Pular para o conteúdo
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    viniciusga
    Participante

Olá.

Alguem sabe me dizer a diferença entre insert all e insert first?

Se eu executo o seguinte comando tanto com all quanto com first, o resultado é o mesmo, porque?

insert first
      when employee_id < 150 then into tabela01 values (employee_id, salary, manager_id) else into tabela02 values (department_id, salary) select employee_id, salary, manager_id, department_id from employees [/i]

burga
      Participante

Basicamente porque você usa duas condições exclusivas, ou seja, só entra no ELSE se não entrar no IF.

A diferença dos dois é que o FIRST pára de verificar as condições após a primeira vez que retornar TRUE na condição, enquanto que o ALL verifica todas as condições…

Pra ficar mais simples, se fosse:

insert first
        when employee_id < 150 then
        into tabela01 values (employee_id, salary, manager_id)
        when employee_id < 250 then
        into tabela02 values (employee_id, salary, manager_id)
        else
        into tabela03 values (department_id, salary)
        select employee_id, salary, manager_id, department_id from employees

Você notaria a diferença, que com o ALL sempre que ele inserisse na tabela 1 tb iria inserir na 2, pois ambas as condições seriam satisfeitas, mas não necessariamente o contrario, e com o first sempre inseriria em somente uma das tabelas…

viniciusga
        Participante

Burga, muito obrigado pela resposta. Porém ainda não consegui entender na prática. O que eu havia entendido era exatamente o que você disse, quando retornar TRUE para uma condição ele iria parar de verificar as seguintes.

Porem eu rodei algo semelhante com o que você passou:

insert first
          when employee_id < 150 then
          into tabela01 values (employee_id, salary, manager_id)
          when employee_id < 200 then
          into tabela02 values (employee_id, salary, manager_id)
          else
          into tabela03 values (employee_id, salary, manager_id)
          select employee_id, salary, manager_id, department_id from employees;

Nesse caso o que eu imaginei que faria era que assim que ele verificasse a primeira condição ( < 150) ele iria encontrar registros. Encontrando seria TRUE, então iria inserir apenas na tabela01 e não iria nem verificar as seguintes.

Porem quando executo o que ocorre é que insere nas 3 tabelas. Tabela01 recebe os ID de 1 a 149, Tabela02 recebe os ID de 150 a 199, e Tabela03 recebe os ID de 200 pra frente…

Então não é igual ao INSERT ALL?

burga
          Participante

Não, a verificação ele faz por registro… Então, se você fizer com o ALL você vai ver que ele irá inserir de 1 a 149 na tabela 1 e de 1 a 199 na tabela 2, o que difere do FIRST.

Essas verificações ele faz para cada registro retornado do seu SELECT… Com o FIRST, se um registro já entrar na condição <150, ele pára e vai pro próximo registro, com o ALL ele continua no mesmo registro até verificar todas as condições, e se outra condição também bater, ele faz a inserção…

leandrolbs
            Participante

não conhecia essa opção..

Muito legal, já me quebrou um galho na hora que vi…

vlw pessoal

viniciusga
              Participante

Valeu Burga !!

Demorou mais entendi.

Muito obrigado!

burga
                Participante

As ordens Vinicius!!

Leandro, essa funcionalidade é muito útil mesmo, principalmente se você está programando um ETL…

E também cai questões sobre isso na 1z-047 😉

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                plugins premium WordPress