Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 2 meses atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Anônimo

Trabalho há bastante tempo com Oracle (desde a versão 7), mas sempre como desenvolvedor. Estou começando a me aventurar como DBA, mas já encontrei dificuldades.
      Estou instalando o aplicativo ORACLE 10 G em minha máquina e durante o processo de instalação foi tudo muito bem. Inclusive apliquei um patch recomendado. Através das ferramentas gráficas disponíveis no Oracle, consegui configurar até tablespaces.

No dia seguinte, quando fui retomar minhas atividades, tipo criar usuários, papeis e tabelas, nada funciona. Não consigo me logar no Oracle, O DataBase Control não consegue ativar listener, banco de dados, etc. Nem consigo entrar via SQL*Plus. Como essa já é a quarta tentativa, tenho certeza de que estou fazendo alguma coisa errada, mas o quê?

Aguardo algum auxílio, que por menor que seja, será muito bem vindo.

Grato
      Marcos

Marcio68Almeida
      Participante

Bom, você instalou no Linux ou Windows ?
        Quando você diz que não funciona, qual o erro que está ocorrendo ?
        O banco está iniciado ? Você olhou no alert.log se não tem algum problema ?
        O listener foi iniciado com sucesso ? Você olhou o listener.log ???
        Dê maiores informações.

Anônimo

Bom dia, Marcio. Respondendo…
          1- Instalei no Windows XP Pro com SP2;
          2- O erro que eu estou percebendo é que apesar de todos os serviços estarem ativos, quando entro pelo “Database Control”, todas as setas estão apontadas para baixo indicando que a Instancia do DB, Listener e Conexão do Agente com a Intancia não estão disponíveis. Qualquer tentativa de ativação pede usuario e senha, mas recusa qualquer usuario/senha que coloco apesar de que quando foi instalado tomei precauções de ter anotado corretamente esses parametros para eventuais necessidades. (Caso haja algo errado, é possível mudá-los?)
          3- No alert.log voce quer dizer os logs do event viewer? por ali somente informações e nenhum error ou alert.
          4- O log do listener não mostra erro (apesar de que se mostrasse provavelmente eu não saberia). Desde que foi iniciado, mostra linhas iguais a aessa: 07-NOV-2006 05:20:37 * (CONNECT_DATA=(CID=(PROGRAM=)(HOST=jdbc)(USER=))(SERVICE_NAME=XClinic)) * (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=192.168.1.60)(PORT=2533)) * establish * XClinic * 0

Obs. Tem um erro no sqlnet.log (não sei se tem algo a ver…) que aparece da seguinte forma:
          Fatal NI connect error 12514, connecting to:
          (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=noteasus)(PORT=1521))(CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=XClinic)(SERVER=DEDICATED)(CID=(PROGRAM=G:OracleMyOraDBjdkjrebinjava.exe)(HOST=NOTEASUS)(USER=Marcos))))

VERSION INFORMATION:
          TNS for 32-bit Windows: Version 10.2.0.2.0 – Production
          Windows NT TCP/IP NT Protocol Adapter for 32-bit Windows: Version 10.2.0.2.0 – Production
          Time: 06-NOV-2006 05:32:59
          Tracing not turned on.
          Tns error struct:
          ns main err code: 12564
          TNS-12564: TNS:connection refused
          ns secondary err code: 0
          nt main err code: 0
          nt secondary err code: 0

Agradeço qualquer tentativa de ajuda.
          Marcos[/b]

Marcio68Almeida
          Participante

Bom, vamos por partes, como diria Jack…
            1. Quando falei do alert.log me referia ao alert do banco, que normalmente fica na pasta BDUMP, lá você vai ver se o banco iniciou corretamente.
            2. Para alterar a senha do sys, você pode usar o comando orapwd a partir do servidor.
            3. Você pode usar o TNSPING para testar o banco.
            4. Você pode usar o LSNRCTL para verificar as condições do Listener.
            Aparentemente algum serviço não foi iniciado…

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress