgomezjgomez
    Participante

      Olá pessoal, tudo bem ?.

      Eu estou montando um ambiente de testes para migrar um Oracle XE 11g para 11g Standard e estou encontrando algumas dificuldades.

      Meu ambiente é uma VM Windows Server 2008 R2 com 8Gb de Ram e 4 núcleos de processamento.

      Instalei o Oracle, restaurei o Dump do XE nele, está rodando, porém com extrema lentidão, tanto para acessar o ERP como para modificar parâmetros via EM, uso o EM porque sou um ZERO a esquerda em Oracle rsss…

      Alguém tem alguma dica do que e onde devo procurar para descobrir o porque da extrema lentidão ?.

      Abraços!
      José Gomes.

      #108155
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Então : TUNING com Absoluta certeza não é algo fácil de fazer, que qualquer um (e especialmente alguém sem experiência) possa fazer sozinho – assim sendo, eu Recomendaria que vc contrate um DBA experiente para não apenas te ajudar no processo mas também transferir tecnologia, ie, ir te mostrando como se faz e porque ele está fazendo cada passo….
        O que eu posso te dizer como Adianto enquanto isso não ocorre é :

        a) essa instalação TEM que ocorrer numa VM ? É muito mais conveniente para tuning se vc puder disponibilizar uma máquina REAL pro ambiente, onde aí vc tem certeza que os processadores e núcleos REAIS estão 100% dedicados ao RDBMS Oracle – numa VM facilmente pode acontecer que os recursos reais (principalmente processadores e I/O) estão sendo Compartilhados por outros softwares na máquina real, engargalando a VM… E isso sem contar que NECESSARIAMENTE uma vm usa os cpus/hardware Virtualizados, não acessando o hardware real, portanto Algum Overhead é inevitável…

        b) SE tiver que usar MESMO virtualização, qual solução / software de virtualização vc está usando ? Vc TEM CERTEZA que o software de Virtualização está tunado/instalado e configurado otimamente ??? E esse Windows 2008 R2 que vc diz é o SO real, ou é o SO da máquina Virtual ? Qual é o SO real, se esse Windows for o que roda na máquina virtual ?? Se for Linux, algumas configs extras no kernelvão ser de lei…
        E o hardware real , qual é – quantos processadores, com qual arquitetura / wordsize (32 ou 64 bits) , com qual sub-sistema de I/O ? Quais placas de redes ? O servidor real está na Empresa mesmo, ou (pra complicar ainda mais) ele está num datacenter FORA, o que implica em tráfego de rede extra e eventual latência ??

        c) O que mais tem nessa máquina ? NÂO QUEIRA “aproveitar” uma máquina que já roda outros softwares pra também rodar o RDBMS, via de regra isso Não Dá certo…

        d) Em cima desse levantamento / das respostas anteriores, aí é que vc vai poder (com a ajuda de um DBA mais experiente, entendo) ajustar os parâmetros de banco para se adequarem ao novo hardware : em especial, teu Objetivo inicial vai ser dar uns 45% a 55 % da RAM livre pra memória do Oracle (assegurando-se que vai haver RAM extra o suficiente pras necessidades eventuais do Aplicativo e do SO), assegurar-se que os arquivos principais do RDBMS tão nos discos / volumes mais rápidos que vc tiver, coisas assim …

        e) uma vez essa config mais “grossa”, mais geral, foi feita, o próximo teste que vc (junto com um DBA, imagino) vai fazer é acessar o banco Localmente, acessar via Listener, acessar via listener a partir duma máquina-cliente, acessar a partir da máquina servidora da Aplicação, vai fazer o TRACE de uma sessão que faça um simples select from dual …. Dependendo de quais desses acessos for mais ou menos lento, vc vai pesquisar mais a parte de rede ou não…

        f) não é de modo algum impossível que vc tenha que instalar Patches/bugfixes nesse RDBMS – assegure-se que vc está ao menos no release 11.2.0.4.x , como um mínimo…

        []s

        Chiappa

        #108170
        Avatar de jgomezjgomez
        Participante

          jlchiappa,

          Desculpe a demora, estive viajando e só agora consegui retomar este assunto.

          Obrigado pela ajuda, vou fazer alguns testes.

          Abraços,

          #108185
          Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Blz… No seu caso específico, recomendo Também que vc :

            a) preste ESPECIAL atenção à questão de patches/bugfixes/atualização, em alguns clientes peguei uns bugs feios em versões não-atualizadas do 11g no Windows – no meu caso em relação à standby/logapply mas vai se saber se não tem nada em relação á performance geral….

            b) atenção também à questão de concorrência, ie, outras VMs estarem engargalando/ocupando o hardware real compartilhado que essa VM usa… DEPENDENDO da solução de VM, às vezes o Fabricante te dá algum software que monitora o uso do hardware real e/ou separa a carga do servidor real sendo exigida por cada VM

            c) sendo realmente Windows o SO dessa VM (vc não tinha explicado se esse “Windows 2008” é o SO da VM ou do servidor real), além dos nativos task manager/performance monitor ** PROVAVELMENTE ** vc vai precisar baixar/instalar softwares Extras para ajudar a mensurar consumo de hardware no servidor do Oracle : eu costumo usar o process Explorer e o pslist (ambos da suite SysInternals), mas outros existem

            d) e o mais importante : DE FORMA ALGUMA vc começa a testar performance de um novo ambiente/database simplesmente tascando lá dentro a sua aplicação, vc PRIMEIRO faz tuning “grosso”, dos principais parâmetros, depois faz uns testes com SQLs simples, com poucos dados, depois aí sim cria uma tabela maior e a testa com SQLs progressivalmente mais complexos, e sempre pelo sql*plus – com isso vc está testando a camada de Software da Oracle, fica Muitíssimo Mais fácil vc correr atrás de problemas já tendo Provado que há ou que não há issues no RDBMS em si…

            []s

            Chiappa

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress