Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 4 meses atrás por Avatar de Lucas Fernandes SilvaLucas Fernandes Silva.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Avatar de Marcelo Alonso NettoMarcelo Alonso Netto
    Participante

Olá!

Tenho a necessidade de instalar dois grid infrastructure 11gR2 num mesmo servidor Solaris, sendo cada um com seu database e seus diskgroups asm separados. Alguém já fez algo parecido? Alguém sabe se é viável utilizar essa arquitetura?

Obrigado

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
      Participante

ma.alonsonetto@gmail.com

Vc não precisa de 2 grids infrastructure (acho que nem dá para instalar 2 na mesma máquina). 1 só é capaz de gerenciar todos os serviços (inclusive databases) da mesma máquina!

[]s

Avatar de Marcelo Alonso NettoMarcelo Alonso Netto
        Participante

Obrigado Fábio!

O problema é que um dos bancos dessa máquina e seus respectivos datagroups e discos ASM migrarão para uma segunda máquina quando essa estiver ativa (por meio do Sun Cluster). Nesse caso, se eu tiver tudo sob um único Grid Infrastructure, o ASM não apontará erro quando seus discos migrarem??

Explicando melhor, eu tenho duas máquinas Solaris interligadas com Sun Cluster, cada uma com um Grid Infrastructure 11g e com um Database ativo (Single Instance independente). Cada estrutura (Grid + ASM + DB) fica ativa em uma das máquinas e quando uma delas cai, o Sun Cluster migra os discos da máquina que caiu para o segundo nó do Sun Cluster, no qual eu preciso subir o Database. É uma estrutura de cluster ativo x passivo x cruzado.

Hoje as duas estruturas funcionam corretamente em cada uma das máquinas, mas eu preciso replicá-las de modo que os dois databases possam funcionar em uma única máquina quando a outra apresentar problema.

Não sei se fui claro, é uma estrutura bem atípica, mas ela já funcionava no 10g e após migrarmos para o 11g eu não consigo mais que os dois grids trabalhem ativos e independentes na mesma máquina.

Marcelo Alonso.

Avatar de CleitonHanzenCleitonHanzen
          Participante

Opá…

Recomendo você a leitura desse note no metalink (eu não cheguei a testar, porém a teoria é bem interessante):

How To Setup ASM (11.2) On An Active/Passive Cluster (Non-RAC). [ID 1296124.1]

Confesso a você, que neste caso, eu utilizaria um “aproach” diferente: Eu utilizaria um Standby cruzado ao invés de “discos em ativo/passivo” e colocar o banco como sendo um recurso do cluster para o caso de stop/start e failover. Esse tipo de solução eu já vi funcionar perfeita com RHEL + RH cluster Suite… 🙂

Avatar de Lucas Fernandes SilvaLucas Fernandes Silva
            Participante

Eu sou a favor também da solução ativo/passivo utilizando RH Cluster Suite, onde você faria a migração dos dados para um ASM com um GRID instalado, configurando os serviços do cluster suite fazer a migração em caso de fail nos servidores.

Alguns links interessantes sobre o Cluster Suite (Documentação oficial da Red Hat):
              Guia de administração
              https://access.redhat.com/site/document … -en-US.pdf

[b]Overview
              [/b]https://access.redhat.com/site/documentation/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/5/pdf/Cluster_Suite_Overview/Red_Hat_Enterprise_Linux-5-Cluster_Suite_Overview-en-US.pdf

Exemplo de configuração
              https://access.redhat.com/site/document … -en-US.pdf

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress